Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Distrito VI inicia etapas Microrregionais da 15ª Conferência

 

Os(As) moradores(as) dos bairros do Pina e Brasília Teimosa, na zona Sul do Recife, foram os responsáveis por dar o ponta pé inicial para a realização das 24 plenárias Microrregionais da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. “Esse é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania”, disse a gerente do Distrito Sanitário VI, Cristiane Penaforte. A referida plenária aconteceu no último dia 16 e contemplou a microrregião 6.1.

Tendo como objetivo ouvir a população, as plenárias Microrregionais é um espaço democrático onde cada participante pode expor suas angustias e, através delas, participar efetivamente da Política de Saúde, elencando propostas que possam contribuir para a melhoria da saúde no município.

Recepcionados por uma apresentação do grupo "Sereias Formosas de Brasília Teimosa", incentivando o auto-exame de mama, os participantes puderam acompanhar as explanações da gerente do Distrito. “As conferências representam esse espaço de fomento, onde os usuários, trabalhares e gestores têm a oportunidade de dialogar sobre as reais necessidades da saúde no território”, exemplifica Penaforte.

O Coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, que integrou a mesa de abertura da plenária, ressalta o papel do CMS-Recife no fortalecimento do Controle Social. “O Conselho atua diretamente na luta por melhorias nas unidades de saúde do Recife. Estamos aqui para ouvir cada um e cada uma e, com isso, criar propostas que ajudem a melhorar os serviços de saúde”, ressalta.

Já a conselheira Fábia Andrade, representante do segmento Trabalhador, embora tenha lamentado a baixa participação do segmento, ressalta a importância da plenária. “O esforço para que os trabalhadores participem é grande, mas infelizmente nem sempre temos o retorno esperado. Mas, ressalto aqui a importância da participação neste espaço de Controle Social, onde podemos propor e discutir estratégias para a saúde dos munícipes do Recife”, conta.

As intervenções aconteceram e propostas foram elencadas. Agora, todo o trabalho de relatoria será compilado num documento, onde voltará para debate na etapa Distrital.

Por fim, houve o Processo de Eleição, onde 09 Usuários(as) e apenas um(a) Trabalhador(a) foram eleitos(as) que seguirão para a etapa Distrital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário