terça-feira, 29 de março de 2022

Distrito Sanitário II elege seus representantes para Conferência Municipal

 

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife deu o pontapé inicial para realização da etapa Distrital da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada no sábado, 26, na Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, na Encruzilhada, essa foi a primeira de oito plenárias que tem como finalidade aprofundar as discussões iniciadas nas microrregionais, elencar propostas para a etapa Municipal e eleger os(as) delegados(as) que participarão dos três dias de conferência no mês de Maio no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“Este é um momento importante para o Controle Social, pois é na conferência de saúde que temos a oportunidade de fazer propostas que vão melhorar a saúde da população do Recife”, disse Oscar Correia, coordenadora do CMS. Oscar também fez questão de lembrar que, mesmo em tempo de pandemia o CMS-Recife não ficou sem atuar. “Estamos com uma resolução em vigor que impede a participação presencial dos conselheiros, mas a gente sempre manteve nossas atividades de forma online, debatendo e procurando resolver os problemas que aparecem no conselho”, disse, ao se referir na revogação da Resolução 008/2020 que acontece na Reunião Ordinária desta quinta-feira (31).

O gerente do Distrito Sanitário (DS) II, Romero Nogueira fez uma apresentação situacional do território, onde mostrou aos presentes como o DS está dividido e quais serviços são ofertados nele. Mas, a novidade veio na apresentação da Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, que fez uma apresentação sobre avanços e desafios para o SUS do Recife. “Aproveitei a oportunidade para trazer para vocês algumas informações que eu acho importante, até como subsídio para os trabalhos de grupo da nossa conferência”, conta a secretária. “É uma apresentação com números, custos, que é importante que vocês saibam o que foi que a gente fez até agora”, finaliza.

Para a coordenadora do Conselho Distrital de Saúde II, Marcleta Granjo, falou um quando o CDS é atuante e engajo com o Controle Social no território. “Nesse doloroso período de pandemia, o nosso conselho teve que se reinventar, onde tivemos que nos reinventar, nosso conselho continuou atuando, obedecendo ao protocolo, de forma online, mas em momento nenhum, deixamos de atuar enquanto Controle Social”, disse.

Após as falas iniciais e apresentações, os participantes foram divididos nos eixos temáticos, onde tiveram ao texto base da conferência, bem como as propostas oriundas das plenárias Microrregionais do Distrito. Ao todo foram sete grupos que debatem a Ampliação dos serviços básicos de saúde, garantindo a integralidade do cuidado, com ênfase na Saúde Mental; o Fortalecimento dos processos regulatórios e acesso aos serviços especializados, assegurando a continuidade do cuidado; o Fortalecimento da vigilância em saúde e a busca pela integralidade com as ações e políticas estratégicas; Gestão, inovação tecnológica e financiamento em saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde: dimensionamento do quadro de pessoal, valorização e desenvolvimento profissional; Transparência pública e controle social na construção de políticas de saúde e garantia de direitos; e Assistência farmacêutica: promoção do uso racional e o acesso aos medicamentos e insumos essenciais.



Finalizados os debates, os participantes se reuniram para a plenária final, onde socializaram os resultados das discussões de cada grupo temático. Ao final, foram eleitos(as), 18 Delegados(as) Usuários(as) e 13 Delegados(as) Trabalhadores(as) que participarão da 15ª Conferência.
Delegados(as) eleitos(as) segmento usuário

Delegados(as) eleitos(as) segmento Trabalhador

Um comentário:

  1. Todo gracias al Sr. Anderson Carl por ayudarme con mis ganancias y hacer posible mi quinto retiro. Estoy aquí para compartir contigo una increíble oportunidad que te cambiará la vida. se llama opciones comerciales de Bitcoin / Forex. es un negocio muy lucrativo que puede generarle hasta $2570 en una semana con una inversión inicial de solo $200. Soy la prueba viviente de esta gran oportunidad de negocio. Si alguien está interesado en operar con bitcoin o cualquier criptomoneda y quiere una operación exitosa sin perder, notifique al Sr. Anderson Carl ahora en Whatsapp: +1 (252) 285-2093 Correo electrónico: andersoncarlassettrade@gmail.com

    ResponderExcluir