Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

12ª Conferência: Distritos III/VII e VI/VIII realizam etapa Distrital

     No último sábado (16), os Distritos Sanitários (DS) III/VII e VI/VIII concluíram a sua etapa Distrital da 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizadas nos bairros de Casa Amarela e Boa Viagem, respectivamente, as plenárias tiveram como objetivo debater sobre o documento base, elencar propostas e eleger os delegados e delegadas que irão para etapa Municipal da conferência.
Plenária VI/VIII
     Ocorrida no Centro Universitário Maurício de Nassau, unidade de Boa Viagem, os pré-delegados/as do DS VII/VIII participaram das discussões dos oito eixos temáticos que norteiam todo o debate da conferência. Cada participante escolheu o tema que mais se identifica e pode contribuir na construção de diretrizes que servirão para compor o relatório final da 12ª Conferência e que serão, posteriormente, levadas as etapas Estadual e Nacional das conferências de saúde.

     Os oito eixos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;  Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;  Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;  Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Banda Bolôlô animou os participantes do DS VI/VIII
Poeta levou um pouco da cultura do cordel para o DS III/VII
     Ambas as plenárias tiveram momentos lúdicos para descontrair os presentes, como uma ciranda de roda no DS VI/VIII e leitura de cordel do DS III/VII. Após esse primeiro contato, os participantes conheceram a composição da mesa de abertura. Entre os convidados estavam o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, o coordenador do Conselho Distrital de Saúde do DS VI, Júlio Santana, a secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Kamila Matos, a gerente do DS VI, Silvana Moreira, a gerente do DS VIII, Mônica Gueiros e a representante da Gerência Geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, Mariana Wanderley.
Mesa de abertura do DS VI/VIII
     Assim como no DS VI/VIII, os participantes do Distrito III/VII também colaboram com o enriquecimento do documento base, sugerindo propostas que melhorem o sistema de saúde local, estadual e nacional. Mas não só isso, também elegeram seus delegados/as que representarão o Distrito na etapa Municipal.
Plenária III/VII
     No DS III/VII estiveram presentes a representante do CMS-Recife, Edileusa Maria, o secretário de Saúde do recife, Jaílson Correia, a secretária Executiva de Coordenação Geral, Joanna Freire, a vice-coordenadora do Conselho Distrital de Saúde do DS III, Anilda Maria, a gerente do DS III, Lara Hazin, a gerente do DS VII, Ana Sofia Costa e o gerente Geral  de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, Paulo Roberto.
Mesa de Abertura do DS III/VII
   As gerentes dos distritos fizeram um apanhado situacional do território, mostrando o quadro funcional, a rede de serviços, as obras e requalificações das unidades. O secretário de Saúde passou em todas as salas temáticas do DS VI/VIII e deixou a mensagem da importância desse momento para a construção de um SUS melhor não somente para a população do Recife, mas para todo o Brasil.
Jailson Correia em visita as salas temáticas no DS VI/VIII
    Ao final, foram eleitos 57 delegados Usuários e 29 delegados Trabalhadores do DS VI/VIII e 39 delegados Usuários e 26 delegados Trabalhadores no DS III/VII.


Imagens dos trabalhos de grupo nas salas temáticas:














Nenhum comentário:

Postar um comentário