Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

Clima de despedida marca 347ª Reunião Ordinária

 


Emoção. Este foi o sentimento que marcou a realização da 347ª Reunião Ordinária (RO) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife. Última reunião do colegiado biênio 2018-2020, a reunião foi um momento de despedida, mas também de reconhecimento. Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nesses últimos dois anos, reconhecimento pelos desafios superados, reconhecimento por todas as adversidades travadas, sobretudo nesse último ano, onde o CMS-Recife teve que se reinventar para continuar fortalecendo o Controle Social na capital Pernambucana durante a pandemia do novo coronavírus.

Tendo como pauta a socialização do resultado final das Eleições do CMS-Recife para o próximo colegiado do Conselho, a 347ª RO iniciou com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-conselheiro nacional de saúde, Alexandre Magno, vítima da Covid-19 no último dia 24/03. Alexandre era psicólogo, professor, militante dos movimentos de saúde e um grande ativista das lutas de combate à discriminação pela causa LGBT+. Ainda prestando homenagem, a Reunião Ordinária ficará eternizada com o seu nome: '347ª Reunião Ordinária do CMS-Recife - Alexandre Magno'. "Nossa solidariedade ao camarada Alexandre Magno, de inúmeras batalhas pelo bem-querer do povo, pela luta por justiça, pela defesa do SUS, pela sua própria luta. Honrou quem representou, deixou história, fez parte da história, nossa gratidão", se emocionou o conselheiro José Felipe.

Alexandre Magno, presente!


Seguindo com o tema proposto, os(as) conselheiros(as) acompanharam as explanações do coordenador da Comissão Eleitoral que conduziu o Processo que elegeu as 41 entidades que irão compor o colegiado biênio 2021-2023. "Finalizamos um processo que estava instituído desde 2019 com a criação da Comissão Eleitoral e estamos muito felizes com o resultado. Foi tudo muito tranquilo, rápido, sem sérios problemas e com um índice de aceitação muito alto", disse Euclides.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as eleições desse do biênio 2021-2023 aconteceram de forma online. Uma novidade para o colegiado e para os Conselhos de Saúde, as eleições ocorreram em quatro (04) dias para melhorar e deixar o processo mais organizado e transparente. "A eleição foi muito bem feita, a equipe técnica surpreendeu e a comissão eleitoral estava bem alinhada", disse o conselheiro Magdiel Matias.

Para a conselheira Janaína Brandão, o Conselho está de parabéns. "O Conselho sempre está a frente e que, com esse momento de pandemia, teve que se reinventar, e prova disso foi o processo eleitoral", disse. Segundo a conselheira, em comparação com outros 13 conselhos de saúde de capitais do país, o CMS conseguiu ser pioneiro e realizou suas eleições com maestria. "Tenho certeza que Recife é precursor na construção desse momento ímpar de se readaptar a nova realidade e conseguir realizar um processo tão tranquilo como este. Até agora só ouço falas de parabéns", conclui.

Por fim, o colegiado aprovou a elaboração de um documento que orientará como os Conselhos Distritais de Saúde (CDS) e os Conselhos de Unidade devem proceder com suas respectivas eleições.

Um comentário:

  1. Não sei por onde começar porque estou sobrecarregado. Nunca pensei que seria curada do vírus HIV e das verrugas genitais. Essas doenças afetaram minha vida de muitas maneiras e eu perdi tudo, inclusive meu parceiro e meu emprego, no caminho de encontrar soluções para essas doenças. Desejo compartilhar com quem vive o vírus HIV e verrugas genitais (HPV), e quem sofre de várias doenças, que não desista, porque nunca soube que um dia ficaria curado e bem. Minha fé voltou depois de ler aqueles que curaram o Dr. O.Water com seus medicamentos fitoterápicos. Entrei rapidamente em contato com esse grande médico em drwaterhivcurecentre@gmail.com. Ele me deu esperança de que ficaria totalmente curado após o tratamento, então fiz tudo o que ele pediu e ele me mandou seus medicamentos fitoterápicos com as instruções de como usá-los. Para minha surpresa, na terceira semana, notei grandes mudanças no meu sistema corporal e as verrugas desapareceram totalmente, embora eu ainda não acreditasse até ser confirmado que o HIV e as verrugas genitais eram absolutamente negativas. Por favor, se você está vivendo com alguma doença, é meu conselho que escreva para o Dr. O.Water pedindo seus remédios. Ele é realmente um homem maravilhoso e enviado por Deus, ele é gentil e muito direto. Seu e-mail é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM. Seu Whatsapp é +2349050205019

    ResponderExcluir