Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Coordenação do CMS-Recife realiza reunião com secretários executivos dos Conselhos Distritais

     A coordenação do CMS-Recife organizou, na semana passada, um encontro com os secretários executivos dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) para integrar os trabalhos nesses espaços de Controle Social. A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, destacou que o objetivo da reunião foi proporcionar a trocar experiências entre os Conselhos, além de discutir uma sistematização dos trabalhos entre eles.
      "Temos a responsabilidade e necessidade de integrar as secretarias executivas da rede de conselhos de saúde para qualificar esse espaço tão importante para o controle social", disse. "Vamos discutir, em suas amplitudes, as atividades desenvolvidas pelos secretários para potencializar as demandas e tornar o trabalho dentro do conselho mais célere", avalia.
     A secretária executiva do CDS I, Ieda Moura, relembrou que o ano de 2017 haverá grandes eventos e ressaltou que esta reunião já é uma preparação para o que estar por vim. "Ano que vem teremos mais uma conferência de saúde e precisamos trabalhar em conjunto para realizar um bom evento em todas as etapas", disse. Ieda também falou que a reunião foi um importante momento para alinhar os trabalhos dos conselhos de saúde. "A integração entre todos os secretários é fundamental para o desenvolvimento de nossas atividades", finaliza.
     Para a vice coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, a figura dos secretários executivos tem um importante papel no funcionamento administrativo dos conselhos. "Eu definiria o trabalho deles como apoiadores, pois, são eles que dão andamento nas demandas dos conselheiros. E para que isso aconteça de forma eficiente, eles precisam está por dentro do Regimento Interno e de todo o funcionamento do conselho", disse.  
         Como encaminhamento, a coordenação do CMS-Recife realizará reuniões mensais, onde debaterá temas como Regimento Interno, papel do secretário executivo, documentos normativos (Lei 8080, Lei do conselho, etc), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário