Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pleno Ordinário

A Prefeitura da Cidade do Recife anunciou que amanhã, quinta-feira,30, foi confirmado como ponto facultativo por se tratar de feriado nacional - Corpus Christi. Sendo assim, o Pleno Ordinário programado para amanhã será transferido para data ainda a ser definida com a comissão executiva.

Eixos da Conferência

Já estão confirmados os eixos temáticos da 11ª Conferência Municipal de Saúde. Serão seis pontos principais de debate:
- Atenção Básica de Saúde
- Atenção à Média e Alta Complexidade
- Assistência Farmacêutica
- Vigilância em Saúde
- Gestão do SUS
- Controle Social/Participação Popular.

A 11ª Conferência Municipal de Saúde vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções da UFPE.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Orçamento e GT da Conferência

Foto: Marcela Viana
A comissão de orçamento se reuniu na tarde desta terça, 28, para discutir o repasse do orçamento dos conselhos distritais. Representantes dos conselhos de todos os distritos sanitários avaliaram como serão distribuídas as previsões orçamentárias e, decidido isso, cada distrito fará a discriminação de tais valores em uma planilha de prestação de contas.

Foto: Marcela Viana



No mesmo dia, na nova sede do conselho, na Rua dos Palmares, aconteceu a reunião do grupo de trabalho da conferência. O encontro foi para modificar as datas no calendário das micro distritais, além de definir o regimento da 11ª Conferência Municipal de Saúde, que irá acontecer em outubro. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pleno extraordinário discute atenção básica e CAPS

Foto: Marcela Viana
Aconteceu na tarde desta quinta, 23, a 173ª reunião extraordinária do conselho que teve como pauta central a atual situação da saúde. Além dos conselheiros - grupo formado por representantes dos segmentos usuário,  trabalhador e gestor/prestador, compareceram à assembleia inúmeros usuários do sistema público de saúde para cobrar ações de intervenção. Os grandes tópicos de discussão, foram a atenção básica e o centro de atenção psicossocial (Caps). Este último, alvo de inúmeras denúncias feitas, inclusive, pela comissão de fiscalização do conselho.

Foto: Marcela Viana
Participando da mesa mediadora estavam o coordenador do conselho - Wellington Carvalho; o secretário executivo do CMS - Edson Rosa, qua assumiu o cargo no dia 6 deste mês; e o secretário de saúde do Recife - Jailson Correia que, na sessão plenária, apresentou as propostas da atenção básica e o plano de consolidação da rede de cuidado psicossocial, que engloba transtornos mentais, álcool, crack e outras drogas.

Durante os momentos dedicados ao debate, o microfone foi aberto ao público que fez questão de  registrar suas impressões. Moradores da comunidade do Vietnã, aproveitaram o momento para denunciar que estão sem assistência no bairro. A Unidade de Saúde da Família (USF) que atendia a população não funciona há dois anos, deixando a área carente de atendimento médico especializado. A reclamação trouxe à tona a questão da demora da nomeação dos profissionais de saúde aprovados em concurso, para suprir a demanda das unidades de saúde.

Foto: Marcela Viana
Outro ponto levantado foi a necessidade de reavaliar o que é compreendido nos recursos humanos. Falta de infra-estrutura adequada para atendimento especializado, escassez de medicamentos, inclusive remédios controlados, além da  necessidade de capacitação dos profissionais das redes foram alguns dos tópicos que os conselheiros exigiram maior atenção, já que esta é a função do controle social, fiscalizar e cobrar providências ao poder público.

Finalizando a sessão plenária, após os debates, foi apresentado aos conselheiros o regulamento da 11ª Conferência Municipal de Saúde. A Leitura do documento foi feita pelo conselheiro representande do Distrito Sanitário IV, Adrião Albuquerque.



Da assessoria de comunicação do Conselho Municipal de Saúde do Recife
Jornalista responsável: Marcela Viana

quarta-feira, 22 de maio de 2013

GT da Conferência

Na tarde dessa terça-feira, 21, o GT da conferência se reuniu para, entre outras coisas, acertar os detalhes finais da Conferência. Na reunião, mediada pelo coordenador, Wellington Carvalho, foram confirmadas as datas e locais das micro conferências. Ao todo, serão 18 plenárias microrregionais, três por Distrito Sanitário, onde também serão eleitos os pré-delegados que irão concorrer, na etapa distrital, às vagas de delegados na Conferência Municipal.
Foto: Marcela Viana
Durante a reunião, também foi feita a escolha do representante que, no pleno extraordinário, lerá o regimento e regulamento da Conferência de Saúde. O escolhido foi o gestor Adrião Albuquerque, do distrito sanitário VI.
Também esteve presente a técnica de planejamento e orçamento da Secretaria de Saúde, Goretti Telles, que apresentou propostas de temáticas e classificação dos temas que serão debatidos na Conferência.

Trazendo o tema "O Recife na luta pela defesa do SUS através do controle social", a 11ª Conferência Municipal de Saúde vai acontecer nos dias 14,15 e 16 de outubro no Centro de Convenções da UFPE.


Da Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista responsável: Marcela Viana

terça-feira, 21 de maio de 2013

Conferência de Saúde

A 11ª Conferência Municipal de Saúde já tem a sua nova identidade visual. O tema deste ano é "O Recife na luta pela defesa do SUS através do controle social". 
O evento vai ocorrer nos dias 14,15 e 16 de outubro no, Centro de Convenções da UFPE.




segunda-feira, 20 de maio de 2013

Oficina de Comunicação

O Conselho Estadual de Saúde promoveu, nos 13 e 14 deste mês, no Oragem Praia Hotel, em Itamaracá, a I Oficina de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde.  Com o tema "Comunicar é Fortalecer o Controle Social", a oficina tinha como objetivo capacitar os 16 Conselhos Municipais de Saúde (CMS) participantes, ensinado-os como criar e monitorar as ferramentas de comunicação digital.


O coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro, explicou a necessidade da qualificação dos atores sociais da saúde e da existência de uma linha de diálogo entre os conselheiros,  enfatizando a importância de promover a comunicação e fortalecer o controle social.

A conselheira do CMS-Recife, Mariluce Amâncio da Silva, participou do evento e teve a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos. Ela contou que lá, aprendeu a usar as redes sociais e como elas podem trabalhar a favor dos trabalhos sociais.


Com informações do Conselho Estadual de Saúde