Páginas

quinta-feira, 11 de maio de 2017

13a Conferência: Microrregional 2.2 acontece dentro da normalidade

      Atendendo o cronograma da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, o Distrito Sanitário (DS) II deu continuidade a sua etapa de plenárias Microrregionais. Acontecida na escola de samba Gigante do Samba, no bairro da Bomba do Hemetério, a Microrregional 2.2 teve a presença de 161 pessoas - usuários (as) e trabalhadores (as) - que participaram do evento e levaram suas queixas, proposições e pedidos aos gestores que compuseram a mesa.
    Contemplando os bairros de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto da Madeira, os moradores dessas comunidades puderam ouvir as explanações do gerente do Distrito, Romero Nogueira, que fez uma breve apresentação do território, sempre atentando para a microrregional 2.2.
    Além de expor a estruturação do distrito (como ele se divide, quantidade de unidades, etc), Romero também falou da importância dessa conferência. "Este é um grande momento onde a população poderá contribuir na construção de proposta que servirá de base para elaboração do Plano Municipal pelos próximos quatro anos", disse.
    Após a apresentação feita pelo gerente distrital, a plenária pode participar elencando seus sentimentos acerca da funcionalidade do sistema nas unidades de saúde presentes na micro. Pedidos como: restauração de unidades já existentes e implantação de Academias da Cidade foram citadas pelos moradores da área.
       A vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, participou da mesa de abertura e ressaltou a importância desse momento para o Controle Social. "A participação social nesses espaços fortalece a política do Controle Social, pois os três segmentos que compõe o SUS se unem para construir, coletivamente, propostas que irão melhorar a saúde da população do Recife", disse. "O CMS-Recife se sente feliz quando vê uma grande participação de usuários e trabalhadores nessas micros e reafirma seu o papel de apoiador, fomentador e acolhedor das demandas da sociedade afim de lutar por melhorias da rede de saúde", finaliza.
       No final da plenária, houve a eleição dos (as) pré-delegados (as), no qual 18 candidatos do segmento Usuário foram eleitos, enquanto que no segmento Trabalhador, 07 candidatos garantiram participação na etapa Distrital do DS II.
       A próxima (e última) microrregional do Distrito Sanitário II está marcado para quarta-feira, 17, no bairro da Linha do Tiro.
      Também participaram da mesa o coordenador do Conselho Distrital de Saúde II, Antônio Gome e a gerente de Monitoramento e Informação da Secretaria de Saúde, Kamila Matos.

Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo Segmento Trabalhador
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário