Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Fiscalização realiza primeira reunião com os CDS

       Em conformidade com as ações programadas para 2019, a Comissão de Fiscalização reuniu-se na manhã desta terça-feira, 04, com representantes das comissões de Fiscalização dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), juntamente com seus respectivos secretários-Executivos, para dialogar sobre os entraves encontrados na construção dos relatórios por parte dos CDS.
       Aproveitando a oportunidade, a conselheira e coordenadora da Fiscalização do CMS-Recife, Janaína Brandão, fez uma apresentação onde mostrou as atribuições das comissões e apresentou as metas contidas na PAS 2019.
       “[Nosso intuito] é mostrar que eles estão incluídos e são partícipes desse documento importantíssimo de planejamento e por isso precisamos chegar mais próximos dos Conselhos Distritais para dialogar sobre as metas”, disse Janaína, Entre as metas analisadas estão a garantia de veículo para realização das atividades externas da Fiscalização; as visitas nas escolas que aderiram ao PSE (Programa de Saúde na Escola), bem como as visitas nas Unidades de Saúde do território.
       Os CDS presentes tiveram a chance de atualizar as demandas da PAS, facilitando o trabalho de monitoramento desse instrumento de planeamento. Na meta da PAS, os Conselhos de Saúde devem fiscalizar 80 equipamentos de Saúde até o final do ano. No primeiro quadrimestre de 2019, que corresponde de janeiro a abril, o CMS-Recife já visitou 17 Unidades e, até o momento, o CMS-Recife recebeu 12 relatórios oriundos dos CDS I, II, III e V. “Precisamos chamar a atenção das Comissões de Fiscalização para correr atrás do prejuízo”, pondera Janaína.
       Janaína também reforçou a necessidade das comissões dos CDS confeccionarem os relatórios das visitas aos equipamentos de Saúde da rede Municipal conforme orienta o CMS para melhor entendimento. “Esse novo modelo já foi apresentado no ano passado, mas ainda estamos recebendo relatórios desconforme com o que o CMS pede. Estamos, nesse momento, fazendo um trabalho de implementação para que todos os Distritos façam seus relatórios contemplando não somente os problemas estruturais das unidades, mas também evidenciando as Políticas de Saúde como um todo”, explica Janaína.
       Ficou acordado que a próxima reunião será no dia 10 de julho e cada conselho deverá, nesse tempo, visitar alguma Unidade de Saúde do seu território e produzir um relatório utilizando a nova metodologia para apresentar na reunião supracitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário