Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Colegiado toma posse para biênio 2021-2023

 


Aconteceu na última quinta-feira (15), a cerimônia de posse dos conselheiros e conselheiras municipais de saúde do Recife para o biênio 2021-2023. O evento, que aconteceu de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, contou com a participação de conselheiros(as), convidados(as) e representações dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), de sindicatos e da sociedade.

A solenidade, que foi realizada durante a 220ª Reunião Extraordinária do CMS, foi um evento simbólico e de boas-vindas a todos(as) os(as) novos(as) conselheiros(as) que terão a missão de continuar com o fortalecimento do Controle Social na capital pernambucana.

Respeitando todos os protocolos de segurança quando a propagação da Covid-19, a coordenação do CMS-Recife, Cristiano Nascimento e Sônia Pinto, coordenador e vice-coordenadora, respectivamente, se uniram a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para recepcionar o novo colegiado na sede do Conselho, onde foi montada a mesa de autoridades para prestigiar esse momento tão importante para o Controle Social.

Numa fala emocionada, Cristiano Nascimento disse qual o seu sentimento em ter participado do Conselho. “Eu aprendi e consegui amadurecer aqui o que eu não consegui em cinco anos de graduação da faculdade. Eu aprendi sobre o que é o cuidado com as pessoas. Foi uma grande escola para debater e contrapor ideias”, ressalta. Cristiano também apontou a importância do colegiado para a história do Conselho. “Criamos um código de ética e de conduta para nortear os nossos conselheiros no exercício de suas ações e realizamos uma eleição bem sucedida, com total transparência e segurança, mesmo estando num momento de pandemia. Fomos inovadores.”, afirma.

Já a vice-coordenadora do Conselho, Sônia Pinto, relembrou algumas das ações que marcaram a coordenação. “Foram muitos os momentos em que o colegiado trabalhou desde que assumimos a coordenação em março de 2018. Realizamos o I Dia de Cuidados com as Práticas Integrativas e Complementares, Rodas de Diálogos, capacitações para conselheiros e conselheiras, Fóruns Abertos nas comunidades do Recife. Incentivamos e acompanhamos as eleições dos conselhos distritais e de unidade, instituímos o contraponto nas reuniões plenárias, além de ousarmos em realizar uma conferência municipal totalmente diferente da que estávamos acostumados a fazer. E foi um sucesso”, recorda.

Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, esse novo ciclo marca o início de uma nova página na defesa do SUS. “Nosso sentimento é um sentimento de quem precisa se apropriar do que está por vir, o que é um grande desafio. A saúde por si só já é um grande desafio, mas é uma chegada que começa com um novo pico da covid, de uma pandemia que não acabou”, ressalta falando da importância de manter-nos unidos para combater fortemente a pandemia.

Luciana também falou da sua expectativa para o colegiado do CMS e firmou o compromisso de manter um canal aberto para melhorar a comunicação entre gestão e conselho. “O que faz o sucesso das deliberações é o nosso diálogo permanente. É entender o que acontece, quais são as nossas dificuldades, em que contexto a gente não conseguiu fazer o que planejou”, disse. “É muito importante esse diálogo e transparência. Assim, teremos uma ampliação da nossa capacidade propositiva, crítica e fiscalizadora que é o papel do Conselho Municipal de Saúde no fortalecimento do SUS e na qualificação das nossas ações”, finaliza.

Participam também da mesa de autoridades, o Sr. Romerinho Jatobá, presidente da Câmara dos Vereadores do Recife; a Sra. Lidiane Gonzaga, representante de Secretaria de Saúde de Pernambuco; o Dr. Rômulo Falcão, vice-presidente da Comissão de Direito e Saúde da OAB; a Sra. Priscila Viegas, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e o Sr. Wilson Alencar, representante do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco.

No ato, os conselheiros Isaac Machado e Magdiel Matias foram escolhidos para fazer uma fala de agradecimento pelo biênio que finaliza. E os conselheiros Oscar Correia e Fábia Andrade representaram o biênio 2021-2023. Todos os conselheiros(as) do biênio 2018-2020 receberam certificados homenageando-os(as) pelos serviços prestados nos anos de atuação.

Devidamente empossados, o colegiado terá sua primeira reunião no próximo dia 29, onde irão compor as Comissões Permanentes, Grupos de Trabalho, Comitês de Ética e Pesquisa e se prepararão para escolher a nova coordenação do CMS-Recife que nesse mandato terá um(a) Usuário(a) como coordenador(a) e um(a) Gestor(a) como vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário