Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pleno Extraordinário aconteceu nesta quinta-feira

    Em plenária ocorrida na tarde de ontem (quinta, 21), o colegiado do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) e visitantes puderam participar da 179º Reunião Extraordinária que tratou de assuntos como o programa Mãe Coruja, leitura do parecer da comissão de orçamento da aprovação da LOA-PPA, informes sobre o Programa Mais Médicos e a campanha de vacinação contra o sarampo, além de apresentar o novo modelo de circulação e atendimento do CMS-Recife.

    Os trabalhos foram iniciados pela mesa coordenadora, onde, Wellington Carvalho, coordenador do CMS-Recife, fez a leitura da pauta e ouviu pedidos de inclusão. Logo em seguida, houve o informe do Secretário Executivo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Fernando Gusmão, que apresentou os números do Programa Mais Médicos no Recife. Segundo Fernando, num primeiro momento, nove (09) médicos estrangeiros começaram a atuar em território recifense no mês de setembro e que um segundo grupo (com 21 médicos) já começaram a atuar desde o início desse mês de novembro.

    Em seguida, foi a vez da gerente do programa Mãe Coruja, Mirtes Araújo, falar um pouco do programa, apresentar qual a finalidade e de onde surgiu a necessidade de se ter um espaço voltado para o cuidar da gestante e do filho. “[o programa] vai potencializar a política de saúde voltada para a mulher já desenvolvida pela gestão. Vai monitorar e acompanhar essa estratégia em atenção integral à mulher gestante e seu filho, passando desde a gestação, até os cinco primeiros anos da criança”, falou Mirtes. O Programa Mãe Coruja será implantado, inicialmente, em 10 bairros do Recife que foram selecionados com base em critérios epidemiológicos e de vulnerabilidade social. “Este ano, já estamos com um espaço na Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria. Os demais bairros selecionados terão os espaços a partir de janeiro do ano que vem”, finalizou Mirtes.
A gerente Mirtes Araújo falou da importância do programa Mãe Coruja
    Depois das leituras do parecer da comissão de orçamento e da apresentação da nova forma de garantia de Funcionamento das comissões do conselho, foi a vez do secretário executivo do CMS-Recife, Edson Rosa, apresentar o novo modelo de circulação e atendimento do CMS-Recife. Em meio a leitura, foram pedidos destaques em alguns pontos e o debate ficou garantido para o próximo pleno. *visto que não haveria tempo hábil para terminar no pleno de ontem (quinta, 21).
Edson Rosa apresentando o novo modelo de funcionamento do CMS-Recife
    Em um informe feito pela coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização) da RPA III, Vânia Gonçalves, todo o Estado de Pernambuco está em uma campanha de vacinação contra o sarampo. A vacinação é para crianças de seis (06) meses até menores de 5 anos. É fundamental divulgar essa campanha para que mais e mais crianças sejam vacinadas. A campanha vai até o dia 6 de dezembro, tendo no dia 30 de novembro o dia D* da vacinação (*nesse dia D, a Secretaria de Saúde estará com 205 postos de vacinação, sendo 165 fixos e 36 volantes e as vacinações vão das 8h às 17h).

    Por fim, houveram eleições para vacâncias em comissões e escolhas dos conselheiros que representarão o CMS-Recife em eventos fora do Estado.





terça-feira, 19 de novembro de 2013

Convite para a 179ª Reunião Extraordinária


    O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), convida a todos para participar da 179ª Reunião Extraordinária que acontecerá nesta quinta-feira, 21, na sede do Conselho. Entre os temas em pauta, estão a apresentação da política da Mãe Coruja, do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e as escolhas de representações em eventos que o CMS-Recife participará.

    É de fundamental importância a presença dos conselheiros, gestores, trabalhadores e usuários em geral, para um maior entendimento sobre as questões do SUS e do Controle Social.

