Páginas

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

13a Conferência: Plenária Microrregionais são encerradas

          No final do mês de julho, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife realizou as suas últimas etapas Microrregionais da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Contemplando os Distritos Sanitário I, IV, V, VI e VIII, as plenárias tiveram como maior objetivo fazer uma escuta qualificada dos (as) usuários (as), elaborar propostas e eleger os (as) pré-delegados (as) que participarão da etapa Distrital da conferência.


Microrregional 1.3

          Contanto com uma presença significativa de usuários (as) e trabalhadores (as), o Distrito Sanitário I encerrou a sua participação na primeira etapa da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Creche Vovô Arthur, nos Coelhos, a Microrregional 1.3 reuniu cerca de 200 pessoas que participaram da plenária elencando suas angústias, desejos e propostas de melhoria para a rede local de saúde.
       “Estamos aqui para ouvir as demandas de vocês e por isso que este espaço e importante”, ressaltou a conselheira Angélica Araújo na ocasião. “E o Conselho Municipal de Saúde está sempre disponível para receber você”, completa.  Além de Angélica, o conselheiro Rodrigo Barbosa também esteve presente na plenária e apresentou como o Controle Social atua dentro do Recife, através dos Conselhos de Saúde.
         A gerente do Distrito Sanitário I, Alessandra Araújo, fez uma apresentação situacional do território, onde mostrou como a rede de saúde é dividida e como os usuários podem procurar os serviços ofertados pela Secretaria.
         Após esse momento, a plenária foi convidada para debater sobre as dificuldades vividas na comunidade e tiveram a oportunidade de elencar propostas para melhorar os serviços da rede. Ao final, foram eleitos (as) 20 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 10 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador que seguirão para a etapa Distrital.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador



Microrregional 4.3

         Usuários (as), trabalhadores (as) e gestores (as) participaram da Plenária Microrregional 4.3 da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Contemplando os bairros do Caxangá, Cidade Universitária e Várzea, o objetivo do encontro foi discutir sobre a saúde local.
             A conselheira Rosângela Albuquerque que representou o CMS-Recife na ocasião falou da importância desse momento. "É muito importante a participação de todos vocês porque é assim que se faz o Controle Social. São nesses espaços que as propostas surgem e nos ajudam na construção de uma saúde melhor, com qualidade e eficiência", disse.
         Também marcando presença na plenária, a conselheira Lucelena Cândido, foi convidada para fazer uma apresentação sobre o Controle Social, onde mostrou como os Conselhos de Saúde se organizam e como atuam dentro da capital pernambucana.
         Além disso, a gerente do Distrito Sanitário IV, Juliana Santiago, fez uma apresentação situacional do território, os participantes da plenária participaram do debate fazendo questionamentos sobre os serviços de saúde e cobrando agilidade na resolutividade dos mesmo e realizaram a eleição dos pré-delegados (as) da microrregional, onde 15 usuários (as) e 07 trabalhadores foram eleitos (as)
          A plenária aconteceu na Escola Municipal Divino Espírito Santo, na Várzea.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador



Microrregional 5.2

           Moradores das localidades de Areias, Caçote, Estância e Jiquiá participaram da plenária microrregional da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Uma promoção do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, a plenária teve como objetivo de ouvir a população, elencar propostas para a etapa Distrital da Conferência e conscientizar a população sobre a importância desse espaço criado para debater a saúde local e o controle social.
          Com a presença de 137 participantes, a plenária foi iniciada com a formação da mesa onde, a representante do CMS-Recife, Sônia Pinto, falou que o CMS-Recife estará sempre de prontidão para ajudar as demandas da população. "É importante lembrar que os conselheiros de saúde têm um papel fundamental de acompanhar de perto como é a saúde da população e a qualidade de serviços oferecidos", ressaltou.
          A vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, apresentou a plenária como os conselhos de saúde foram instituídos e como estão estruturados, além de falar da importância da realização das Conferências de Saúde.
          Ainda houve uma apresentação situacional do território, feita pela representante do Distrito Sanitário V, Rebeca Falcão. Após esse momento, a plenária foi convidada ao debate onde puderam expor suas dúvidas, pedidos e propostas à mesa.  
        Ao final, foram eleitos (as) 16 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 05 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador. A plenária aconteceu no Centro Social Urbano de Areias.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador



Microrregional 6.2
           Encerrando as Plenárias Microrregionais da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife, o Distrito Sanitário VI realizou, na Escola Júlio de Oliveira, na Imbiribeira, o ultimo debate dessas etapas que tem por finalidade discutir sobre a saúde local e elencar propostas que seguirão para a etapa Distrital.
        Representando o CMS-Recife, a conselheira Lorena Raia deu as boas vindas a plenária e apresentou como funcionam os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde. "Esse é um momento para participar, onde podemos reclamar, elogiar e apresentar propostas que melhorem o nosso sistema de saúde", ressalta.
        A gerente do Distrito Sanitário VI, Manoela Gabriel, fez uma apresentação situacional do território e falou da importância deste momento. "Esse é um espaço de participação popular onde vamos ouvir as reivindicações de todos e sempre com o olhar para trazer melhorias para os serviços de saúde", disse.
        Ainda dentro da programação, a comissão eleitoral acompanhou o processo de escolha dos (as) pré-delegados (as) para a próxima etapa da 13a Conferência. Nesse sentido, foram eleitos (as) 11 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 05 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador.



Microrregional 8.3
         Cerca de 170 pessoas participaram da plenária microrregional 8.3 da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Carlúcio Castanha, na UR1, a Plenária teve como objetivo fazer uma escuta aos usuários (as) voltada para a elaboração de propostas que possam melhorar a rede do Recife.
      A conselheira Vera Lúcia, que representou o CMS-Recife na mesa de abertura, ressaltou a importância que o SUS representa para todos e todas. "Precisamos usar esses espaços para somar as melhorias para esse sistema que é tão importante para nós", disse a conselheira. "Espero que todos que estão aqui possam trazer suas insatisfações para que a gente possa trabalhar pensando na melhoria dos serviços que são feitos nas unidades do município", finaliza.
          A conselheira Cláudia Martins, que também esteve presente na plenária, foi convidada para apresentar um pouco sobre os Conselhos de Saúde e como eles se organizam. Na ocasião, Cláudia ressaltou que o CMS-Recife estará sempre de portas abertas para acolher as demandas dos usuários (as) do Recife.
            Além disso, a gerente do Distrito Sanitário (DS) VIII, Mônica Gueiros, apresentou um panorama situacional do território, onde mostra as estratégias de saúde da família que são adotadas na rede de saúde.
            A plenária elegeu 18 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 09 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador que passarão para a etapa Distrital do DS VIII da 13a Conferência.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário