Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

PAS 2021 é aprovada pelo CMS-Recife

    
    O Parecer elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) da Programação Anual de Saúde (PAS) 2021 foi aprovado pelo colegiado do CMS-Recife durante a realização da 344ª Reunião Ordinária (RO) ocorrido na manhã desta quinta-feira, 17. O referido documento foi uma elaboração conjunta feita pelos membros do GT que, em seis encontros, discutiram sobre todas as Políticas de Saúde, onde puderam fazer recomendações para as ações programadas para o ano que vem.

   Atenção Básica; Consultório na Rua; Saúde Mental; Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Pessoa Idosa; População LGBT; População Negra; Programa de Práticas Integrativas; Programa Academia da Cidade; DST/AIDS; Programa Nacional de Imunização; Saúde da Mulher; Programa Mãe Coruja; entre outras políticas, passaram pelo debate qualificado com o intuito de deixar a PAS 2021 mais robusta e contemplando o maior número de ações possíveis.

   A leitura do Parecer ficou a cargo da conselheira e gerente de Planejamento e Informações Estratégicas da Sesau, Juliana Ribeiro. A Programação Anual de Saúde é um instrumento de gestão, e apresenta o conjunto de ações, metas e indicadores que operacionalizam o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021.

   Ainda na reunião, o colegiado aprovou uma Moção de Repúdio contra o “Novo Modelo de Atenção em Saúde Mental” que está sendo proposto pelo Ministério da Saúde onde se apresenta como um retrocesso à antigas práticas de cuidado como os manicômios e ampliação de internações em detrimento de dispositivos de cuidados em liberdade, desconhecendo, inclusive, o que foi construído pela Reforma Psiquiátrica no que se refere ao respeito dos(as) usuários(as) e contribuição de vários campos da saúde mental. 

   Este foi o sexto pleno online e o último do colegiado em 2020, visto que a partir da segunda-feira, 21, o CMS-Recife entrará em recesso total tendo suas atividades retomadas no dia 04 de Janeiro de 2021. As datas do recesso também foram aprovadas durante a 344ª RO. Sendo assim, confirma abaixo como fica o calendário do CMS-Recife para este final de ano:

- 17 de Dezembro de 2020: Realização da última Plenária Ordinária;

- 18 de Dezembro de 2020Encerramento de todas as atividades do CMS-Recife;

19 de Dezembro de 2020 a 03 de Janeiro de 2021O CMS-Recife estará fechado para qualquer atividade;

04 de Janeiro de 2021Retorno das atividades da Secretaria-Executiva do CMS-Recife para demandas espontâneas e recebimento de inscrições para vagas específicas no Processo Eleitoral do Conselho.

    Por fim, o colegiado aprovou a ATAs  215ª RE, 216ª RE, 342ª RO e 343ª RO.

2 comentários:

  1. É um prazer poder fazer parte deste colegiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IGNORÂNCIA É UM GRANDE DESAFIO DE SAÚDE HUMANA

      Eu sou Jason, um cidadão suíço. Seu maior inimigo pode ser o medo, a incerteza, os erros que outros cometeram no passado ou até mesmo histórias contadas por outras pessoas que nunca fizeram um esforço real para buscar uma saúde melhor. Aos 39 anos, meus sonhos quase foram destruídos, pois eu vivia com HIV há 6 anos devido a um relacionamento de um mês com um ex-amante do ensino médio. Tudo graças ao Dr. WHITE de quem me curei e minha luz foi reacendida. Fiquei arrasada, parei de sonhar, a esperança foi perdida, mas minha decisão de experimentar um remédio de ervas depois de pesquisar online me trouxe de volta à vida. Então, quando seu médico lhe diz que não há cura para infecções virais, você está dizendo a si mesmo para o inferno. Hoje fiz uma série de testes confirmatórios de HIV e tudo provou que estou curada e minha pele renovada. Proteja-se do HIV, Herpes, HPV, Hepatite e muito mais entrando em contato com o Dr White no Whatsapp 00234-9091-844595. Seus medicamentos não têm efeitos colaterais, podem ser enviados para você, sem cobranças ocultas e são tomados por algumas semanas para recuperação total. Eu postei isso em muitos fóruns e um monte de gente e me ligou para dizer obrigado. Juntos podemos salvar nossos entes queridos uma vez e parar os medicamentos antirretrovirais com tantos efeitos colaterais.
      Livro de rosto: Jason Gilbert

      Excluir