Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Colegiado aprova recorte do Controle Social para o Plano Municipal de Saúde 2018-2021

     Por unanimidade, o Colegiado do CMS-Recife aprovou, na última quinta-feira, 25, o recorte do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021 no que se refere as ações previstas para o Controle Social para os próximos quatro anos. Sendo um dos pontos de pauta, o recorte foi apresentado pela conselheira e gerente de Monitoramento e Informação da Secretaria de Saúde, Kamila Matos, que, entre algumas ações, mostrou o que a gestão terá que realizar durante a vigência do Plano. 
A conselheira Kamila Mattos fez a apresentação do recorte do PMS e das PAS do Conselho
      "Hoje estamos apresentando parte das ações do Plano Municipal, mas com o enfoque na Diretriz do Controle Social", disse Kamila. "Vale ressaltar que as outras sete Diretrizes também virão para aprovação do Conselho, mas ainda estamos fazendo adequações tendo um olhar no atual contexto político econômico e nas mudanças de normativas no âmbito do SUS, sobretudo para questões ligadas ao financiamento", finaliza.
A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, apresentou o adendo ao Regime Eleitoral do CMS-Recife que visa trazer mais detalhamento no processo de eleição no novo colegiado do CMS-Recife
      Outro ponto importante da reunião foi a discussão do adendo no Regimento Eleitoral do CMS-Recife 2018-2020 que tem por finalidade deixar o texto mais detalhado no que se refere a metodologia que será adotada no dia da eleição que acontece em 20 de março de 2018. A modificação no texto foi um pedido da coordenadora do CMS-Recife, Janaína Bandão, que protocolou um requerimento junto a Comissão Eleitoral solicitando as adequações. 
      “Não estamos mudando nada no texto, apenas estamos deixando claro como será a condução na hora da eleição”, disse Janaína. “Tivemos um processo Eleitoral [biênio 2016-2018] muito calmo e queremos que para esse colegiado também seja, por isso, julguei importante essa adequação no Regimento Eleitoral”, finaliza relembrando que as eleições do atual colegiado ocorreu sem intercorrências.
      Após apresentados os pontos que serão modificados, o colegiado aprovou, também por unanimidade, o novo texto. Agora, o Regimento Eleitoral será encaminhado para republicação no Diário Oficial do Município.
Mesa coordenadora da Plenária. Romildo Cândido, Janaína Brandão, Keila Tavares e Rivânia Rodrigues.
      Além disso, os/as conselheiros/as também debateram sobre a Programação Anual de Saúde (PAS) do CMS, programação que contém todas as ações previstas para o Conselho realizar ao longo deste ano. Será realizada uma nova reunião no dia 31 deste mês para consolidar a PAS do CMS 2018 que, posteriormente, retornará ao pleno para aprovação.
       Por fim, o colegiado ainda aprovou as ATAS 207 RE e 301, 306, 307 RO e verificou as vacâncias de comissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário