Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

DS IV realiza primeira Plenária Ampliada

 

Lotando a quadra da Escola Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, moradores(as) e trabalhadores(as) do Distrito Sanitário IV deram um show de comprometimento durante a realização da primeira Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Ocorrida na quarta-feira, 18, a plenária teve como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) que representarão o Distrito na 16a Conferência que acontece em março desse ano.


Presente na mesa de abertura, a gerente do DS IV, Juliana Santiago, ressaltou o compromisso dos participantes. “Se estão aqui é porque acreditam na força do Controle Social, confiam no poder do povo para mudar e tem esperança, muita esperança, que a gente vai conseguir fortalecer cada vez mais o nosso SUS”, pontua.

Já a vice-coordenadora do Conselho Distrital de Saúde (CDS) IV, Márcia Mabel, falou da importância da democracia para o fortalecimento do Controle Social. “Esse é um espaço de luta e temos que ficar de olhos abertos, pois temos que ocupar esses lugares para lutar pelas políticas públicas de saúde”, disse.

O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, também presente na mesa de abertura, agradeceu a participação das pessoas e falou sobre os moldes da Plenária Ampliada. “Estamos aqui para fazer propostas para o Estado, mas, mesmo que os participantes queriam falar sobre a saúde do Recife, a gente vai acolher cada fala e isso servirá de indicativo para melhorias no Plano Municipal de Saúde (PMS) do Recife que foi aprovado no final do ano passado”, explicou.

Aliás, a vice-coordenadora do Conselho, Janaína Brandão, fez uma breve apresentação contando um pouco do linha cronológica da 16ª Conferência e explanando as etapas das Conferências de Saúde e deixando claro quais são os ritos que devemos seguir, em consonância às orientações do Estado e do Nacional.

Após as boas vindas, a plenária foi ouvida e alguns dos presentes puderam explanar suas queixas e seus desejos de melhoria para a saúde no Estado de Pernambuco. Concluído esse ponto, foram abertas as eleições para escolha dos(as) representantes do Distrito Sanitário IV para a etapa Municipal.

Ao final, foram eleitos(as) 32 usuários(as) e 16 Trabalhadores(as) que seguem para a etapa Municipal.

Delegados(as) Eleitos(as) pelo segmento Trabalhador
Delegados(as) Eleitos(as) pelo segmento Usuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário