segunda-feira, 19 de abril de 2021

Colegiado toma posse para biênio 2021-2023

 


Aconteceu na última quinta-feira (15), a cerimônia de posse dos conselheiros e conselheiras municipais de saúde do Recife para o biênio 2021-2023. O evento, que aconteceu de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, contou com a participação de conselheiros(as), convidados(as) e representações dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), de sindicatos e da sociedade.

A solenidade, que foi realizada durante a 220ª Reunião Extraordinária do CMS, foi um evento simbólico e de boas-vindas a todos(as) os(as) novos(as) conselheiros(as) que terão a missão de continuar com o fortalecimento do Controle Social na capital pernambucana.

Respeitando todos os protocolos de segurança quando a propagação da Covid-19, a coordenação do CMS-Recife, Cristiano Nascimento e Sônia Pinto, coordenador e vice-coordenadora, respectivamente, se uniram a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para recepcionar o novo colegiado na sede do Conselho, onde foi montada a mesa de autoridades para prestigiar esse momento tão importante para o Controle Social.

Numa fala emocionada, Cristiano Nascimento disse qual o seu sentimento em ter participado do Conselho. “Eu aprendi e consegui amadurecer aqui o que eu não consegui em cinco anos de graduação da faculdade. Eu aprendi sobre o que é o cuidado com as pessoas. Foi uma grande escola para debater e contrapor ideias”, ressalta. Cristiano também apontou a importância do colegiado para a história do Conselho. “Criamos um código de ética e de conduta para nortear os nossos conselheiros no exercício de suas ações e realizamos uma eleição bem sucedida, com total transparência e segurança, mesmo estando num momento de pandemia. Fomos inovadores.”, afirma.

Já a vice-coordenadora do Conselho, Sônia Pinto, relembrou algumas das ações que marcaram a coordenação. “Foram muitos os momentos em que o colegiado trabalhou desde que assumimos a coordenação em março de 2018. Realizamos o I Dia de Cuidados com as Práticas Integrativas e Complementares, Rodas de Diálogos, capacitações para conselheiros e conselheiras, Fóruns Abertos nas comunidades do Recife. Incentivamos e acompanhamos as eleições dos conselhos distritais e de unidade, instituímos o contraponto nas reuniões plenárias, além de ousarmos em realizar uma conferência municipal totalmente diferente da que estávamos acostumados a fazer. E foi um sucesso”, recorda.

Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, esse novo ciclo marca o início de uma nova página na defesa do SUS. “Nosso sentimento é um sentimento de quem precisa se apropriar do que está por vir, o que é um grande desafio. A saúde por si só já é um grande desafio, mas é uma chegada que começa com um novo pico da covid, de uma pandemia que não acabou”, ressalta falando da importância de manter-nos unidos para combater fortemente a pandemia.

Luciana também falou da sua expectativa para o colegiado do CMS e firmou o compromisso de manter um canal aberto para melhorar a comunicação entre gestão e conselho. “O que faz o sucesso das deliberações é o nosso diálogo permanente. É entender o que acontece, quais são as nossas dificuldades, em que contexto a gente não conseguiu fazer o que planejou”, disse. “É muito importante esse diálogo e transparência. Assim, teremos uma ampliação da nossa capacidade propositiva, crítica e fiscalizadora que é o papel do Conselho Municipal de Saúde no fortalecimento do SUS e na qualificação das nossas ações”, finaliza.

Participam também da mesa de autoridades, o Sr. Romerinho Jatobá, presidente da Câmara dos Vereadores do Recife; a Sra. Lidiane Gonzaga, representante de Secretaria de Saúde de Pernambuco; o Dr. Rômulo Falcão, vice-presidente da Comissão de Direito e Saúde da OAB; a Sra. Priscila Viegas, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e o Sr. Wilson Alencar, representante do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco.

No ato, os conselheiros Isaac Machado e Magdiel Matias foram escolhidos para fazer uma fala de agradecimento pelo biênio que finaliza. E os conselheiros Oscar Correia e Fábia Andrade representaram o biênio 2021-2023. Todos os conselheiros(as) do biênio 2018-2020 receberam certificados homenageando-os(as) pelos serviços prestados nos anos de atuação.

Devidamente empossados, o colegiado terá sua primeira reunião no próximo dia 29, onde irão compor as Comissões Permanentes, Grupos de Trabalho, Comitês de Ética e Pesquisa e se prepararão para escolher a nova coordenação do CMS-Recife que nesse mandato terá um(a) Usuário(a) como coordenador(a) e um(a) Gestor(a) como vice.

Um comentário:

  1. This is another testimony on how Chief Dr Lucky cured my HIV disease. Do you need a cure for your HIV disease? Do you want to be cured from your cancer disease? Or you want to be free from any type of disease. Kindly visit his website https://chiefdrluckyherbaltherapy.wordpress.com/ , he just cured my HIV disease and I’m very grateful to him, he is the only herbalist that can cure you.  
    WhatsApp number : +2348132777335 
    Via Email : chiefdrlucky@gmail.com
    Thank you all for reading,
    God bless"

    ResponderExcluir