Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Conferência de Saúde terá nova metodologia


     Em 2019, o município do Recife realizará mais uma Conferência de Saúde. Porém, nesse momento, a nossa conferência ganhará uma nova metodologia para atender as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde. "Esta conferência em 2019 vem com uma proposta de ser uma etapa preparatória da Conferência NacionalEstamos obedecendo critérios que foram publicados em documentos dos conselhos Estadual e Nacional, onde orientam que os municípios devem fazer uma etapa antecessora a 16a Conferência Nacional", explica a conselheira Kamila Matos, membro da Comissão Organizadora.
      Para essa conferência, que tem como tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a participação dos(as) delegados(as) se dará a partir da representação dos Conselhos de Saúde - Municipal, Distrital e de Unidade -, que são espaços legítimos de fomento e discussão das Políticas Públicas de Saúde. "A definição desses atores como participantes da Conferência parte do princípio de que são eles os representes eleitos e de direito para representar a comunidade ao qual estão inseridos", disse o coordenador da Comissão Organizadora, Cristiano Nascimento. "É uma forma de reforçar a legitimidade desses conselhos, onde reforçamos a efetivação do Controle Social através dos conselheiros e conselheiras", finaliza.
    Pensando nisso, o CMS-Recife discutiu e aprovou o Regulamento dessa etapa municipal prevista para acontecer nos dias 14 e 15 de Março de 2019. Nesse ano, os(as) delegados(as) irão discutir os eixos temáticos que foram sugeridos no Regulamento da 14ª Conferência, que subsidiarão a construção de propostas, para os âmbitos Macrorregional/Regional, Estadual e Nacional. Além disso, deve-se eleger os 220 representantes do Recife que participarão da etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.
  Os eixos temários são: Fortalecimento da atenção primária; Desenvolvimento e aperfeiçoamento com acesso regionalizado às ações de média e alta complexidade; Fortalecimento da política de assistência farmacêutica; Desenvolvimento das ações estratégicas de vigilância em saúde; Qualificação e inovação dos processos de governança e gestão estratégica e participativa na saúde; Ampliação dos investimentos em saúde; Fortalecimento do controle social; e Financiamento do SUS.
  Além dos(as) conselheiros(as) dos Conselhos de Saúde, o Regulamento da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde também prevê vagas para representantes de entidades representantes dos Usuários,  dos Trabalhadores, e dos Prestadores de Serviço e Instituições de Ensino, ligados(as) diretamente com a área de saúde, bem como, indicação de gestores. Essas entidades deverão concorrer as vagas através de um link, que será disponibilizado no blog no CMS no dia 19 de Fevereiro de 2019, às 19h.
     A 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
     Para mais informações e ler o Regulamento da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde na íntegra, basta clicar no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário