Páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2017

CMS-Recife realiza apresentações nas etapas da 13a Conferência

        Pela primeira vez na história das realizações das Conferências de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife viu a possibilidade de criar uma apresentação que ressaltasse e enaltecesse a importância deste órgão colegiado tão importante para a efetivação do Controle Social dentro do território do Recife.
         Nesse sentido, a coordenação do CMS-Recife pensou numa forma de está mais perto da população mostrando como funcionam os conselhos de saúde e como a sociedade pode fazer parte deles. “Essa apresentação foi pensada na perspectiva de mostrar que os conselhos de saúde são instituições facilmente acessíveis. Quisemos desmistificar e despertar o interesse da sociedade para participar do Conselho, seja como cidadão ou como conselheiro”, disse a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão.
     A referida apresentação foi feita em todas as 23 etapas Microrregionais da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, realizadas entre os meses de maio e julho. Janaína avalia que a finalidade do Conselho foi atendida. “Tivemos um resultado bastante satisfatório. Tivemos pessoas que nos procuraram para entender melhor sobre o funcionamento e como poderiam ser conselheiros”, relata.
          Com o início das Distritais, o CMS preparou uma nova apresentação para contemplar a Conferência de Saúde. Nesse momento, o foco é mostra a relevância da conferência e ressalta a importância dos debates qualificados dentro dos grupos que discutem os eixos temáticos da 13ª Conferência. “A Conferência de Saúde vem como um espaço mobilizador em defesa da política do SUS. Ela é um instrumento de cidadania, onde a sociedade pode apresentar os seus anseios e desejos na perspectiva de mudança, melhoria e qualidade dos serviços”, ressalta Janaína. “É um momento para focar na luta pela democracia e dizer não aos retrocessos e perdas de direito que a saúde vem sofrendo”, finaliza.
         O CMS-Recife está a pleno vapor na realização da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Além das 23 plenárias Microrregionais já realizadas, o Conselho ainda realizará oito plenárias Distritais, além da etapa Municipal que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro no Centro de Convenções, Olinda/PE.
A vice-coordenadora Keila Tavares realizando apresentação nas Micros
A conselheira Lucelena Cândido realizando a apresentação do CMS-Recife 

Nenhum comentário:

Postar um comentário