Serviço:
Data: 21/11/2013
Horário: 14hs às 17hs
Local: Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conselheiros participam de curso do Tribunal de Contas


    Conselheiros Municipais, Distritais e do Conselho Municipal da Mulher do Recife, participaram, nos dias 12 e 13 deste mês, do curso de conselhos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Ministrado pela instrutora, Márcia Leal, e com carga horária de 18hs, o curso teve como propósito apresentar as noções básicas de administração e finanças do setor público, contemplando assim o 'módulo 1' do curso..

    No evento, realizado na sede do CMS-Recife, a instrutora Márcia Leal desmembrou dos três poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), além de falar um pouco do TCE-PE e apresentar os princípios do orçamento público e da administração pública.

   
    
    Segundo Márcia Leal, o curso foi bastante proveitoso pois "houve um grande interesse dos participantes nas questões abordadas, trazendo exemplos ou questionamentos acerca dos temas que foram discutidos". Essa troca de informação é muito válida na construção da funcionalidade dos conselhos.

    "Para mim, houve um enriquecimento. Embora eu já tenha uma base pelo acompanhamento e vivência dentro do conselho, o curso foi muito válido pois trouxe várias informações que só contribuem para o aprendizado", falou Roosevelt Souza, conselheiro distrital do Distrito Sanitário V.

    Assuntos como a Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) foram desmistificados e os conselheiros puderam tirar suas dúvidas acerca desses temas. Márcia também falou sobre controle social, composições dos conselhos e o papel de cada um no desenrolar das atividades fiscalizadoras.




quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Distrito Sanitário III finaliza a etapa distrital para a 11ª Conferência Municipal de Saúde

    No último sábado (9), o Distrito Sanitário (DS) III realizou a etapa distrital que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de dezembro ainda este ano. O evento aconteceu no Colégio Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela.
Plenária em um momento de descontração
    Tendo seu acolhimento feito pela Academia da Cidade do Sítio da Trindade, os participantes puderam relaxar, se exercitando e movimentando o corpo para dar boas vindas ao dia que estava apenas começando. Logo depois, a mesa foi composta pela Vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), Cláudia Martins, pela Secretária Executiva de Coordenação Geral, Kamila Matos (representando o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia), pela Gerente do DS III, Fátima Silva, e pelo Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo.

    Em sua fala, Kamila Matos parabenizou a todos os presentes pelo esforço e dedicação em participar do evento. Também falou a respeito dos novos equipamentos de saúde que serão oferecidos à população. “Estamos trabalhando na realização dos compromissos assumidos por nós”, falou. A Vice-coordenadora do CMS-Recife, Cláudia Martins, também disse estar bastante contente com a grande participação da população no evento. “Vocês estarem aqui, significa que ainda existe gente que quer construir uma saúde melhor para todos nós”, ponderou.
Cláudia Martins falando da importância da presença de todos no evento

    Após a mesa ser desfeita, a gerente do DS III, Fátima Silva, apresentou algumas ações e principais realizações feitas na área de saúde dentro do distrito, como o início da construção da Upinha Dia Dom Helder, a reforma estrutural na Policlínica e Maternidade Barros Lima e comentou sobre as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2014-2017, além de fazer um apanhando situacional do território.

    Em seguida, os participantes foram encaminhados para os grupos temáticos para dar continuidade aos debates referentes ao documento base que norteará a construção do PMS dentro da 11ª Conferência. Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos); 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), cada grupo poderia sugerir, alterar, incorporar ou excluir as propostas que já estavam previamente contidas no documento.
Grupos de Trabalho discutem proposta para o PMS (2014-2017)
    O evento culminou com a plenária final, onde as propostas não aprovadas por 75% dos integrantes de cada grupo foram levadas para o grande pleno, que votaram pela manutenção ou supressão das propostas destacadas. Ao final, 16 trabalhadores e 22 usuários foram aclamados delegados distritais.




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Comissão de Fiscalização do CMS-Recife discute mudanças na planta da Upinha Dia das UR4-UR5 juntamente com representantes do DS VI



    Há alguns dias atrás, a Comissão de Fiscalização, coordenado pela conselheira Vera Lúcia, juntamente com a vice-coordenadora do CMS-Recife, Cláudia Martins, alguns conselheiros municipais e representantes do Distrito Sanitário (DS) VI, entre eles, a gerente do distrito, Jacileide Cândida, se reuniram para debater uma alteração na planta de construção da Upinha Dia das UR4-UR5. Com a presença de um engenheiro e de uma arquiteta, as representações do DS visualizaram a melhor opção para os usuários do sistema.

    O pedido de adequação do projeto foi pautado no argumento de que o modelo atual não comportava toda a equipe. Sendo assim, foi solicitada uma mudança estrutural com a construção de mais dois novos consultórios, que, na visão do DS, contemplaria todo o grupo.



    É um fato inédito ter essa discussão nas dependências do Conselho, o que abre as portas para outras atividades mais participativas. Como resultado, a proposta foi aceita e as mudanças na planta original já foram feitas. Agora é esperar o término da Upinha Dia* para usufruir dos benefícios que ela trará.



*A Upinha Dia das UR4-UR5 é apenas umas das 22 que a rede de saúde vai ganhar. As unidades funcionarão das 8h às 17h e cada Upinha Dia comportará três equipes de saúde da família (um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem), e seis agentes comunitários de saúde. Haverá também três equipes de saúde bucal, formadas por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

GT da Conferência começa a elaborar programação do evento



    O Grupo de Trabalho (GT) da 11ª Conferência Municipal de Saúde do Recife está nos últimos preparativos na confecção do evento. Faltando apenas a Distrital do Distrito Sanitário III (que ocorrerá amanhã (09), na Escola Dom Bosco, em Casa Amarela), a conferência está muito mais perto do que se imagina.

    Por isso, o GT começou a elaborar, na última terça-feira (05), uma programação que contemple todas as discussões e o tema da conferência. E, em decorrência disso, foi solicitado aos membros do GT (conselheiros e representantes distritais), que trouxessem sugestões de convidados para participarem da mesa nos dias do evento. 
    Agora, o GT de reúne na próxima segunda-feira (11), às 14hs, na sede do Conselho, para dar continuidade a esse ponto de debate.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CMS-Recife realiza pleno ampliado

    Durante todo o dia de ontem, quinta-feira 31, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) promoveu a 265ª Reunião Ordinária (RO). Com a presença de conselheiros, representantes de entidades e representantes dos Distritos Sanitários, a reunião debateu assuntos pertinentes à saúde pública, controle social, além de conteúdos de esfera institucional.

    Com os trabalhos iniciados pelo Coordenador Geral do CMS-Recife, Wellington Carvalho, a abertura da reunião se deu com a apresentação da Política do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), apresentado pela coordenadora da política, Fabiana Bello, onde mostrou o funcionamento do Nasf, como atuam e previsões referentes ao próximo ano (plano de ações). Logo em seguida, foi a vez da coordenadora geral do Programa Saúde na Escola (PSE), Domitila Almeida, apresentar o conceito e a finalidade do PSE que é "contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde".

Domitila Almeida em apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE)
    Após uma pausa para o almoço, os trabalhos retornaram às 14h30 com a apresentação da Política Saúde Bucal, feita pela coordenadora Ana Beatriz Vasconcelos, onde fez um esboço de custos, equipes e funcionalidade da saúde bucal. E também, houveram as apresentações das Políticas da Saúde da População Negra e da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, apresentadas por Sony Santos e Paulo Dias, respectivamente.


Sony Santos ressaltando a importância de uma saúde da População Negra mais efetiva,
mostrando as diretrizes gerais da política de saúde
Paulo Dias apresentou missão da Política de Saúde da Criança e do Adolescente
    Por fim, o pleno discutiu quais conselheiros irão representar o CMS nos eventos ao qual foi convidado, além de levantar propostas para outro Pleno ampliado nesse mês de novembro.