Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CMS-Recife faz sua primeira Reunião Ordinária de 2014

    Foi realizada a tarde de ontem (quinta-feira, 30), a primeira Reunião Ordinária do ano. Com algumas apresentações programadas em pauta, tais como: o CVA (Centro de Vigilância Ambiental) e a SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais), as mesmas não foram apresentadas devido a não entrega dos materiais de apresentação. Tal ato foi questionado pelo colegiado, que ressaltou que o material deve ser entregue ao CMS-Recife com 72hs de antecedência, conforme consta no regimento da casa.
    No tocante as apresentações de esfera institucional, tais como: apresentação do relatório das ações do conselho no ano de 2013 e eleições de vacâncias de comissões, foram respeitadas sem grandes problemas.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Primeira Reunião Ordinária será realizada amanhã

    O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), convida todos os conselheiros para participar da primeira Reunião Ordinária (RO) de 2014. Prevista para começar na sede do CMS-Recife às 14hs desta quinta-feria, 30, a RO traz como pauta as discussões referentes a apresentação da SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais) e do CVA (Centro de Vigilância Ambiental), além de deliberar representações que irão compor a comissão eleitoral do CMS-Recife e dos Conselhos Distritais e tratar de questões de esfera administrativa.

    Haverá também a instituição da comissão que vai avaliar PAS 2014 e o Relatório de Gestão 2013 (RAG). Compareçam aos plenos realizados pelo conselho e participem das ações desenvolvidas na construção do controle social.

Confira a pauta completa:



Serviço:
Data: 30/01/2014
Horário: 14hs
Endereço: Rua doa Palmares, 253, Santo Amaro




CMS-Recife marca presença na inauguração da primeira Upinha 24h do Recife

    Na noite de ontem (terça-feira, 28), a Cidade do Recife ganhou mais um centro de saúde para melhor atender a população recifense. Localizada na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalho, e entregue pelo prefeito Geraldo Júlio, a Upinha 24h inaugura um novo padrão de atendimento do serviço de Atenção Básica de Saúde. Essa foi primeira de 20 Upinhas 24h que serão entregues até 2016 que cobrirão todos os seis Distritos Sanitários (DS) do Recife, sendo três unidades em cada DS, uma para cada microrregião.

    O Coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), Wellington Carvalho, esteve presente na solenidade e ressaltou que o conselho não poderia de prestigiar um momento importante como foi a inauguração da Upinha 24h. "É um passo importante que a Secretaria de Saúde vem dando e o conselho irá acompanhar os próximos", falou. "Quem merece de fato é a população do Recife, pois ela tem que se sentir acolhida pela estrutura entregue", finalizou em meio a emoção. 
Wellington Carvalho em sua fala na inauguração da Upinha 24h na Zona Norte do Recife

    Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Dr. Jailson Correia, fez questão de dizer que essa Upinha 24h é de uma excelência jamais vista em território brasileiro. "Nasce aqui, concretamente, um novo padrão de atendimento na saúde pública do Recife", enfatizou.



    A Upinha 24h funcionará para pequenas emergências, como por exemplo: viroses, queimaduras leves, ferimentos superficiais, crises de asma, dores do peito, entre outras. A unidade deve atender cerca de 10 mil pessoas, aproximadamente 3 mil famílias e contará com três médicos da família, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três odontólogos, três auxiliares de saúde bucal, 18 Agentes Comunitários de Saúde, além de nove plantonistas (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem). Sua estruturação é composta por salas de observação, nebulização, sutura, espaço para coleta de exames e administração de medicamentos. Conheça as instalações da Upinha 24h:










segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Grupo de Trabalho (GT) se reúne para discutir o regimento interno do CMS-Recife

    Durante a tarde desta segunda-feira (27), alguns componentes do Grupo de Trabalho (GT) do regimento se reuniram para fazer ajustes no regimento interno do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife). Formado em 2012, o GT visa deixar mais claro as normas que regem o conselho. Contando com a ajuda da assessoria jurídica da Secretaria de Saúde (SESAU), na pessoa de Luciana Caúla, foi feita a leitura do regimento para observar as incorreções e fazer os ajustes necessários. Agora, o produto final deve seguir para publicação em Diário Oficial do Município, também chamado de DOM.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Conselho da Mulher planeja ações para este ano

    Durante os dias 23 e 24 deste mês de janeiro, aconteceu o I Encontro do Conselho da Mulher do Recife. Realizado na sede do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), o encontro teve como pauta a elaboração do planejamento das ações do conselho da mulher para este ano.

    A Secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, marcou presença na reunião e ressaltou a importância desse evento. "O encontro serve para planejar o funcionamento do conselho em 2014. É importante para fortalecer o controle social da política da mulher", disse. "É um fortalecimento prático do conselho", finalizou.

    O encontro serviu também para enfatizar qual é o papel da conselheira, para que serve o conselho e a falar da luta da mulher. O Conselho da Mulher é composto por 48 conselheiras que representam a sociedade civil e a gestão.




sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Confira o calendário fixo das reuniões ordinárias do CMS para 2014

    Com 2014 dando seus primeiros passos, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) já começa a trabalhar para atender as demandas do controle social. Sendo assim, o CMS-Recife disponibiliza o calendário de todas as reuniões ordinárias previstas para este ano.
Confira abaixo as datas:

    Aproveitando a oportunidade, o conselho também disponibiliza o cronograma das reuniões da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST):



    A partir da próxima segunda-feira (20), o conselho funcionará normalmente, tendo suas atividades feitas no horário das 8hs às 17hs.




Comissão Executiva realiza sua primeira reunião de 2014

    Após um breve recesso, foi realizada na tarde desta quinta-feira (16) a primeira reunião da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife). Tendo em pauta discussões sobre o regulamento do CMS-Recife e a inauguração da sede do conselho, a reunião marca o início dos trabalhos para este ano, e ainda serviu para elaboração da pauta para a primeira Reunião Ordinária* (RO) de 2014.
    Entre os pontos a serem debatidos na RO, estão a apresentação da Política do CVA (Centro de Vigilância Ambiental) e da SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais), além de assuntos de esfera administrativa. 
    O CMS-Recife funcionará normalmente a partir de segunda-feira (20), com a volta das atividades de todas as comissões da casa.


*De número 268, a reunião ordinária acontecerá no dia 30 deste mês.