Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário IV inicia sua fase Microrregional

           Seguindo o cronograma da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, o Distrito Sanitário IV realizou, na noite da última quinta-feira, 6, a sua primeira plenária Microrregional. Atendendo aos bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi, a micro 4.1 teve a participação de mais de 130 moradores, entre usuários (as) e trabalhadores (as) das localidades acima citadas, onde os participantes tiveram a oportunidade de elencar propostas que servirão de subsídio para elaboração do Plano Municipal de Saúde para o próximo quadriênio (2018-2021). 
          Enquanto o credenciamento estava aberto, a mesa de abertura foi composta e, entre os convidados, estavam a conselheira Municipal de Saúde, Rosângela Albuquerque, a representante do Conselho Distrital de Saúde, Joselita Maria, a gerente do Distrito Sanitário IV, Juliana Santiago e a gerente de Monitoramento e Informação a Secretaria de Saúde (Sesau), Kamila Matos.
        Fazendo uma apresentação sobre o funcionamento dos conselhos de saúde, a conselheira Rosângela Albuquerque, exaltou a importância desses espaços de Controle Social. "Este é um espaço importantíssimo para dizer por quais problemas a comunidade passa e assim iremos elaborar propostas que serão levadas a conferência Municipal", disse a conselheira.
       Após dar boas vindas aos presentes, Juliana Santiago fez uma apresentação situacional do território onde trouxe a estruturação da saúde e mostrou como se dá os processos de encaminhamento nas Unidades de Saúde, além de apresentar os avanços da gestão, como o panorama das requalificações das unidades existentes.
        Findadas as apresentações, a plenária foi convidada ao debate e alguns dos presentes externaram suas queixas, pedidos e elogios à mesa. Pontos como: "uma integração maior entre o trabalhador e a gestão", "retorno da Unidade Skylab ao local de origem" e "construção da UPA Detran" foram citados nas falas dos (as) moradores (as).

     Ao final, a microrregional 4.1 elegeu 08 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhadores (as) e 08 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário que irão a etapa Distrital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário