Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

12ª Conferência: Distritos II e V finalizam etapa Distrital

Pré-delegados/a participam da etapa Distrital do Distrito Sanitário V
    No último sábado (23), os Distritos Sanitários (DS) II e V concluíram a sua etapa Distrital da 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizadas nos bairros de Beberibe e Afogados, respectivamente, as plenárias tiveram como objetivo não só debater sobre o documento base, mas elencar propostas e eleger os delegados e delegadas que irão para etapa Municipal da conferência que acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho o Centro de Convenções, em Olinda.
Participantes da Distrital II se reuniram no último sábado 
     Ocorrida no SEST/SENAT, os pré-delegados/as do DS II participaram das discussões dos oito eixos temáticos que norteiam todo o debate desta conferência. Cada participante pode contribuir na construção de diretrizes que servirão para compor o relatório final da 12ª Conferência e que serão, posteriormente, levadas as etapas Estadual e Nacional das conferências de saúde.
    Os oito eixos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;  Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;  Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;  Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Profissionais da Academia da Cidade colocaram todos para se exercitar 
    Ambas as plenárias tiveram um momento de descontração promovido pelos profissionais da Academia da Cidade. Após esse primeiro contato, os participantes conheceram a composição da mesa de abertura. Entre os convidados estavam a representante do CMS-Recife, Edileusa Maria, o representante do Conselho Distrital de Saúde do DS II, Dário Santana, a secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Kamila Matos, o gerente do DS II, Romero Nogueira e a representante da Geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, Mariana Pires.
A conselheira Edileusa Maria representou o CMS-Recife na Distrital II
    Assim como no DS II, os participantes do Distrito V também colaboraram no enriquecimento do documento base, sugerindo propostas para melhorar o sistema de saúde local, estadual e nacional, além de eleger seus delegados/as que representarão o Distrito na etapa Municipal.
    No DS V estiveram presentes o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, o coordenador do Conselho Distrital de Saúde do DS V, André Cristiano, a secretária Executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, a gerente do DS V, Lígia Lima, e o gerente Geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, Paulo Roberto.
O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, esteve presente na abertura da Distrital V
     Os respectivos gerentes dos distritos fizeram um apanhado situacional do território, mostrando o quadro funcional, a rede de serviços, as obras e requalificações das unidades.

     O secretário de Saúde, Jaílson Correia, compareceu nas duas plenárias, onde fez questão de passar em todas as salas temáticas para deixar a mensagem da importância da 12ª Conferência Municipal de Saúde e ressaltar que as propostas que saíram dos grupos servirão para a construção de um SUS melhor em todo o país.
Jaílson Correia passou em todas as salas temáticas para desejar bom trabalho
aos participantes
     Ao final, foram eleitos 49 delegados Usuários e 24 delegados Trabalhadores do DS II e 56 delegados Usuários e 24 delegados Trabalhadores no DS V.


Grupos temáticos:

 Distrital II:

Distrital V:

Nenhum comentário:

Postar um comentário