Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CMS-Repercute: Academia da Saúde é tema de estudo de professores de Recife e Toronto

Atividades do PAC no Polo do Cavouco, no Distrito Sanitário IV

       Em matéria publicada pelo Jornal do Commércio, na editoria de Cidades, no último domingo (26), o Programa da Saúde será case de estudo para avaliar o custo-eficácia do programa ministerial voltado para a criação de políticas de promoção da saúde. Segundo a matéria (que pode ser conferida na íntegra clicando aqui) professores da universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Toronto (Canadá), avaliam o custo e a efetividade de medicamentos, procedimentos médicos e a atividade física para esse tipo de programa.
       Para quem não sabe, o Programa da Saúde foi criado pelo Ministério da Saúde em 2011, tendo como grande inspiração as experiências exitosas que o Programa Academia da Cidade (PAC), criado em 2002, no Recife/PE. O PAC desenvolve ações de promoção a saúde com ênfase na prática de atividade física, lazer e alimentação saudável, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população recifense através de exercícios como ginástica, caminha, corrida, dança, entre outros.
       Atualmente, o PAC possui cerca de 160 profissionais atuando nos 42 polos espalhados por Recife.

Conselho de Unidade do PAC 

       Em agosto de 2017, o CMS-Recife, juntamente com o Conselho Distrital de Saúde do Distrito Sanitário II, empossou o primeiro Conselho de Unidade de um equipamento de saúde com essa especificidade. A criação desse conselho foi um um desejo antigo dos profissionais de Educação Física que vem para fortalecer o Controle Social em Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário