Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Educação Permanente é pauta de roda de conversa

         Conselheiras de Saúde (Municipal e Distrital), juntamente com secretárias executivas dos CDS, participaram de uma Roda de Conversa sobre Educação Permanente para o Controle Social. A reunião contou com a participação de Juliana Ribeiro, da Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTES), onde mostrou as diferenças entre Educação Permanente e Educação Continuada.
      Segundo Juliana, a Educação Permanente "é o conceito pedagógico no setor da saúde para efetuar relações orgânicas entre ensino, ações e serviços. É uma aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho", explica.
        Nas discussões, as conselheiras acompanharam como se deu o processo legislativo do SUS, desde a sua fundamentação na Constituição de 1988, passando pelas Leis 8.080/90 e 8.142/90 onde falam, entre outros pontos, que a saúde é direito de todos e dever do Estado com acesso universal e igualitário. 
       Além disso, foi iniciada a discussão de propostas de formação para os conselheiros (as) de Saúde como meio de garantir a formação teórica, técnica e política desses atores sociais, apoiando e qualificando a sua contribuição para a política de saúde local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário