Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Saúde da População Negra é tema de plenária


A emoção tomou conta da 230ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife. Realizada na última quinta-feira, 12, a reunião teve como principal ponto de pauta a apresentação da Política de Saúde da População Negra e com ela, trouxe toda a carga histórica de resistência e luta para que essa população seja reconhecida e notada não apenas pelo que são, mas pelo que merecem.

Trazendo um pouco das etimologias de alguns termos como raça, racismo, racismo institucional, a coordenadora da política no município, Rose Santos, se fez muito didática, clara e precisa nas suas explanações, onde trouxe, não semente, o que significa cada termo, mas também abriu os olhos de todos os que participaram da reunião sobre os tipos de racismos tão impregnados na sociedade. "Existe três grandes tipos de racismos: o pessoal ou internalizado, o interpessoal e o institucional", conta. "Eles são reconhecidos através de sentimentos, condutas, ações, omissões ou através de situações materiais ou de acesso ao poder", explica.


A política de saúde da população negra nada mais é que "promover a saúde integral da população negra, para redução de desigualdades raciais, combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS". Ao longo de sua apresentação, Rose mostra as legislações brasileiras existentes que asseguram esse cuidado específico para essa população, além de trazer as estratégias da gestão para manter uma linha de cuidado eficaz e totalmente equânime para os seus usuários. "A implementação da Política Municipal de Atenção à Saúde da População Negra, representa um avanço para a saúde municipal e uma relevante conquista do movimento negro e outros setores da sociedade civil organizada", disse. 

Com a voz embargada e chorosa, a conselheira Leonilde Cunha, que é Yalorixá de Jurema, e representante dos terreiros, fez o seu relato. "A luta foi grande", inicia. "Há anos a gente vem pedindo para que essa política entrasse dentro das escolas, porque muitos jovens e crianças não sabem que existe essa política, mas, isso foi contemplado muito pouco", conta.

"Eu agradeço muito por participar dos trabalhos da política, a exemplo da vacinação nos terreiros, onde há dose anos, trago de fora pra dentro para que a comunidade sinta a necessidade e a presença da saúde dentro dos terreiros", ressalta. Leonilde ainda faz um alerta e um apelo a gestão. "Isso ainda se arrastando, pois tem muitos terreiros que não estão contemplados, muitos fecharam, muitos que passaram a ser evangélicos. Mas é preciso fazer um mapeamento mais forte, pois precisamos resgatar e dar continuidade esse trabalho, principalmente nos terreiros, pois são dentro dos terreiros que vemos as prioridades", finaliza.

Alguns questionamentos acerca do aporte financeiro foram levantas, a exemplo da participante Ivonise Santos que questionou se existe um valor específico destinado para esta população. Rose explica que já houve uma dotação orçamentária própria para a política, mas que, desde 2018, quando o governo federal definiu que os valores seriam separados em blocos e que a saúde da pop. Negra está contemplada dentro do bloco para ações da Atenção Básica, mas que não possui nenhum valor destinado exclusivamente para a política.

A saúde da População Negra também será abordada em uma das mesas temáticas da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife que acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022, no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira.

Um comentário:

  1. A IGNORÂNCIA É UM GRANDE DESAFIO DE SAÚDE HUMANA

    Eu sou Jason, um cidadão suíço. Seu maior inimigo pode ser o medo, a incerteza, os erros que outros cometeram no passado ou até mesmo histórias contadas por outras pessoas que nunca fizeram um esforço real para buscar uma saúde melhor. Aos 39 anos, meus sonhos quase foram destruídos, pois eu vivia com HIV há 6 anos devido a um relacionamento de um mês com um ex-amante do ensino médio. Tudo graças ao Dr. WHITE de quem me curei e minha luz foi reacendida. Fiquei arrasada, parei de sonhar, a esperança foi perdida, mas minha decisão de experimentar um remédio de ervas depois de pesquisar on-line me trouxe de volta à vida. Então, quando seu médico lhe diz que não há cura para infecções virais, você está dizendo a si mesmo para o inferno. Hoje fiz uma série de testes confirmatórios de HIV e tudo provou que estou curada e minha pele renovada. Proteja-se do HIV, Herpes, HPV, Hepatite e muito mais entrando em contato com o Dr White no Whatsapp 00234-9091-844595. Seus medicamentos não têm efeitos colaterais, podem ser enviados para você, sem cobranças ocultas e são tomados por algumas semanas para recuperação total. Eu postei isso em muitos fóruns e um monte de gente e me ligou para dizer obrigado. Juntos podemos salvar nossos entes queridos uma vez e parar os medicamentos antirretrovirais com tantos efeitos colaterais.
    Livro de rosto: Jason Gilbert

    ResponderExcluir