Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Conselho ressalta a importância na mobilização dos(as) conselheiros(as) para participar da Plenária Ampliada da 14ª Conferência


          O coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, juntamente com a conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, Janaína Brandão, esteve presente na sede do Conselho Distrital de Saúde do Distrito Sanitário II para conversar com representantes da gerência do Distrito Sanitário II, do Conselho Distrital de Saúde II e dos(as) coordenadores(as) de todos os Conselhos de Unidade que estão funcionando no território a fim de explicar a importância da participação dos(as) conselheiros(as) nessa etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
       Como é de conhecimento de todos e todas, a 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife terá uma nova metodologia para atender as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde. Para esta conferência, que tem como tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a participação dos(as) delegados(as) se dará a partir da representação dos Conselhos de Saúde - Municipal, Distrital e de Unidade -, que são espaços legítimos de fomento e discussão das Políticas Públicas de Saúde.
   "Nosso intuito é fortalecer esses agentes que defendem o SUS e falar da responsabilidade de mobilização que cada Conselho tem para que seus representantes estejam presentes no dia de sua Plenária Ampliada", conta Cristiano Nascimento.
      Nessa perspectiva, as etapas de Microrregionais e Distritais foram substituídas pelas Plenárias Ampliadas que têm como objetivo debater o tema central, levar orientações quanto ao novo formato da 14ª Conferência e fazer a eleição/aclamação dos(as) delegados(as) que irão para a etapa Municipal.
    “[Neste momento] Estamos exercendo uma democracia representativa quando o Conselho Municipal definiu que a participação nesta conferência se daria a partir da representação dos Conselhos de Saúde”, explica Janaína Brandão. “Por isso que é de suma importância que todos os conselheiros e conselheiras participem das Plenárias Ampliadas”, finaliza.
     Na ocasião, foi protocolado um documento ressaltando a importância da participação dos(as) conselheiros(as) na Plenária Ampliada do DS II que acontece no dia 24 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário