Páginas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Conselho marca presença no IV Encontro Macrorregional das CISTT

       Entre os dias 28 e 30 de Novembro, deste ano, aconteceu o VI Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Realizado na Faculdade Salesiano, no bairro da Boa Vista, o encontro contou com a participação do conselheiro e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Recife, José Ribeiro, além da conselheira Municipal Micheline Moraes, e da conselheira Distrital do Distrito Sanitário IV, Niedja Assunção.

       O encontro, que acontece a cada dois anos, promove discussões entre os representantes de nove estados da Região Nordeste a fim de contribuir para o avanço e consolidação da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Puderam participar coordenadores e gerentes estaduais de saúde, membros dos Centros de Referência em Saúde, CEREST, e membros de Comissões Intersetoriais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, CISTT.

       A abertura oficial contou com duas palestras, uma sobre o “Cenário Nacional da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” que foi ministrada pela analista de Políticas Sociais da Coordenação geral de Saúde do Trabalhador do Mato Grosso do Sul, Élem Sampaio.

     A diretora de Vigilância e Atenção Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Bahia, Letícia Nobre, ministrou a palestra sobre as “Mudanças no mundo do trabalhador e suas repercussões na RENAST e na atenção a saúde de trabalhadores e trabalhadoras”. Cada palestra teve duração de trinta minutos.

          No segundo dia do encontro, os participantes puderam contar com o debate sobre a RENAST: Trajetória, desafios e perspectivas, mediados pelo debatedor, Marco Perez, coordenador de saúde do trabalhador de Campinas/SP e a representante da CUT de Pernambuco, Lindinere Ferreira. O moderador foi o técnico do CEREST Estadual de Pernambuco, Paulo Lira.
         Participando pela terceira vez deste evento, o representante do CMS-Recife, José Ribeiro enfatizou a importância da presença do Professor da Universidade de Campinas, Marco Perez. Além disso, ressaltou também a qualidade do evento. “O debate e os painéis foram muito bons, o conteúdo proposto e a troca de experiências foi excelente”, disse.
         No dia do encerramento foi feita a apresentação dos trabalhos mais votados por eixo, pela Técnica do Cerest Estadual de Pernambuco, Tathiane Sá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário