Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2021

CMS-Recife elege nova coordenação

 

"[Meu propósito será] O fortalecimento da representatividade coletiva e individual, estimulando a participação nos espaços de conselhos de saúde no nosso município, através da Educação Permanente e Articulação comunitária como base". Foi com esse discurso que o conselheiro Oscar Correia, do segmento Usuário, representante da entidade Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, foi eleito coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2021-2023.

"Na minha projeção, tudo que for ampliar o conhecimento e melhorar nossa capacidade enquanto colegiado, devemos seguir juntos para fazer o melhor", continuou Oscar, num discurso empoderador e de esperança para os diversos desafios que o colegiado enfrentará nesses dois anos de mandato.

Essa não é a primeira vez que o conselheiro assume a coordenação do CMS. No biênio 2014-2016, Oscar já havia sido eleito para ficar a frente do Conselho. "Mais uma vez estou concorrendo a vaga de coordenador dessa casa, que só me honra e me enche de orgulho pela sua luta e pela sua história, pois o CMS-Recife é um dos conselhos municipais mais atuante e estruturado do Brasil", enaltece o conselheiro, agora coordenador.

Conforme orienta do Regimento Interno do CMS-Recife, a coordenação desse colegiado obedece o sistema de rodízio entre os segmentos para assim, garantir a representatividade dos Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores na coordenação do Conselho.

Para comandar o CMS junto com Oscar, a conselheira Janaína Brandão, segmento Gestor, representante da Secretaria de Saúde do Recife, foi aclamada para o cargo de vice-coordenadora. "Coloco-me a disposição não só como vice-coordenadora, mas também como trabalhadora, no sentido de facilitar as demandas do CMS junto a secretaria de saúde", ressalta.

Janaína conta quais são as expectativas para essa nova coordenação. "O novo colegiado será submetido a novos modelos e processos de trabalho, precisando se reinventar a todo instante. O colegiado será desafiado o tempo todo. E nessa caminhada democrática e coletiva, me coloco com participe daqueles que resistem e defendem o direito a saúde, como defesa da vida", conta.

Apoiar o fortalecimento dos espaços de conselho; Participar e contribuir com os processos de construção coletiva que são planejados e deliberados pelo colegiado; Apoiar e facilitar o diálogo entre o colegiado e SESAU, nas demandas que são prioridades do colegiado; Apoiar e facilitar a parceria na construção de um plano educação permanente para os espaços de conselho, com intuito de fortalecer e qualificar a participação social nos conselhos de saúde da cidade do Recife, também figuram alguns pontos observados pela vice-coordenadora para o exercício desse novo colegiado.

A conselheira Elzanira da Silva, que também concorria a vaga de coordenadora, deixou uma mensagem de apoio ao novo coordenador. "Espero que ele seja transparente e que realmente traga o Controle Social para dentro das comunidades e que consiga fazer um trabalho excelente enquanto representante dos usuários", disse. "É preciso estar junto para que as reivindicações cheguem na ponta", conclui.

Agora, devidamente eleitos, a nova coordenação terá alguns desafios pela frente, como discutir, junto ao colegiado, novas formas de trabalho para executar as ações do Conselho para esse ano, a exemplo da realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife e das eleições dos Conselhos Distritais de Saúde.

Um comentário:

  1. Eu estou feliz em participar desse colegiado e sei que vou aprender muito com os companheiros de luta

    ResponderExcluir