Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CMS - Recife realiza Reunião Extraordinária


    Aconteceu na tarde de ontem (quinta-feira, 15) na sede do Conselho Municipal de Saúde – Recife, a reunião extraordinária de número 175. Com a presença de conselheiros, representantes de entidades, representantes dos Distritos Sanitários e agentes de saúde, a reunião debateu assuntos pertinentes à saúde pública, controle social, além de conteúdos de esfera institucional.

    Com os trabalhos iniciados pelo Coordenador Geral do CMS, Wellington Carvalho, a abertura da reunião se deu com a apresentação do Programa de Educação pelo trabalho para a saúde Redes de Atendimento, o chamado Projeto PET Redes, desenvolvido por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto consiste em “fortalecer a integração ensino-serviço” e tem como justificativa ampliar a relação entre alunos, a rede e a comunidade.

A Conselheira Janaína Brandão apresentou ao Pleno a proposta do Fórum Aberto de Saúde.
   Em um segundo momento, a Conselheira Municipal, Janaína Brandão, fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho (GT) do Fórum Aberto de Saúde. Para quem não conhece a proposta, o Fórum Aberto é uma iniciativa do GT em levar mais conhecimento aos seis (6) Distritos Sanitários do Recife acerca do que é o CMS, o que ele faz, como ele se articula, além de ouvir os usuários do sistema e de tratar questões referente ao controle social.

    Um dos pontos importantes da reunião foi feita pelo Gestor da Gerência de Gestão Participativa, Roberto Brederode. Com o intuito de construir um elo entre gabinete e a participação popular dentro da área de saúde, Brederode, aos poucos, foi expondo a que a gerência veio: “Nosso trabalho é criar uma ponte a mais no sentido de fortalecer o SUS com a participação popular”, disse.


    Por fim, o pleno discutiu a quantidade de comissões que cada conselheiro pode participar e ouviu propostas que serão analisadas na 263ª Reunião Ordinária que acontecerá no dia 29 deste mês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário