Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Conselho realiza mais uma Distrital da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife


“Hoje, aqui é um exercício individual de cidadania coletiva”. Foi com essa frase direta e emblemática que a vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão recebeu os participantes da plenária Distrital do Distrito Sanitário (DS) III, ocorrida no último sábado, 09, na Escola Técnica Dom Bosco em Casa Amarela. Contemplando os(as) pré-delegados(as) eleitos(as) nas plenárias Microrregionais do DS III e os(as) conselheiros(as) Distritais de Saúde do território, a plenária serviu para debater as propostas que seguirão para a etapa Municipal da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife que acontece em Maio.

“É muito importante o dia de hoje. Temos duas instâncias de Controle Social garantidas por lei: os espaços de Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde, mas sabemos da dificuldade de representação... A gente esperava um público maior, esperava mais envolvimento dos segmentos e, por isso, deixo aqui uma reflexão para vocês sobre a participação: lá atrás, outras pessoas antes de nós estiveram lutando para que este espaço estivesse constituído dessa riqueza que é a representatividade”, disse Janaína, reforçando que o papel da sociedade é imprescindível na construção de políticas de saúde para melhorar a vida da população.


Recepcionados com uma calorosa agitação feita pela conselheira Municipal e profissional de educação física, Liana Lisboa, que colocou todo mundo para dançar, a plenária também foi convidada para escrever num painel com as perspectivas pessoais e dos participantes. "[A ideia do painel foi] trazer um pouco da visão do outro quanto às expectativas das pessoas na distrital do que precisa melhorar e em que a conferência pode contribuir por solução", disse Liana.

Participando da mesa de abertura, a gerente do Distrito Sanitário III, Lara Hazin, também deixou o seu recado. “Nós temos a mesma missão. Todos nós viemos com uma missão, que foi nos dada, onde muitos foram eleitos pelas suas comunidades para estar representando elas e trazendo propostas, construindo proposições para que cada vez mais a gente possa atender melhor aos nossos usuários e construir um SUS mais fortalecido”, disse.

A secretária-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Andreza Barkokebas, representou a Secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, na plenária e aproveitou para fazer uma apresentação dos avanços da pasta nesses meses de gestão. “Parabenizo a todos que tiraram um tempinho para fazer parte desse espaço democrático que a gente vive, onde estamos caminhando bem para chegará nossa conferência municipal cada vez mais fortalecidos”, disse.


A coordenadora do Conselho Distrital de Saúde (CDS) III, Jacqueline Sousa, que, pela primeira vez faz parte do CDS, reforçou as falas anteriores. “A importância do Controle Social na saúde é fundamental, pois visamos buscar melhorias no nosso território e em Recife como um todo”, conta. “Esperamos que nas próximas conferências as pessoas possam participar mais ativamente, pois é importante a devolutiva da população na construção de melhorias na nossa saúde”, finaliza.

Após as falas iniciais e apresentações, os participantes foram divididos nos eixos temáticos, onde tiveram acesso ao texto base da conferência, bem como as propostas separadas por grupo. Ao todo foram sete grupos que debatem a Ampliação dos serviços básicos de saúde, garantindo a integralidade do cuidado, com ênfase na Saúde Mental; o Fortalecimento dos processos regulatórios e acesso aos serviços especializados, assegurando a continuidade do cuidado; o Fortalecimento da vigilância em saúde e a busca pela integralidade com as ações e políticas estratégicas; Gestão, inovação tecnológica e financiamento em saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde: dimensionamento do quadro de pessoal, valorização e desenvolvimento profissional; Transparência pública e controle social na construção de políticas de saúde e garantia de direitos; e Assistência farmacêutica: promoção do uso racional e o acesso aos medicamentos e insumos essenciais.


No fim da tarde, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, prestigiou o resultado dos trabalhos em grupos e conversou com os participantes da plenária. “Estamos vendo que as propostas estão sendo feitas pensando na realidade do município”, ressalta, reforçando a ideia que nem sempre a solução é “construir unidades de saúde em toda esquina, pois isso não resolve o problema, mas sim qualificar e fortalecer aquilo que já temos”.

Ao final, foram eleitos(as) 14 usuários(as) e 07 trabalhadores(as) para representar o Distrito Sanitário III na 15ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022.

Delegados(as) eleitos(as) Segmento Trabalhador

Delegados(as) eleitos(as) Segmento Usuário


ELEIÇÃO CDS

Durante a plenária Distrital do Distrito Sanitário III, a Comissão Eleitoral fez uso do Art. 72 do Regimento Interno do CMS-Recife e elegeu uma conselheira para ocupar a vacância do segmento Trabalhador para o colegiado do Conselho Distrital de Saúde (CDS) III para o biênio 2022-2024.

Para quem não sabe, o CDS III possuía uma vaga para este segmento e, como as eleições dos Conselhos Distritais devem acontecer, preferencialmente, em decorrência das Conferências de Saúde, o CMS-Recife viu a possibilidade de preencher a vaga existente dentro da plenária.

Sendo assim, a profissional de educação física, Vanessa Lucena, foi eleita como conselheira suplente.

3 comentários:

  1. Todo gracias al Sr. Anderson Carl por ayudarme con mis ganancias y hacer posible mi quinto retiro. Estoy aquí para compartir contigo una increíble oportunidad que te cambiará la vida. se llama opciones comerciales de Bitcoin / Forex. es un negocio muy lucrativo que puede generarle hasta $2570 en una semana con una inversión inicial de solo $200. Soy la prueba viviente de esta gran oportunidad de negocio. Si alguien está interesado en operar con bitcoin o cualquier criptomoneda y quiere una operación exitosa sin perder, notifique al Sr. Anderson Carl ahora en Whatsapp: +1 (252) 285-2093 Correo electrónico: andersoncarlassettrade@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. WAter é o único que poderia curar meu HERPES e telhas com seus produtos à base de plantas. Eu tentei quase tudo, mas não consegui encontrar nenhuma solução para minhas erupções dolorosas e listras de bolhas. Apesar de tudo isso acontecer comigo, eu sempre gasto muito comprando remédios HERPES de hospitais e tomando alguns remédios diversos mas sem alívio, até que um dia eu estava navegando na internet quando me deparei com um ótimo post de Henriette, que realmente disse que ela foi diagnosticada com HERPES e foi curada com a ajuda desses grandes e poderosos médicos de ervas. Às vezes eu realmente me pergunto por que as pessoas o chamavam de Dr. WAter, eu nunca soube que era tudo por causa do grande e perfeito trabalho que ele vem fazendo que o tornou tão popular. Então, eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele me fez algumas perguntas e então ele disse algo que eu nunca vou esquecer. Ele disse que qualquer pessoa que tenha usado seu remédio herbal sempre fica curada após 2 semanas. Fiquei espantado, pois pude sentir que ele estava sendo muito honesto, então fiz tudo o que ele pediu para comprar esse remédio. Quando comecei a usar este medicamento, depois de alguns dias, as bolhas desapareceram, não há mais erupções no meu corpo. Esperei pacientemente terminar a dosagem, antes de ir a um hospital próximo para ver um ginecologista para check-up. E me disseram que eu era negativo para herpes e herpes zoster. Fiquei muito surpreso e feliz com a cura, e não consigo segurar minha alegria, então estou aqui para dizer a qualquer pessoa que esteja passando por problemas de saúde semelhantes para parar de desperdiçar seu dinheiro em medicamentos hospitalares, obter produtos à base de plantas Dr. WAter agora e ser curado . Entre em contato com ele no whatsapp: +2349050205019 ou DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM.
      deixo aqui o meu nome de facebook: Miranda Filipe (o perfil com um carro branco ao fundo) e o meu email mirandafilipe01@gmail.com para quem quiser falar comigo.

      Excluir
    2. Olá, sou Marcelo Paes Costa Junior e sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico de ervas que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV/AIDS há mais de 5 anos e estava quase chegando ao fim da minha vida devido à aparência da minha pele. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã correu para mim que encontrou um médico na internet que pode curar o HIV/AIDS, eu nem me interessei porque nunca acreditei. Ela me ajudou em tudo que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e ainda usou o próprio dinheiro para conseguir o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, comecei a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a aparecer. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e deu negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente de HIV/AIDS novamente. se você tem HIV/AIDS ou Hepatite, ou Herpes ou HPV ou doenças das artérias coronárias ou qualquer doença, entre em contato com o Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número de whatsapp é: +2349050205019. Desejo boa sorte a todos, Deus abençoe a todos. eu tenho um grupo de saúde no twitter por favor me siga @Marcelocostapa2 e participe do meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, conscientizar e ajudar outras pessoas. Você também pode me enviar um email para marcelocostajunior1967@gmail.com

      Excluir