Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2021

Eleições do CMS-Recife acontecerão entre os dias 16 e 19 de Março

 

A Comissão Eleitoral que conduz o Processo de escolha do próximo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife biênio 2021-2023 divulga as novas datas para realização do pleito. “As eleições acontecerão em quatro dias, contemplando os segmentos separadamente, e de forma online”, conta o coordenador da Comissão Eleitoral, Euclides Monteiro. Agora, as eleições serão nos dias 16, 17, 18 e 19 de março. “Estamos enviando ofícios para as entidades habilitadas para que elas possam se programar, informando sobre o processo e divulgando essas novas datas”, explica.

Após um período conturbado em decorrência da pandemia da Covid-19, as eleições do CMS-Recife foram suspensas em março de 2020. Porém, após a conclusão de todas as etapas de retomadas das atividades em todos os serviços e setores da sociedade, a Comissão Eleitoral também tratou o retorno das eleições como prioridade para o Conselho. “Inicialmente, tínhamos criado um protocolo, em parceria com a Vigilância Sanitária do Recife, para realizar a eleição presencialmente. Mas, o plenário do Conselho achou melhor realizar de forma online”, conta Sônia Pinto, vice-coordenadora do CMS-Recife e membro da Comissão. A aprovação das datas, horários e o formato das eleições ocorreu durante a 346ª Reunião Ordinária do CMS-Recife realizada em 25 de fevereiro.

A grande novidade será que as eleições ocorrerão online através da plataforma GoogleMeet. Todas as entidades habilitadas serão notificadas sobre as mudanças e terão a oportunidade de fazer a substituição de seus delegados(as). “Entendemos que o processo ficou parado por um período grande de tempo por causa da pandemia, então, estamos dando a oportunidade para que essas entidades repensem seus representantes e façam a troca [caso desejem]”, conta Euclides.

Em reunião realizada na tarde de ontem, quinta-feira, 04, a Comissão aproveitou para debater sobre como será a nova metodologia que será adotada para essas eleições, bem como ajustar artigos no Regimento Eleitoral e definir qual mecanismo será adotado para contabilizar os votos.


Confira o dia de cada eleição:

Dia 16 de Março: Segmento Usuário Entidades Gerais

Dia 17 de Março: Segmento Usuário Por RPA

Dia 18 de Março: Segmento Trabalhador

Dia 19 de Março: Segmento Prestador de Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário