Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Comunicado Importante

    O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) informa aos conselheiros, conselheiras e toda sociedade civil que a Reunião Ordinária de número 274, que seria realizada amanhã, quinta-feira (31), será transferida. A medida foi tomada devido à greve dos rodoviários no Grande Recife e em virtude do grande número de justificativas de ausência do colegiado. Sendo assim, a referida reunião acontecerá na próxima quinta-feira, 07 de Agosto, às 14h, na sede do CMS-Recife, sem prejuízos ao cronograma institucional.

    A Secretaria Executiva do CMS-Recife entrará em contato com todos os membros do colegiado de todos os segmentos para comunicar a mudança da data.


Comissões Permanentes

    Diante desses acontecimentos, ficam remarcadas todas as reuniões das Comissões Permanentes do CMS-Recife para a próxima semana*, visto que, membros das comissões utilizam o referido meio de transporte.

*Caso a greve acabe antes do previsto, voltaremos com a agenda semanal normal.  

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Comissão executiva se reúne para debater as eleições do Conselho do CVA

    Na manhã desta quinta-feira, 24, a comissão executiva se reuniu extraordinariamente para discutir as eleições do conselho do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). Contando com a participação do gerente do CVA, Jurandir Almeida, e das conselheiras Rosicleide Barbosa e Edileusa Maria, representantes do CMS nesse processo eleitoral, a reunião debateu a necessidade de chamar as eleições para criação do novo colegiado do CVA, visto que, o centro se encontra sem conselho desde dezembro do ano passado.
    Diante disso, a comissão executiva aconselhou que fossem escolhidos três representantes do antigo colegiado do CVA e três representantes do Conselho Distrital de Saúde II, que, juntamente com as representantes do CMS-Recife, possam formar a comissão eleitoral e, assim, dar início ao processo.
    O coordenador do Conselho, Oscar Correia, falou que o CMS-Recife disponibiliza a estrutura do conselho para contribuir na elaboração do Regimento Eleitoral do CVA. "A comissão executiva será um ponto de apoio para a comissão eleitoral do CVA. Fizemos o convite a Jurandir de realizar as reuniões e construir todo o processo eleitoral aqui na sede do Conselho. Isso facilitaria.", informou Oscar.
    Espera-se que no próximo pleno do Conselho (quinta-feira, 31) sejam apresentados os referidos nomes para, posteriormente, serem publicados em Diário Oficial.


Comissão de Articulação retoma o projeto Fórum Aberto de Saúde nas Comunidades

    Durante a tarde de ontem, quarta-feira, 23, a Comissão de Articulação realizou uma reunião com a presença de conselheiros dos Distritos Sanitários para apresentação do projeto Fórum Aberto de Saúde nas Comunidades*. A coordenadora da Comissão, Janaína Brandão, fez a apresentação do projeto e explicou como ele será estruturado, onde a proposta é aproximar comunidades e Conselho para que, juntos, discutam melhorias para o SUS. Segundo Janaína, um dos objetivos é "escutar os usuários sobre suas necessidades perante distrito e, com o envolvimento da população e a troca de experiência, o conselho terá conhecimento do que cada área necessita".
    A previsão é que os fóruns aconteçam uma vez por mês em cada distrito, mas os locais e datas ainda não foram definidas


*O projeto Fórum Aberto de Saúde nas Comunidades foi elaborado por um Grupo de Trabalho composto por conselheiros municipais do colegiado anterior, mas a sua aplicabilidade será retomada com a efetiva participação da Comissão de Articulação do atual colegiado. Foram feitas algumas adaptações e o "novo" projeto segue para aprovação em pleno.

