Páginas

quarta-feira, 5 de julho de 2017

13a Conferência: Distritos VI e VIII realizam plenárias Microrregionais

Na tarde do último sábado, 1, os Distritos Sanitários (DS) VI e VIII realizaram suas etapas de microrregionais do processo que antecede a 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Como previsto no cronograma, as plenárias aconteceram às 14h e contemplaram da Microrregiões 6.1 e 8.2, DS VI e DS VIII, respectivamente.

Microrregional 6.1
Apresentação cultural 'As sereias Teimosas' de Brasilia teimosa
        Iniciando sua fase de Microrregionais, o Distrito Sanitário (DS) VI realizou, na Escola Oswaldo Lima Filho, a plenária da microrregião 6.1 reunindo cerca de 70 participantes entre usuários (as) e trabalhadores (as) dos bairros de Brasília Teimosa e Pina.
       O evento contou com a presença da gerente do Distrito, Manoela Gabriel, além da representante do CMS-Recife, Lorena Raia, do representante do Conselho Distrital de Saúde, Wendell Rocha, e da gerente de Monitoramento e Informação da Secretaria de Saúde (Sesau), Kamila Matos.
Lorena Raia representou o CMS-Recife na plenária
       “Este é um momento de conscientizar a população para uma participação mais ativa dentro da comunidade e dizer que as reclamações e sugestões de melhorias que serão apresentadas aqui serão levadas em consideração e, posteriormente, serão consolidadas para a Conferência Municipal”, disse a conselheira Lorena Raia, que parabenizou a participação de comunidade nesta plenária, mesmo sendo um dia bastante chuvoso. Lorena também fez uma apresentação falando um pouco da organização e estrutura dos Conselhos de Saúde.
A gerente do Distrito, Manoela Gabriel, apresentou como funcionam os serviços de saúde
         Mostrando um diagnóstico situacional do território, Manoela fez uma apresentação onde falou da preocupação que a gerência do Distrito tem em trabalhar de forma sistemática para traçar metas que intensifiquem as ações de melhorias na área. Após apresentação, a plenária foi convidada a participar do debate onde puderam expor suas críticas, pedidos e propostas que serão encaminhadas a etapa Distrital. 
       Ao final, a plenária Micro 6.1 elegeu 12 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 05 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador.


Microrregional 8.2

         Realizando sua segunda plenária de micro, o Distrito Sanitário (DS) VII contou com a participação de moradores do bairro do Jordão para dialogarem sobre as problemáticas existentes na rede de saúde do município e debaterem quais estratégias devem ser tomadas para sanar tais problemas.
      Na ocasião participaram da mesa, o representante do CMS-Recife, Vera Lúcia, as representantes do Conselho Distrital de Saúde, Antônia de Fátima e Gilzolene Amorim, a gerente do Distrito Sanitário VIII, Mônica Gueiros, e a representante da Secretaria de Saúde (Sesau), Alessandra Debone.
        A conselheira Vera Lúcia falou da importância desse espaço. “Os segmentos que aqui estão representados nos ajudará a entender quais são os principais problemas que a saúde do Recife passa e, enquanto Conselho Municipal de Saúde, esperamos que tragam propostas positivas para que ajudem a nossa comunidade e que os usuários e trabalhadores possam participar efetivamente na construção permanente desse SUS que é de todos”, disse.
      Assim como acontece em todas as etapas Microrregionais, Vera apresentou um pouco o Conselho de Saúde falando da importância que este órgão colegiado tem dentro da capital pernambucana.
       A gerente do DS, Mônica Gueiros, apresentou á plenária a estruturação do território, com ênfase na micro 8.2, e , posteriormente, levou a plenária ao debate onde foi discutida saúde local.
      Ao final, foram eleitos (as) 04 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 04 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário