sexta-feira, 28 de maio de 2021

CMS-Recife elege nova coordenação

 

"[Meu propósito será] O fortalecimento da representatividade coletiva e individual, estimulando a participação nos espaços de conselhos de saúde no nosso município, através da Educação Permanente e Articulação comunitária como base". Foi com esse discurso que o conselheiro Oscar Correia, do segmento Usuário, representante da entidade Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, foi eleito coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2021-2023.

"Na minha projeção, tudo que for ampliar o conhecimento e melhorar nossa capacidade enquanto colegiado, devemos seguir juntos para fazer o melhor", continuou Oscar, num discurso empoderador e de esperança para os diversos desafios que o colegiado enfrentará nesses dois anos de mandato.

Essa não é a primeira vez que o conselheiro assume a coordenação do CMS. No biênio 2014-2016, Oscar já havia sido eleito para ficar a frente do Conselho. "Mais uma vez estou concorrendo a vaga de coordenador dessa casa, que só me honra e me enche de orgulho pela sua luta e pela sua história, pois o CMS-Recife é um dos conselhos municipais mais atuante e estruturado do Brasil", enaltece o conselheiro, agora coordenador.

Conforme orienta do Regimento Interno do CMS-Recife, a coordenação desse colegiado obedece o sistema de rodízio entre os segmentos para assim, garantir a representatividade dos Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores na coordenação do Conselho.

Para comandar o CMS junto com Oscar, a conselheira Janaína Brandão, segmento Gestor, representante da Secretaria de Saúde do Recife, foi aclamada para o cargo de vice-coordenadora. "Coloco-me a disposição não só como vice-coordenadora, mas também como trabalhadora, no sentido de facilitar as demandas do CMS junto a secretaria de saúde", ressalta.

Janaína conta quais são as expectativas para essa nova coordenação. "O novo colegiado será submetido a novos modelos e processos de trabalho, precisando se reinventar a todo instante. O colegiado será desafiado o tempo todo. E nessa caminhada democrática e coletiva, me coloco com participe daqueles que resistem e defendem o direito a saúde, como defesa da vida", conta.

Apoiar o fortalecimento dos espaços de conselho; Participar e contribuir com os processos de construção coletiva que são planejados e deliberados pelo colegiado; Apoiar e facilitar o diálogo entre o colegiado e SESAU, nas demandas que são prioridades do colegiado; Apoiar e facilitar a parceria na construção de um plano educação permanente para os espaços de conselho, com intuito de fortalecer e qualificar a participação social nos conselhos de saúde da cidade do Recife, também figuram alguns pontos observados pela vice-coordenadora para o exercício desse novo colegiado.

A conselheira Elzanira da Silva, que também concorria a vaga de coordenadora, deixou uma mensagem de apoio ao novo coordenador. "Espero que ele seja transparente e que realmente traga o Controle Social para dentro das comunidades e que consiga fazer um trabalho excelente enquanto representante dos usuários", disse. "É preciso estar junto para que as reivindicações cheguem na ponta", conclui.

Agora, devidamente eleitos, a nova coordenação terá alguns desafios pela frente, como discutir, junto ao colegiado, novas formas de trabalho para executar as ações do Conselho para esse ano, a exemplo da realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife e das eleições dos Conselhos Distritais de Saúde.

2 comentários:

  1. Eu estou feliz em participar desse colegiado e sei que vou aprender muito com os companheiros de luta

    ResponderExcluir
  2. This is another testimony on how Chief Dr Lucky cured my HIV disease. Do you need a cure for your HIV disease? Do you want to be cured from your cancer disease? Or you want to be free from any type of disease. Kindly visit his website https://chiefdrluckyherbaltherapy.wordpress.com/ , he just cured my HIV disease and I’m very grateful to him, he is the only herbalist that can cure you.  
    WhatsApp number : +2348132777335 
    Via Email : chiefdrlucky@gmail.com
    Thank you all for reading,
    God bless"

    ResponderExcluir