GT Municipal de Educação Popular em Saúde traça planos para seminários

    Aconteceu nesta última quarta-feira, 23, na sede do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) Municipal de Educação Popular em Saúde, instituído pela Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - SEGTES. Com o objetivo de debater a elaboração de seminários para discutir a Política de Educação Popular em Saúde do município, a reunião pautou na criação de critérios e de um cronograma para realização dos seminários já a partir de setembro. Ao todo serão sete seminários, seis Distritais e um Municipal. 
    Iniciada às 9h, a reunião contou com a presença da vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, que falou da importância desses seminários. "Eles [os seminários] contribuem significativamente para subsidiar a gestão no desenvolvimento e tomadas de decisões na Política de Saúde", enfatizou.
    Segundo Gustavo Dantas, coordenador do GT, as etapas Distritais é um fortalecimento da Política de Educação Popular em Saúde. "Serão encontros com pauta, mesa redonda e que servirão para deliberar os participantes que irão compor a etapa Municipal", disse. "É um aquecimento para o municipal", finalizou.
    Além do CMS-Recife, estavam presentes representantes dos Distritos Sanitários, do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), da GAB (Gerência de Atenção Básica), do ANEPS (Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde), do NAP (Núcleo de Práticas Integrativas) e residentes em saúde pública.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

CIST-Recife debate sobre Regimento Interno

    A Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador - CIST-Recife, se reuniu na última terça-feira (08), para dar continuidade as demandas referentes à saúde do trabalhador e trabalhadora. Sob a coordenação da conselheira Heloneida Romão, a comissão iniciou a discussão para alteração do Regimento Interno da CIST com base na Resolução 493 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Além desse ponto, foi dado o repasse das etapas de macrorregional e estadual da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT), que ocorreram nas cidades de Moreno e Gravatá, respectivamente.
    Agora, a CIST-Recife se reuni extraordinariamente no próximo dia 14, na sede do CMS-Recife, para discutir o recorte do Plano Municipal de Saúde no que se refere a saúde do trabalhador junto com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST - Recife. 



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Conselheiros e Conselheiras participam de etapa Estadual da 4ª CESTT

    Durante os dias 30 e junho e 02 de julho, os conselheiros Oscar Correia, Heloneida Romão, Maria Izabel, Keila Tavares, José Ribeiro, Vasti Soares e  Lucelena Cândido, se uniram aos mais de 200 delegados eleitos nas etapas de macrorregional para participar da etapa estadual da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT) que foi realizada na cidade de Gravatá/PE. Com o tema central "Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado", os delegados debateram temas como "O impacto do desenvolvimento econômico na saúde do trabalhador", "Política de saúde do trabalhador" e, é claro, "controle social".
    Durante o segundo dia de encontro (01/julho), os participantes foram divididos em grupos de trabalho, seis no total, onde puderam analisar, debater e votar nas propostas oriundas das etapas de macrorregional. Posterior a esse momento, já no terceiro e último dia, houve a plenária final onde foi dada a consolidação das propostas para o Nacional, além da escolha dos delegados* que representarão Pernambuco na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador que acontecerá em Brasília no mês de novembro. Lembrando que essa foi a última conferência estadual da saúde do trabalhador.
    Para a conselheira Vasti Soares a realização desta conferência foi importante porque serviu para se inteirar da Política da Saúde do Trabalhador e observar como ela está sendo desenvolvida e aplicada. "Já se fez muito para implementação da política, mas ainda há o que fazer e essa conferência foi muito boa para o conhecimento e mostrar como, de fato, funciona a saúde do trabalhador", ponderou. "Ela também mostrou a realidade de outros municípios, debatendo até as zonas rurais", completou. 

*Por meio de votação, a conselheira Maria Izabel foi escolhida para representar a cidade do Recife como suplente na etapa Nacional. 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Colegiado se reúne na 273ª Reunião Ordinária do CMS-Recife

   Na tarde desta quinta-feira, 03, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) realizou a sua 273ª Reunião Ordinária. Sob o comando do coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, juntamente com a vice-coordenadora, Janaína Brandão e a coordenadora da comissão executiva, Heloneida Romão, a reunião debateu a Assistência Laboratorial.  
    Após a leitura de pauta e apresentação dos presentes, o coordenador solicitou a presença da Secretária Executiva de Regulação em Saúde, Fernanda Casado, para iniciar a apresentação do balanço da assistência laboratorial. 
Fernanda Casado trouxe o balanço da Assistência Laboratorial
    Com o objetivo de discutir e apresentar os últimos dados sobre a produção da rede, Fernanda mostrou o quantitativo de cotas mensais de exames em cada Distrito Sanitário, além de trazer os relatórios de produção de exames de patologia clínica da rede própria e conveniada, no período de janeiro a abril deste ano.
    Logo em seguida, a Gerente geral do Laboratório Municipal (LM) Julião, Sandra Brito, apresentou ao Pleno como é o funcionamento do LM e esclareceu sobre a distribuição de cotas e apresentar os números de exames realizados no primeiro quadrimestre de 2014.
A gerente geral do Laboratório Municipal (LM) Julião, Sandra Brito,
apresentando o funcionamento do LM
    Após as explanações, o debate foi aberto e os conselheiros fizeram seus questionamentos relatando que existe uma demanda reprimida e foi solicitado a listagem dos exames que são feitos pela rede municipal e pela rede conveniada. A gerência do LM ficou de enviar as informações complementares solicitadas pelos conselheiros.
    Dando continuidade a pauta, a conselheira Heloneida Romão, fez a leitura do Parecer do 3º Relatório Quadrimestral 2013, onde foi aprovado pelo pleno. A conselheira e membro da comissão de Fiscalização, Rivânia Rodrigues, leu o relatório da visita ao PSF Chico Mendes na RPA 05, onde foi relatado, pelos usuários, alguns descontentamentos como a marcação de exames e a distribuição de medicamentos pela farmácia do posto. Em resposta, a representante do Apoio ao Território, Julie Machado, acolheu todas as demandas e se prontificou de, juntamente com a Gerente do Distrito, Lígia Ferreira, solucionar os problemas apontados pela comissão. A fiscalização do CMS-Recife, acompanhará todo o processo de adequação do PSF Chico Mendes.
Rivânia Rodrigues apresentando o relatório da Comissão de Fiscalização
    Por fim, houve a provação da ATAS 269 (RO) e 181 (RE), os informes gerais e repasses de comissões.











quarta-feira, 2 de julho de 2014

Comissão de Articulação discute integração com os CDS

    A Comissão de Articulação se reuniu na manhã desta quarta-feira, 02, para dar continuidade as ações que programadas para esse ano. Coordenada pela conselheira e vice coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, a comissão debateu a necessidade de se fazer presente nas reuniões e atividades dos Conselhos Distritais de Saúde para uma troca de informações e, dentro dessa perspectiva, criar um elo com o Municipal.
    Além desse ponto, também foi debatido a importância de fazer um novo cronograma para colocar em prática o projeto "Fórum Aberto de Saúde nas Comunidades", que consiste em aproximar as comunidades dos conselhos de saúde para que, juntos, discutam as necessidades do SUS. 


terça-feira, 1 de julho de 2014

CMS-Recife convoca a todos para sua 273ª Reunião Ordinária

    O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) convida a todos para participarem da 273ª Reunião Ordinária que acontecerá durante a tarde desta quinta-feira, 03, na sede do Conselho. Entre os temas que serão discutidos, estão as apresentações do balanço da Assistência Laboratorial na Rede SUS Recife, do Parecer do 3º Relatório quadrimestral 2013, além das apresentações do relatórios de representações do CMS-Recife, vacâncias de comissões e demandas internas. 
    É de fundamental importância a presença de todos os conselheiros para discussão e aprimoramento do controle social dentro do sistema de saúde. Por isso, compareçam. A reunião está marcada para às 14hs.

Serviço:
Data: 03/07/14
Horário: 14hs
Local: Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro