Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Convite para a 265ª Reunião Ordinária

O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) convida a todos para participar da 265ª Reunião Ordinária que acontecerá durante todo o dia de amanhã, quinta-feira (31), na sede do Conselho. Entre os temas que serão discutidos estão as apresentações da Política de Saúde Bucal, da saúde da população negra e da política do idoso, criança e adolescente, entre outros.

Compareçam aos eventos promovidos pelo Conselho. Assim, vocês podem participar das ações que são desenvolvidas pela comissões que o compõe. A reunião está marcada para às 9hs.

Serviço:
Data: 31/10/2013
Horário: 9hs
Local: Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro*

*Ponto de referência: ao lado do escritório de Advocacia MB Advogados



Distrito I conclui etapa Distrital da 11ª Conferência Municipal de Saúde

    No último sábado (26), o Distrito Sanitário I (DSI) realizou a sua etapa distrital que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Realizado no Colégio Municipal Reitor João Alfredo, bairro da Ilha do Leite, o evento foi uma prévia do que será discutido dentro da conferência que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. O momento era propício para os participantes (gestores, trabalhadores, usuários e observadores) colaborarem com a elaboração do documento base que será levado à conferência.
    Tendo seu início feito pela Academia da Cidade, que promoveu um momento de acolhimento e distração aos presentes, a mesa foi chamada e a plenária pode ouvir as palavras de boas vindas de cada integrante. Entre os presentes, estavam o Secretário de Saúde, Jailson Correia, representando o Conselho Municipal de Saúde, o conselheiro Manoel José, a Gerente do Distrito, Alessandra Araújo e a Coordenadora do Conselho Distrital, Suely Ferreira.
    “Esse é um momento simbólico para contribuir com um SUS que supere as expectativas”, disse Jailson Correia em sua fala inicial. “É importante [o momento] e é, a partir daqui, que surgem as propostas para discussão na Conferência”, finalizou. A gerente distrital, Alessandra Araújo, também falou da relevância do evento. “Esperamos que possam contribuir com propostas para o processo de composição da conferência e que, mais uma vez, nós possamos entender a importância do momento para a construção do SUS melhor”, ponderou.
"O momento é propício para discussão das políticas para o controle social",
disse Manoel José em sua fala à plenária
    Após as apresentações, a mesa foi desfeita e iniciou-se uma apresentação situacional do território. Em um breve apanhado, Alessandra falou um pouco do controle social, do funcionamento dos conselhos e dos conselheiros, além de expor a divisão territorial e estrutura populacional do DSI. Após esse momento, foi dado início os trabalhos dos grupos temáticos que incorporam a funcionalidade do evento.
    Divididos em cinco grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos) e Atenção de Média e Alta Complexidade; 3 – Vigilância à Saúde; 4 – Gestão do SUS; e 5 – Controle Social e Transparência Pública), cada participante pode dar suas contribuições para melhorar o documento base que norteará a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2014-2017).
Grupos discutem o documento base das políticas de saúde do município
    O evento teve seu encerramento com a plenária final, onde todos os grupos socializaram, de maneira geral, o resultado do seu debate – todos aprovaram as propostas nos seus respectivos grupos, sem haver a necessidade de levar ao grande pleno. Ao final, 07 Trabalhadores e 14 Usuários foram eleitos delegados.







sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saúde da População Negra é tema de encontro

Na manhã de hoje (sexta-feira, 25), aconteceu no auditório Capiba, no 15º andar da sede da Prefeitura do Recife, o IV Encontro de Saúde da População Negra e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira. Uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, o evento ofereceu palestras contendo temas como a promoção da igualdade racial, da política de atenção integral à saúde da população negra, um alerta para uma alimentação mais saudável e uma apresentação dobre a doença falciforme. 

O Conselheiro Municipal de saúde, Manoel José (no centro de camisa branca),
participou de evento que tratou da saúde da população negra
Na ocasião, o Conselheiro Municipal de Saúde, Manoel José, participou do evento, onde foi membro integrante da mesa e falou da importância de eventos que promovam a saúde da população negra. "Precisamos fortalecer essa política de saúde da população negra em todo o Recife. Palestrando em policlínicas, unidades de saúde, escolas, e em todo lugar onde as informações possam ser levadas para os usuários de saúde", ponderou.

Após as considerações finais, houve um momento de incentivo para as ações no dia 27 de outubro: Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.


Dia do Servidor será comemorado nesta segunda-feira

O Conselho Municipal de Saúde - Recife informa que nesta segunda-feira (28) é feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público. Por isso, não haverá expediente no CMS-Recife, bem como nas demais repartições públicas*. 

*salvo o funcionamento dos serviços essenciais das respectivas áreas de competências das instâncias.

Um pouco de História: A data foi instituída no ano de 1937, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que constituiu a comemoração desse profissional.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Reunião da Comissão Executiva Ampliada



    O CMS-Recife comunica que haverá na tarde de amanhã, quinta-feira (24), uma reunião ampliada da Comissão Executiva. O convite é para todos os Conselheiros Municipais de Saúde do Recife que desejam participar desse processo que vai debater e analisar o Plano Municipal de Saúde (PMS) no período de 2010-2013. O propósito dessa reunião é avaliar as conferências de saúde no tocante ao controle social realizadas naquele período.
    A reunião está marcada para às 14hs, na sede do Conselho.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DS III encerra suas plenárias Microrregionais

    Na tarde desde sábado (5), o Distrito Sanitário (DS) III encerou a sua primeira etapa que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Com locação na Escola Municipal Nadir Colaço, bairro da Macaxeira, e contando com a participação de 70 pessoas credenciadas, o DS realizou a plenária da Microrregião 3.3 que contempla os bairros de Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho e Pau Ferro.

    O evento teve sua abertura feita com a apresentação da mesa, que, entre os convidados, estavam a Conselheira Municipal, Rosicleide Barbosa, a Gerente Distrital, Fátima Silva, o Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo e a Conselheira Distrital, Rosângela Marinho.

    Falando um pouco do que é o controle social, Fátima mostrou como o DS está dividido, apresentou a estrutura de saúde dentro do território e falou um pouco sobre o Plano de Governo do Recife. Após esse primeiro contato com o público, a gerente levou a plenária ao debate onde os participantes puderam expor seus pontos de vista acerca da funcionalidade do sistema de saúde do município, mas enfatizando a micro em questão. Além disso, ocorreu também a eleição dos pré-delegados da micro, na qual 16 usuários disputaram as 12 vagas disponíveis. Enquanto que, oito trabalhadores, disputaram as 5 vagas oferecidas.


    Agora, o distrito espera pela sua fase distrital, que acontecerá dia 9 de novembro.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

'Curso de Conselho - Escola de Contas' tem data alterada

    
    Por definição do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), o Conselho Municipal de Saúde do Recife informa que o “Curso de Conselho – Escola de Contas” teve sua data alterada para os dias 12 e 13 de novembro. Os Conselheiros Municipais e Distritais que participarão do curso continuam inscritos e serão notificados acerca da alteração da data.

    O curso acontecerá das 8h às 17h e será ministrado por algum instrutor enviado pelo TCE-PE e acontecerá na sede do Conselho (rua doa Palmares, 253, Santo Amaro).



Pré-delegados do Distrito Sanitário V participam de plenária Distrital

     Ao som de trompetes, pratos e tambores. Foi assim que os participantes do Distrito Sanitário (DS) V foram recebidos na sua etapa Distrital ocorrida no último sábado (05). Realizada na Escola Estadual Amaury de Medeiros, no bairro de Afogados, o evento teve como objetivo reunir todos os pré-delegados eleitos nas etapas distritais para debater o documento base que servirá na construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para os próximos quatro anos.

    Após a acolhida calorosa da banda Marcial Amaury de Medeiros, os participantes foram convidados para a grande plenária onde tiveram mais um momento de acolhimento. O grupo de Capoeira Carangueijo-Tabaiares se apresentou ao público, mostrando todo o gingado dessa luta genuinamente brasileira. Logo em seguida, a Academia da Cidade propôs um momento de integração, fazendo todos os presentes movimentar seus corpos e distribuir sorrisos para todos os cantos.

    Com o término desse momento lúdico e descontraído, a mesa foi chamada para dar início aos trabalhos do encontro. Entre os presentes, estavam o Secretário de Saúde do Município, Dr. Jailson Correia, a Vice-Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Cláudia Martins, a Gerente Distrital, Lígia Ferreira, o Coordenador do Conselho Distrital, Oscar Correia e o Conselheiro Distrital, Roosevelt de Souza, representando o segmento trabalhador.

    Numa breve fala do que representa a saúde para a população, o Secretário disse que “ela [a saúde] é um direito e é dever do Estado. E temos que fazer isso olhando o controle social”. O papel dessa Conferência é tratar do Controle Social na condução de um sistema de saúde de maior qualidade e isso, sempre caminhando com a participação popular. “Estamos juntos para construção do SUS. Dando andamento nessa política que precisa de ajustes, mas que tem o anseio de dá certo. E isso feito de uma maneira coletiva”, lembrou a gerente distrital Lígia Ferreira, se referindo à confecção da Conferência.
Cláudia Martins fala da importância da construção do PMS (2014-2017)
    Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, a mesa foi desfeita e Lígia começou sua apresentação mostrando o histórico situacional do território e logo em seguida deu início aos trabalhos dos Grupos de debate, no qual os candidatos a Delegados deveriam avaliar, discutir e propor melhoras no documento base que será debatido na 11ª Conferência.

    Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos); 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), os participantes puderam fazer as suas considerações e melhorar o documento que será levado à Conferência para compor o PML (2014-2017).
    O evento teve seu fechamento com a plenária final, onde todos os grupos socializaram, de maneira geral, o resultado do seu debate, além de votar nas propostas que não foram aprovadas pelos 75% dos participantes de cada grupo. Ao final, 23 Trabalhadores e 46 Usuários foram eleitos Delegados.










quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Com Delegados eleitos por aclamação, Distrito IV encerra etapa Distrital da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Foto: Rebeca Gomes (DSIV)
Em plenária ocorrida no último sábado (28), o Distrito Sanitário (DS) IV encerrou a segunda etapa que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Realizada na Escola Estadual Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro, o evento foi resultado de três micro-plenárias que discutiram o andamento do sistema de saúde nas localidades que contemplam o distrito.
A abertura dos trabalhos deu-se com uma apresentação lúdica do pastoril da terceira idade, feito pelo grupo Alegria de Viver Bem da UR-7.  Após esse momento de apreciação, a mesa foi chamada e os integrantes falaram um pouco do que é Controle Social, a importância da 11ª Conferência, além de parabenizar aos pré-delegados pela participação na construção de um SUS melhor. Juntos, numa só contexto, estavam o Secretário de Saúde, Dr. Jailson Correia, o Coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Wellington Carvalho, a Gerente do Distrito, Maria do Carmo, o Coordenador do Conselho Distrital, Sr. Epifânio Valdevino, e a Conselheira Distrital, Niedja Assunção.
“O trabalho do controle social é um elemento fundamental na construção do SUS”, disse o Dr. Jailson Correia. O Secretário também falou que se deve “trabalhar para melhorar o sistema, sempre olhando pra frente” e que é muito importante “manter um canal aberto de comunicação com a população”. “Estamos juntos na construção de uma ótima conferência”, finalizou.
Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, a mesa foi desfeita e Maria do Carmo fez uma breve apresentação mostrando o histórico situacional do território e ressaltou que “só se pode construir um controle social com a fala do povo. Nada de pessoal, tem que discutir a saúde como um todo, ouvindo a população”. Logo em seguida deu início aos trabalhos dos Grupos de debate, no qual os candidatos a Delegados deveriam avaliar, discutir e propor melhoras no documento base que será debatido na 11ª Conferência.
Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Especializada; 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), os participantes puderam fazer as suas considerações e melhorar o documento que será levado à Conferência para compor o Plano Municipal de Saúde (PMS - 2014-2017).
    O evento culminou com a plenária final, onde 23 Trabalhadores e 43 Usuários foram aclamados Delegados.


Foto: Rebeca Gomes (DSIV)









terça-feira, 1 de outubro de 2013

Distrito III realiza mais uma Plenária Microrregional

Seguindo com o cronograma da 11ª Conferência Municipal de Saúde, o Distrito Sanitário III realizou mais uma plenária Microrregional. Atendendo aos bairros de Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição e Vasco da Gama, a micro 3.2 teve a participação de 96 moradores das localidades acima citadas.
Após a mensagem de boas-vidas, os participantes dessas comunidades puderam ouvir as explanações da Gerente do Distrito, Fátima Silva, que fez uma breve apresentação do território, sempre atentando para a microrregional 3.2. Além de expor a estruturação do distrito (como ele se divide, quantidade de unidades, etc), Fátima também apresentou as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde (2014-2017) e falou também do Plano de Governo da Secretaria de Saúde. Após essa apresentação, a plenária pode participar dividindo seus sentimentos acerca da funcionalidade do sistema nas unidades de saúde presentes na micro.
No final do evento, houve a eleição para os Pré-delegados, onde 11 candidatos ao segmento Usuário foram eleitos por aclamação, enquanto que, no segmento Trabalhador, 13 candidatos concorreram as seis vagas disponíveis. O próximo encontro do DS está marcado para o dia 5 de outubro, no bairro da Guabiraba.

Também participaram da mesa a Conselheira Municipal, Rosicleide Barbosa, o Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Herculano, e a Conselheira Distrital, Marlene Santiago.



Distrito Sanitário V encerra sua etapa de Microrregionais

Na tarde deste último sábado (28), o Distrito Sanitário V finalizou sua primeira etapa que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Ocorrida ao longo de três sábados seguidos, a fase das Plenárias Microrregionais tiveram um significativo número de moradores, mostrando que a participação popular é sempre bem-vinda na luta de um sistema de saúde de melhor qualidade.
Com um público de mais de 260 participantes, a micro 5.3 (Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó) teve seu início apresentando os componentes da mesa. Entre os convidados estavam a Gerente do Distrito, Lígia Ferreira, a Conselheira Municipal, Sônia Pinto, o Coordenador do Conselho Distrital, Oscar Correia, e Julie Machado, representando a Academia da Cidade.
Em uma breve apresentação, Lígia Ferreira mostrou um diagnóstico situacional do território, mas atentando para a micro onde estava sendo realizada a plenária. Após esse momento, o público pode participar elencando seus problemas, queixas, pedidos e levantando proposições para melhorar a rede na área.


Ao final, houve a eleição para os pré-delegados que irão para a Distrital que ocorrerá no dia 5 de outubro. Foram eleitos, por aclamação, 12 Trabalhadores e 25 Usuários.