Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

329ª Reunião Ordinária do CMS-Recife tem 'Regulação' como tema principal

Mesa plenária: Secretario-Executivo do CMS-Recife, Romildo Cândido; Coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento; Vice-coordenadora, Sônia Pinto; Coordenador da Comissão Executiva, Euclides Cunha
       No início da manhã desta quinta-feira (28), Conselheiros e Conselheiras do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife estiveram reunidos(as) na sede do CMS-Recife para realizarem a sua 329ª Reunião Ordinária (R.O). Tendo como ponto principal de pauta, a apresentação da Central de Regulação em Saúde, que explana a demanda dos usuários por serviços de saúde e o acesso a eles, seguindo diferentes perfis de demanda. 
André Santos, representante da Central de Regulação do Recife
        Responsável pela apresentação, o representante da Central de Regulação do Recife, André Santos, salientou pontos principais que abrangem o tema. "Nosso sistema de regulação atende toda a necessidade de saúde do cidadão Recifense, estamos a todo tempo trabalhando para melhorar o tempo nas filas de espera, o atendimento e manter sempre as unidades de saúde atualizadas", salientou André.

     Durante a explanação, André destacou os perfis de acesso ao Sistema de Regulação (SISREG), onde se encontra os perfis responsáveis pelo controle no Sistema, sendo eles: o perfil do solicitante, onde ele é responsável por acompanhar diariamente os agendamentos e informar ao paciente o dia, local e horário da sua consulta, o perfil regulador ou autorizador, é responsável pela avaliações das solicitações enviadas para a Regulação Médica, o qual pode autorizar, devolver, reclassificar ou negar solicitações e o perfil executante, que é onde se finaliza consultas agendadas e confirmação de atendimento.
        Ainda, André apresentou as especificações dos serviços credenciados a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), além do seu teto financeiro por cada bloco de credenciamento, como: oftalmologia, reabilitação, patologia clínica, de imagem e dentre outros, assim como das unidades privadas credenciadas por especialidade, como: Louis Pasteur, CIAC, SEOPE, além de outros conveniados de outras especialidades.
        Ao logo da reunião, Conselheiros(as) fizerem destaques e contrapontos referentes aos serviços que chegam as unidades e pediram mais atenção nas solicitações das Unidades de Saúde e Postos de Saúde. A Conselheira pelo segmento Usuário, Edneide Ferreira enfatizou a dificuldade na marcação de exames mais complexos, como ultrassom doopler. "Estou há quase seis meses com um paciente da minha unidade sem conseguir a marcação do exame. Sabemos que é difícil, mas há casos que necessitam de prioridade ou em outros, a remarcação do serviço" enfatizou.
       A Conselheira pelo segmento Trabalhador, Iris Maria salientou a preocupação com a saúde mental e destacou a necessidade de uma atenção especializada para esse grupo. "Volto a destacar a nossa preocupação com a saúde mental. Temos uma dificuldade muito grande nas marcações para determinados requerimentos. Eu, como usuária do SUS, sei como é difícil, mas não podemos tirar as filas presenciais e transformá-las em filas online", disse Iris.
      O atual coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento evidenciou a satisfação na apresentação da Central de Regulamento, assim como a presença dos Conselheiros Distritais. "A gente está muito satisfeito com o nível de detalhamento que eles conseguiram trazer, a gente sempre pedia o recorte financeiro e de execução, e eles conseguiram nos entregar com informação concreta e detalhamento, para que a gente consiga ter o entendimento de como funciona a regulação", destacou.

    Ainda durante a reunião, Cristiano fez um balanço da participação dos(as) conselheiros(as) nas Plenárias Ampliadas da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), além de mostrar um quadro atualizado das inscrições das entidades dos Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores de Serviços que querem participar da referida Conferência.
      A próxima R.O está marcada para 21 de março, em horário integral, tendo em vista as datas de realização da 14ª Conferência que acontecerá nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário