Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

CMS-Recife marca presença na Plenária Nacional Regional de Saúde Nordeste

Na foto: Osvaldo Amorim, Rivânia Rodrigues, Lucelena Cândido, Vasti Soares,
Josilene Carvalho, Rosângela Albuquerque e Janaína Brandão.
    As conselheiras municipais de saúde, Rivânia Rodrigues, Rosângela Albuquerque, Vasti Soares, Josilene Carvalho, Janaína Brandão e Lucelena Cândido, juntamente com o conselheiro Osvaldo Amorim, representaram o CMS-Recife na Plenária Popular Regional de Saúde Nordeste, realizada nos dias 13 e 14 de março, em Fortaleza/CE. O evento, que teve cerca de 400 participantes, foi o ponta pé inicial para a mobilização popular da 15ª Conferência Nacional de Saúde que acontecerá entre os dias 1 e 4 de dezembro em Brasília/DF.
    Divididos em oito grupos de trabalho tematizados de acordo com os eixos da 15ª conferência, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para a organização da 15ª Conferência e da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Populares que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril em Brasília/DF. 
    As discussões serviram para retirar palavras orientadoras que estabelecessem diálogos com a sociedade sobre o direito à saúde. Ao final dos trabalhos, cada grupo teve que fazer uma síntese e mostrá-la de forma criativa (foram feitos cordéis e músicas) ao plenário final. Entre os eixos temáticos estavam: Direito a Saúde, garantia de aceso e atenção de qualidade; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; Gestão do SUS e modelos de atenção a saúde; e Participação social.
    Na abertura do evento houve um ato político em defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) equânime, estatal e universal. Aliás, esse propósito já vem sendo tratado nas discussões do CMS-Recife e está inserido no tema da 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife (confere aqui) que acontecerá no mês de Junho, no Centro de Convenções em Olinda/PE.
As conselheiras Vasti Soares e Janaína Brandão no ato político em defesa do SUS
Lucelena Cândido, Vasti Soares e Rosângela Albuquerque no ato político
em defesa do SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário