Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Conselheiros e Conselheiras participam de etapa Estadual da 4ª CESTT

    Durante os dias 30 e junho e 02 de julho, os conselheiros Oscar Correia, Heloneida Romão, Maria Izabel, Keila Tavares, José Ribeiro, Vasti Soares e  Lucelena Cândido, se uniram aos mais de 200 delegados eleitos nas etapas de macrorregional para participar da etapa estadual da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT) que foi realizada na cidade de Gravatá/PE. Com o tema central "Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado", os delegados debateram temas como "O impacto do desenvolvimento econômico na saúde do trabalhador", "Política de saúde do trabalhador" e, é claro, "controle social".
    Durante o segundo dia de encontro (01/julho), os participantes foram divididos em grupos de trabalho, seis no total, onde puderam analisar, debater e votar nas propostas oriundas das etapas de macrorregional. Posterior a esse momento, já no terceiro e último dia, houve a plenária final onde foi dada a consolidação das propostas para o Nacional, além da escolha dos delegados* que representarão Pernambuco na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador que acontecerá em Brasília no mês de novembro. Lembrando que essa foi a última conferência estadual da saúde do trabalhador.
    Para a conselheira Vasti Soares a realização desta conferência foi importante porque serviu para se inteirar da Política da Saúde do Trabalhador e observar como ela está sendo desenvolvida e aplicada. "Já se fez muito para implementação da política, mas ainda há o que fazer e essa conferência foi muito boa para o conhecimento e mostrar como, de fato, funciona a saúde do trabalhador", ponderou. "Ela também mostrou a realidade de outros municípios, debatendo até as zonas rurais", completou. 

*Por meio de votação, a conselheira Maria Izabel foi escolhida para representar a cidade do Recife como suplente na etapa Nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário