Páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

13a Conferência: Moradores da Microrregião 1.1 discutem sobre saúde local

       Moradores dos bairros do Recife e Santo Amaro, do Distrito Sanitário (DS) I, participaram da plenária de Microrregional 1.1 da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife realizada na noite da terça-feira, 4, no SESC de Santo Amaro. Com a presença de cerca de 110 inscritos, a plenária serviu para avaliar a saúde local e dialogar sobre a melhoria na rede de saúde do Recife.
       O evento teve sua abertura feita com a apresentação da mesa, que, entre os convidados, estavam o conselheiro municipal, Rodrigo Barbosa, o coordenador do Conselho Distrital de Saúde, Eduardo Andrade, a gerente de Monitoramento e Informação da Secretaria de Saúde (Sesau), Kamila Matos e a gerente do Distrito Sanitário, Alessandra Araújo, que, na ocasião, fez uma apresentação situacional do território.
O conselheiro Municipal, Rodrigo Barbosa, enfatizou a importância da participação
dos usuários e trabalhadores no Controle Social
         “Este é um momento muito importante para fortalecer o Controle Social e para que a gente discuta sobre as políticas de saúde na nossa comunidade”, disse o conselheiro Rodrigo Barbosa na sua fala de abertura.
       A conselheira Angélica Araújo também esteve presente na plenária e apresentou um pouco do que são os Conselhos de Saúde, como se organizam e como fazer parte deles para os participantes do evento. 
A conselheira Municipal, Angélica Araújo, apresentou como são formados os Conselhos de Saúde
A conselheira Distrital, Otávia Félix, mostrou as ações do Conselho Distrital de Saúde I
               Falando um pouco do que é Controle social, Alessandra mostrou como o DS está dividido, apresentou a estrutura de saúde dentro do território, com ênfase na micro 1.1, e falou das ações que acontecem dentro do distrito.
A gerente do Distrito Sanitário I, Alessandra Araújo, mostrou um panorama situacional
do território, com ênfase a microrregião 1.1
               Após esse momento, a plenária foi convidada para o debate onde queixas, pedidos e propostas foram lançadas pelos presentes. Entre as reivindicações estavam a requalificação da Unidade do Pilar que, segundo os participantes da plenária, se encontra em estruturas precárias e a construção de uma Upinha no bairro de Santo Amaro.
            Ao final, 14 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 07 pré-delegados (as) pelo segmento trabalhadores.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário