Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Distrito IV aclama seus delegados(as) para 14ª Conferência


    Realizando mais uma Plenária Ampliada da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário IV, recebeu conselheiros(as) Distritais e de Unidades para explicar e apresentar a nova metodologia da Conferência e também para debater sobre o tema central desse evento que é considerado a instância máxima do Controle Social.
    “Este é um momento de empoderamento, onde devemos nos fortalecer e continuar com a nossa luta em defesa do SUS”, disse a gerente o Distrito Sanitário IV, Juliana Santiago, na sua fala de boas vindas aos presentes. Além de Juliana, participaram da mesa de abertura o coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, a conselheira e representante da Secretaria de Saúde, Janaína Brandão, e a coordenadora do CDS IV, Elisângela Cavalcanti.
   Os(As) participantes da Plenária ainda puderam acompanhar a apresentação do coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, que trouxe um pouco do resgate histórico da criação dos Conselhos de Saúde, bem como fez uma contextualização da atual conjuntura governamental. “Precisamos defender o SUS como um sistema público que é e não como um sistema mercadológico onde querem propor um novo modelo que visa somente o lucro”, disse. Cristiano ainda ressaltou que a Conferência tem um grande diferencial nesse momento. “Agora, iremos elaborar e priorizar propostas que seguirão para um contexto mais amplo, pois são para os Planos de Saúde do Estado e do Nacional”, pondera, relembrando que Recife já elencou suas propostas a nível Municipal em 2017, durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde.
    Convida para apresentar a metodologia da conferência aos presentes, a conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência, Janaína Brandão, tirou as dúvidas dos(as) conselheiros(as), além de explanar sobre o tema central da Conferência. “Esse espaço é justamente para discutir sobre a democracia e de que forma podemos garantir que as políticas de saúde sejam melhoradas”, afirma.
     Ao final, foram eleitos(as) os representantes do DS IV para a 14ª Conferência Municipal de Saúde que acontece nos dias 28 e 29 de Março, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Representantes do segmento Usuário
Representantes do segmento Trabalhador
Representantes do segmento Gestor
Delegação que representará o Distrito Sanitário IV na 14ª Conferência
Municipal de Saúde/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário