Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Última Roda de Diálogo do ano discute sobre a Saúde do Homem


      No dia 20 de novembro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, realizou a última Roda de Diálogo do ano onde promoveu um momento de troca de experiência sobre a Política de Atenção Integrada à Saúde do Homem.


     A palestra foi ministrada pela coordenadora da Política de Saúde do Homem do Recife, Rafaela Marques, que exemplificou alguns prontos importantes para à efetivação da política, a exemplo da avaliação da saúde, como levar o tema para as comunidades, forma de divulgação e os funcionamentos para a Saúde do Homem.
     "A gente tem que entender que homem precisa se cuidar, pois esse é o tema de nossa campanha do novembro azul, mas que estamos trabalhando na saúde do homem não só em novembro, mas como o ano todo também", disse Rafaela. “Dentro da nossa política o objetivo maior é facilitar e ampliar o atendimento e a qualidade desse atendimento dos serviços de saúde para diminuir a mortalidade da população masculina, visto que os homens vivem, em média, sete anos a menos que a mulher”, conclui Marques. Ainda segundo a coordenadora da Política, a população masculina também “comete quatro vezes mais suicídios do que as mulheres”.

      O coordenador da Comissão de Educação Permanente, Isaac Machado, trouxe esse tema para debate, pois acha importante por ser a primeira roda de diálogo que discute sobre a saúde do homem no Conselho. "Precisa-se tirar o rótulo que homem não se cuida, ou não precisa de cuidado. Como também a importância da participação do público, a discussão foi o primeiro passo até para os homens que estão presente no conselho, como as mulheres que estavam presente para alertar seus esposos", conclui Isaac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário