Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Delegação Recifense para 16ª Conferência Nacional de Saúde participa de Encontro Estadual para delegados

       Na sexta-feira, 19 de julho, o Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco, promoveu, no Hotel Canariu´s de Gravatá, na Região Agreste, o Encontro Estadual para Delegados(as) de Pernambuco para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). Tendo como proposta qualificar o debate sobre o contexto social e político proposto no tema central da 16ª CNS, o Encontro também pode proporcionar uma maior interação entre os participantes da delegação pernambucana.
       O conselheiro, pelo segmento Usuário, Isaac Machado esteve no evento, onde julgou o encontro muito produtivo. "Participamos de algumas palestras que nos prepararam para o enfrentamento aos desmontes que estão sendo feitos pelo governo federal com o SUS", disse. "Tenho certeza que a delegação de Pernambuco saiu do encontro muito mais fortalecida e preparada para seguir para a Conferência Nacional com uma só fala que é o enfrentamento aos retrocessos que estamos passando", finaliza Isaac, que ainda citou a fala da delegada Vera Baroni, representante da Rede Mulheres de Terreiros, no que tange a organização da sociedade civil para fazer um debate pertinente a nível nacional, levando em consideração as políticas de saúde de minorias, a exemplo das populações Indígena e Negra.
     Durante o evento, os(as) delegados(as) receberam um guia básico contendo orientações sobre a programação preliminar da Conferência Nacional, a relação de participantes e convidados, bem como informações gerais sobre responsabilidade de custeio de hospedagens, alimentação e transporte.
      Entre os temas abordados nas discussões estavam: a defesa dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), do financiamento da saúde pública e o direito à saúde e a importância da democracia brasileira.


*Fotos: Divulgação (CES-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário