segunda-feira, 17 de maio de 2021

Conselho aprova GT para acompanhamento da Covid-19 em Recife

 

Foi aprovado na última quinta-feira, 13, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que deverá acompanhar a situação dos casos de internação relacionados à Covid-19 na capital pernambucana. Além disso, o GT também irá se debruçar nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus e acompanhará todo o processo adotado pela Secretaria de Saúde do Recife para a vacinação.

A aprovação do GT aconteceu durante a 221ª Reunião Extraordinária, onde também foi apresentado o Processo para eleições da nova coordenação do CMS-Recife biênio 2021-2023. Nesse ponto, a conselheira Priscilla Viegas, coordenadora da Comissão Eleitoral, composta também pelas conselheiras, Juliana Ribeiro e Leonilde Cunha, apresentou o cronograma e as etapas do processo. "As inscrições começam hoje (13/05) e seguem até o dia 24 de maio. Para concorrer as vagas, os(as) candidatos(as) devem ser do segmento usuário e do segmento gestor", ressalta. Vale lembrar que o CMS-Recife está obedecendo o rodízio de representatividade dos segmentos na coordenação, conforme orienta o Regimento Interno. Para mais informações, e saber quais outros pontos acerca das eleições, clica aqui.

Convidada para apresentar quais foram as medidas tomadas por Recife para o enfrentamento à Covid-19, a secretária de Saúde do Município, Luciana Albuquerque, esteve presente na reunião e mostrou quais ações a sesau vem desenvolvendo nesse período inicial de sua gestão. "Esse é um momento importante de contextualização para que saibam como está sendo feito esse enfrentamento e quais são as decisões que estamos tomando para vacinar o maior número possível de pessoas", conta Luciana.


Ao longo do debate, Luciana foi bastante elogiada pela condução dos trabalhos nesse momento tão importante para a população que é vacinação. "Recife vem sendo copiado por outros municípios, pois temos um sistema de aplicativo que ajudou bastante no agendamento da vacina", disse o conselheiro Marcos Lira. Outro ponto positivo citado durante a reunião foi a ferramenta "Atende em Casa", um dispositivo disponibilizado para ser um canal direto de apoio emocional e também para marcação de teste para a covid-19 online (https://www.atendeemcasa.pe.gov.br/login).

A secretária mostrou toda a cronologia da aplicação das vacinas que começou no segundo semestre de Janeiro e segue a ordem de prioridades orientadas pelo Ministério da Saúde. "Estamos entrando no grupo prioritário que contempla as gestantes e puérperas, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência", ressalta. Sobre as grávidas e as mulheres que deram à luz há pouco tempo, Luciana explica que Recife irá atender mais de 60 municípios. "A CIB, juntamente com a secretaria de Saúde do Estado, decidiu descentralizar as vacinas da Pfizer para quatro regiões e Recife irá receber gestantes e puérperas de 62 municípios para ajudar aos municípios que não tem condições de armazenar essa vacina", conta a secretária. A decisão foi tomada após a vacina da AstraZenica não ser mais recomendada para esse grupo.

Além disso, o plenário do CMS-Recife também aprovou uma nota de posicionamento solicitando uma revisão o posicionamento do Ministério da Saúde a respeito dos profissionais de Educação Física e Médicos Veterinários que estão descobertos em relação as demais categorias no cronograma de vacinação. A decisão foi tomada após algumas falas de conselheiras que externaram sua indignação pela exclusão dessas categorias da lista de profissionais de saúde que podem receber a vacina. "Se fosse por nós, já teríamos vacinados, mas existe um ofício que impede essa aplicação", contou Luciana, "Já enviamos um documento para o Ministério da Saúde para rever essa questão. Mas, essa [exclusão] não é a nossa posição", finaliza.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. This is another testimony on how Chief Dr Lucky cured my HIV disease. Do you need a cure for your HIV disease? Do you want to be cured from your cancer disease? Or you want to be free from any type of disease. Kindly visit his website https://chiefdrluckyherbaltherapy.wordpress.com/ , he just cured my HIV disease and I’m very grateful to him, he is the only herbalist that can cure you.  
    WhatsApp number : +2348132777335 
    Via Email : chiefdrlucky@gmail.com
    Thank you all for reading,
    God bless"

    ResponderExcluir