Páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário II encerra etapa Microrreginal

    O Distrito Sanitário (DS) II encerrou, na noite da última quarta-feira, 17, a sua participação na etapa de Microrregionais da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Municipal Paulo VI, na Linha do Tiro, a plenária 2.3 reuniu cerca de 160 pessoas, entre usuários (as) e trabalhadores (as), dos bairros de Beberibe, Dois Unidos e Linda do Tiro. O objetivo da plenária foi ouvir a população e saber quais anseios daquelas localidades.
    A vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, avaliou a realização das microrregionais do DS II. "Estamos gratificados por estarmos promovendo, in loco, um debate das reais necessidades de saúde da população e que resultarão em propostas que subsidiarão a construção do Plano Municipal 2018-2021", ressalta. "Essa é uma construção coletiva e democrática daqueles que mais usam e precisam das ações e serviços de saúde no município", finaliza.
     O gerente Distrital, Romero Nogueira, que fez uma apresentação situacional do território, com ênfase na micro 2.3, falou da importância da plenária para a melhoria da saúde no Recife. "São nesses espaços que vamos ouvir seus pedidos e elaborar propostas que o governo terá que realizar nos próximos anos. Devemos fazer um debate cheio de luta e ter a visão de que faremos o melhor para trazer melhorias para essa região", dispara.
         Após as apresentações, foi aberto o debate. O usuário Maurílio Cândido aproveitou a oportunidade para cobrar a construção da Unidade de Saúde de Campo do Café, Linha do Tiro, que, segundo ele, foi prometida pela gestão desde a 11ª Conferência de Saúde em 2013. "Até agora aguardamos a construção da USF Campo de Café e já se passaram duas conferências de saúde e ainda não saiu do papel. Como vão resolver isso?", indaga.
       Em resposta, Romero falou que estão viabilizando a obra e ressaltou que muitas unidades do Distrito Sanitário II foram modernizadas. "Tivemos 70% de nossas unidades requalificadas e isso é um dado importante para destacar", explica. "Vamos lutar para conseguir os 100% de requalificação e, com certeza, a Upinha de Campo do Café estará no meio", finaliza.
        A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Alcione Gama pediu uma atenção maior da gestão na realização de campanhas educativas. "É importante realizar parcerias nas escolas sobre a questão da dengue. É preciso ter um investimento em ações educativas, assim, o trabalhador estará mais próximo do usuário", avalia. 
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador
        No final da plenária, houve a eleição dos (as) pré-delegados (as), onde 18 candidatos (as) do segmento Usuário foram eleitos por aclamação e 08 candidatos (as) do segmento Trabalhador garantiram suas participações na etapa Distrital do DS II que ocorre dia 12 de agosto, na Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, na Encruzilhada.
       Além de Keila e Romero, participaram da mesa de abertura o coordenador do Conselho Distrital de Saúde (CDS) II, Antônio Gomes, a gerente de Monitoramento e Informação da Secretaria de Saúde, Kamila Matos, e, Edson Alves, representando a Secretaria de Governo (SEGOV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário