Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Distrito Sanitário V aprova propostas para 15ª Conferência Municipal de Saúde

 

Reunidos no dia 09 de abril de 2022, os(as) pré-delegados(as) eleitos(as) e os(as) conselheiros(as) natos do Conselho Distrital de Saúde (CDS) V estiveram reunidos(as) para realização da sua plenária Distrital da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Municipal Amaury de Medeiros, em Afogados, a plenária teve como objetivo aprovar as propostas que serão encaminhadas para a etapa municipal da Conferência, além de eleger os representantes do Distrito V neste evento de suma importância para o Controle Social.

Embalados pelo grupo de percussão do CAPS René Ribeiro, a plenária pode ouvir as falas daqueles que compuseram a mesa de abertura. O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, além de dar as boas vindas, ressaltou a importância desse espaço. “Hoje vocês irão aprovar propostas que servirão para os quatro anos de governo. É fundamental que as propostas atendam as necessidades das nossas comunidades”, disse.

A gerente do Distrito Sanitário V, Ana Beatriz Vasconcelos, deixou sua fala de otimismo. “Este foi um momento extremamente rico, um momento para fortalecimento da Atenção Básica e dos outros níveis de Atenção, onde a gente pode debater acesso, o fortalecimento da rede, a recomposição da rede”, disse. “A gente teve uma boa adesão e participação de todos os seus atores nesse momento de construção e fortalecimento das Políticas de Saúde, e, para o Distrito Sanitário V que se caracteriza por ter uma alta vulnerabilidade, todos saímos ganhando”, avalia.

Para a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, os Trabalhos de Grupo são de extrema importância. “Trabalho de grupo é muito importante para que a gente possa convergir as nossas necessidades e convergir o que é possível fazer [...] a gente sabe que são muitas as necessidades, mas a gente não vai poder dar conta de tudo de uma vez”, reflete. “Que a gente possa olhar para as necessidades do Distrito e conseguir priorizar aquela necessidade que possa dar maior efetividade na melhoria dos serviços”, finaliza.

Coordenando o Conselho Distrital de Saúde (CDS) V, a conselheira Sandra Rejane, falou da importância desse momento. “Participar das plenárias é muito mais do que ser somente uma conselheira, mas sim, fazer realmente o papel de cidadã, onde temos a oportunidade de fazer as escolhas e mudanças necessárias para melhorar a saúde da cidade do Recife”, pondera.

Após as falas iniciais e apresentações, os participantes foram divididos nos eixos temáticos, onde tiveram acesso ao texto base da conferência, bem como as propostas separadas por grupo. Ao todo foram sete grupos que debatem a Ampliação dos serviços básicos de saúde, garantindo a integralidade do cuidado, com ênfase na Saúde Mental; o Fortalecimento dos processos regulatórios e acesso aos serviços especializados, assegurando a continuidade do cuidado; o Fortalecimento da vigilância em saúde e a busca pela integralidade com as ações e políticas estratégicas; Gestão, inovação tecnológica e financiamento em saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde: dimensionamento do quadro de pessoal, valorização e desenvolvimento profissional; Transparência pública e controle social na construção de políticas de saúde e garantia de direitos; e Assistência farmacêutica: promoção do uso racional e o acesso aos medicamentos e insumos essenciais.







Ao final, foram eleitos(as) 28 usuários(as) e 06 trabalhadores(as) para representar o Distrito Sanitário V na 15ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022.


ELEIÇÃO CDS

Assim como aconteceu na plenária Distrital do Distrito Sanitário III, o CDS V precisou fazer uso do Art. 72 do Regimento Interno do CMS-Recife para eleger um conselheiro para ocupar a vacância do segmento Trabalhador para o colegiado do Conselho Distrital de Saúde (CDS) V para o biênio 2022-2024.

Para quem não sabe, o CDS V possuía duas vagas para este segmento e, como as eleições dos Conselhos Distritais devem acontecer, preferencialmente, em decorrência das Conferências de Saúde, o CMS-Recife viu a possibilidade de preencher a vaga existente dentro da plenária.

Sendo assim, foi socializado com todos os presentes e apenas uma vaga foi ocupada pelo profissional de saúde, Mikael Lima Brasil, que foi eleito como conselheiro Titular.


Um comentário:

  1. Dr. WAter é o único que poderia curar meu HERPES e telhas com seus produtos à base de plantas. Eu tentei quase tudo, mas não consegui encontrar nenhuma solução para minhas erupções dolorosas e listras de bolhas. Apesar de tudo isso acontecer comigo, eu sempre gasto muito comprando remédios HERPES de hospitais e tomando alguns remédios diversos mas sem alívio, até que um dia eu estava navegando na internet quando me deparei com um ótimo post de Henriette, que realmente disse que ela foi diagnosticada com HERPES e foi curada com a ajuda desses grandes e poderosos médicos de ervas. Às vezes eu realmente me pergunto por que as pessoas o chamavam de Dr. WAter, eu nunca soube que era tudo por causa do grande e perfeito trabalho que ele vem fazendo que o tornou tão popular. Então, eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele me fez algumas perguntas e então ele disse algo que eu nunca vou esquecer. Ele disse que qualquer pessoa que tenha usado seu remédio herbal sempre fica curada após 2 semanas. Fiquei espantado, pois pude sentir que ele estava sendo muito honesto, então fiz tudo o que ele pediu para comprar esse remédio. Quando comecei a usar este medicamento, depois de alguns dias, as bolhas desapareceram, não há mais erupções no meu corpo. Esperei pacientemente terminar a dosagem, antes de ir a um hospital próximo para ver um ginecologista para check-up. E me disseram que eu era negativo para herpes e herpes zoster. Fiquei muito surpreso e feliz com a cura, e não consigo segurar minha alegria, então estou aqui para dizer a qualquer pessoa que esteja passando por problemas de saúde semelhantes para parar de desperdiçar seu dinheiro em medicamentos hospitalares, obter produtos à base de plantas Dr. WAter agora e ser curado . Entre em contato com ele no whatsapp: +2349050205019 ou DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM.
    deixo aqui o meu nome de facebook: Miranda Filipe (o perfil com um carro branco ao fundo) e o meu email mirandafilipe01@gmail.com para quem quiser falar comigo.

    ResponderExcluir