Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comitê de Mortalidade Materna realiza encontro na sede do Conselho

    Durante a manhã de ontem, terça-feira, 25, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) foi palco para o encontro do Comitê Municipal de Estudo da Mortalidade Materna do Recife (CMEMM-Recife). Realizada às 9hs, a reunião teve como intuito mostrar os conceitos básicos da vigilância da mortalidade materna e mostrar o resultado das discussões dos óbitos feitas pelo grupo técnico do comitê.

    Formado pela secretaria executiva, coordenação e pelo grupo técnico, o comitê possui seus representantes dentro desses três pilares que o compõem. Conheça alguns dos seus integrantes: a secretaria de saúde, o CMS-Recife, Movimentos da Mulher, a Diretoria Epidemiológica, médicos, enfermeiros e representantes dos Distritos Sanitários.

    Ao longo do encontro, alguns dos presentes fizeram relatos que expressaram questionamentos referentes ao papel daqueles que estão a frente dessa temática, como: para quem recorrer e como lidar com essas situações de óbito materno. Segundo apresentação feita pela enfermeira obstetra e ex-gerente da Atenção a Saúde da Mulher no município, Anvete Leal, tudo isso pode ser evitado com o cuidado em conversar com a mulher para poder entender o que ela sente e ajudá-la a buscar um acompanhamento durante toda a gravidez. 

    "É uma cadeia de erros que desencadeia no óbito", falou. "Se existe um percentual de 98% de casos evitáveis, porque ainda há óbito entre essas mulheres? Tem que observar isso", questionou Anvete. "É fazer pressão, de forma coletiva, para ter um controle social mais efetivo", finalizou.

    Estimular a instalação das comissões locais de Mortalidade Materna, reunir dados levantados em nível local promovendo uma avaliação contínua da situação da mortalidade materna e de seus fatores determinantes, e incentivar as autoridades competentes a atuar sobre o problema através das medidas necessárias, são alguns dos fatores que o comitê se propõe a resolver.
Dona Gilda falando sobre sua vivência no CMEMM 
    Numa pequena fala sobre a realização do encontro, a conselheira e representante do CMS-Recife no Comitê, Gilda Guimaraes, disse que o evento "foi importante porque chamou os distritos sanitários para sensibilizá-los a terem um olhar mais carinhoso às gestantes, no qual, essa sensibilização vem desde o primeiro mês de gravidez até um ano e 48 dias após o parto".



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CIST-Recife realiza mais uma reunião

    Na manhã desta terça-feira, 25, a Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST) se reuniu na sede deste conselho para dar continuidade ao seu calendário de atividades programadas para este ano. Em pauta, foram discutidos três pontos.
    No primeiro momento, foi socializado o repasse do planejamento da comissão para dar continuidade as atividades da comissão. Logo em seguida, houve a discussão da elaboração do regimento da CIST para o processo eleitoral que acontecerá logo após a eleição do novo colegiado do CMS-Recife. E por fim, foram discutidas demandas internas, como indicações das entidades e formação das comissões da CIST-Recife.
    A próxima reunião está marcada para o dia 11 de março.


269ª RO será realizada amanhã

    O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) convida a todos para participarem da 269ª Reunião Ordinária que acontecerá durante todo o dia de amanhã, quarta-feira (26), na sede do Conselho. Entre os temas que serão discutidos, estão a apresentação do CVA (Centro de Vigilância Ambiental), da SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais), do Consultório na Rua, e da nova estruturação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), conforme portaria do Ministério de Saúde. Além de tratar de vacâncias das comissões e da apresentação do regimento eleitoral para o próximo colegiado dos conselhos de saúde (Municipal e Distrital) para o biênio 2014-2016.

    Compareçam aos eventos promovidos pelo Conselho. Assim, vocês podem participar das ações que são desenvolvidas pelas comissões que o compõe. A reunião está marcada para às 9hs.

Serviço:
Data: 26/02/14
Horário: 9hs às 16hs
Local: rua doa Palmares, 253, Santo Amaro


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CMS-Recife realiza sua 180ª Reunião Extraordinária

Na tarde de ontem, quinta-feira, 20, o colegiado deste conselho se reuniu para realização de sua 180ª Reunião Extraordinária (RE). Prevista para acontecer às 14hs, a RE serviu para pontuar questões administrativas e resolver demandas internas, tais como: eleição de vacâncias de comissões e deliberação para o próximo pleno ordinário ser o dia todo.
Era esperada a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jailson Correia, mas, que, por motivo de agenda, não pode comparecer. A presença do secretário serviria para dar explicações acerca das pendências que a SESAU tem com o conselho e, mesmo tendo enviado representantes para dar as respostas cabíveis, o pleno optou por marcar outra reunião extraordinária para tal discussão com a presença de Jailson. A data ainda será escolhida.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Reunião Extraordinária acontece neste quinta-feira, 20


    O CMS-Recife comunica aos Conselheiros Municipal de Saúde do Recife, que a reunião extraordinária de número 180 acontecerá nesta próxima quinta-feira, às 14hs, na sede deste colegiado. A reunião tratará basicamente de demandas internas. Não faltem, façam fazer seu dever de propagador do controle social.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comissão elabora o regimento eleitoral

A Comissão que vai acompanhar o processo eleitoral do próximo colegiado dos Conselhos de Saúde Municipal, Distrital e do CVA (Centro de Vigilância Ambiental), se reuniu pela primeira vez na última quinta-feira, 06, na sede do CMS-Recife. Formada por sete conselheiros, a comissão  debateu assuntos como: o novo regimento (no que diz respeito ao processo eleitoral), além de fazer uma análise dos últimos processos eleitorais realizados na casa.
    Em seu segundo encontro, realizado na tarde de ontem (terça-feira, 11), a comissão deu início a construção do regimento eleitoral e marcou para o dia 19 a finalização desse processo. A assessoria jurídica da Secretaria de Saúde (SESAU), representada pela Luciana Caúla, participou da reunião dando um suporte jurídico ao grupo e ficará até a finalização do documento.
    A comissão espera entregar o regimento eleitoral já na próxima Reunião Ordinária do CMS-Recife, que acontecerá no dia 26 deste mês.


A Comissão Eleitoral* é composta pelos conselheiros:

Gilda Guimarães
Ana Elizabeth
Graça Maria
Gabriela Lima
Wellington Carvalho
Paulo Roberto


*há uma vacância para um conselheiro

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Conselheiros participam de evento em Porto Alegre

    Durante os dias 21 e 26 de janeiro, as cidades de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul, foram palco da edição 2014 do Fórum Social Temático. Com o tema “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”, o fórum propôs um espaço de debates, articulação, propositura e luta, denunciando a exploração e discriminação na defesa de um mundo melhor. Nesse intuito, os conselheiros municipais, Wellington Carvalho, Gilda Guimarães, Sônia Pinto e Vera Lúcia, representaram o Conselho e puderam participar de debates, palestras, oficinas, seminários e apresentações artísticas que compuseram toda a estrutura do evento.

    Fazendo uso de poucas palavras, o coordenador do CMS-Recife, Wellington Carvalho, ressaltou a importância do fórum. "Foi um momento importante de debate, mas precisa ser mais consolidado na sua temática", disse. "Porém, mostrou que o conselho está em consonância com as pautas nacionais no que diz respeito a discussões de programas como o Mais Médicos e uma melhor qualidade na saúde", finalizou.

    A conselheira Gilda Guimarães ressaltou que o encontrou "foi muito proveitoso e que apontou novas diretrizes para e educação trazendo uma perspectiva melhor o Brasil" e ainda elogiou o alto nível dos palestrantes. Já a conselheira Vera Lúcia, em sua fala, disse que, "embora boa parte do fórum tenha debatido a educação no país, houve também um panorama no que se refere a questão do programa Mais Médicos e das políticas sociais". "Agora é fazer a sociedade entender e o governo investir e trazer mais médicos, pois está dando resultado", finalizou.