Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2018

Eleições 2018-2020: Processo Eleitoral é finalizado


        Na manhã de terça-feira, 20, cerca de 50 delegados(as), representantes das entidades habilitadas pelos segmentos Usuário, Trabalhador e Prestador de Serviço, participaram do Processo Eleitoral que elegeu as instituições/organizações que farão parte do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para os próximos dois anos (biênio 20818-2020). Ao todo, foram 64 entidades (23 do segmento Usuário - sendo 09 Usuário de RPA e 14 Usuário de Entidade Gerais - e 13 entidades segmento Trabalhador) que ficaram aptas para participar do Processo Eleitoral que teve início desde o mês de dezembro de 2017 com a criação da Comissão Eleitoral.
A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, deu as boas vindas aos presentes 
           Dando as boas vindas aos delegados(as), a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, aproveitou a oportunidade para ressaltar que o Conselho é um espaço democrático e que precisa ser fortalecido frente ao momento de fragilidade que os espaços de Controle Social vêm sofrendo. “Agradecemos a todas as instituições que atenderam ao chamado do CMS nesse processo eleitoral, pois entendemos o conselho como um órgão estruturante sendo, inclusive, um espaço de diálogo e pactuação para melhorar as políticas do SUS”, disse. Janaína também ressaltou que a participação dos(as) conselheiros(as) é de suma importância para o funcionamento do Conselho. “Precisamos cuidar desse espaço, pois é nele que a gente provoca discussões para solucionar os problemas apresentados e isso reverbera na melhoria dos serviços ofertados e nas condições de vida das pessoas. Afinal, estamos todos lutamos por uma causa só“, finaliza.
Comissão Eleitoral
            O coordenador da Comissão Eleitoral, Oscar Correia, se diz contente com o término exitoso do Processo Eleitoral. "Tudo transcorreu como planejado. Tivemos alguns entraves e momentos acalorados, mas isso era esperado, afinal, estamos falando da eleição do Conselho Municipal de Saúde do Recife", ressalta. Oscar, juntamente com os demais membros da comissão, esteve disponível para tirar todas as dúvidas e prestar todos os esclarecimentos possíveis.
          Os(as) delegados(as) foram separados pelos seus respectivos segmentos formando assembleias para discutir quem seria titular e suplente. Caso não houvesse consenso, as entidades votariam entre si, sendo eleitas as que obtivessem maior número de votos.
Segmento Usuário - Entidades Gerais
        A delegada Elivânia Santos, representante da entidade FEMOCOHAB, pelo segemtno Usuário - Entidades Gerais, falou um pouco da metodologia adotada. “A forma que a eleição foi conduzida trouxe um ritmo muito bom para os participantes e isso fez com que transcorresse da forma mais natural possível”, avalia. “A comissão está de parabéns”, finaliza.
Segmento Usuário - Entidades por RPA
          Na assembleia do segmento Usuário por RPA, o mais acirrado, os(as) representantes acompanharam, voto a voto, para saber quais entidades seriam eleitas. O delegado Antônio Gomes, representante da entidade Urso Brilhante do Coque da RPA 2, falou como foi participar do processo eleitoral. “Foi uma experiência bem diferente do que estou acostumado. Sempre participei dos processos do Conselho Distrital, mas participar da eleição do Municipal foi importante para ganhar mais conhecimento”, disse. “Outro ponto importante foi o modelo da cédula de votação que foi utilizada. Ela permitia que a gente votasse em outras entidades, permitindo uma maior articulação e dando uma maior possibilidade para as entidades se elegessem”, finaliza.
Segmento Trabalhador
        O delegado Magdiel Matias, representante do SATEN/PE, pelo segmento Trabalhador, falou um pouco do processo. “Achei a metodologia adotada muito interessante e organizada. Tivemos um momento para apresentar o trabalho das nossas entidades, onde mostramos as nossas perspectivas quanto ao Conselho e de que forma pensamos melhorar o serviço de saúde visando as Políticas da rede de forma integrativa”, disse. “Ter separado os segmentos foi um grande diferencial e isso facilitou na hora da votação, deixando o processo mais proveitoso e democrático”, finaliza.
Segmento Prestador de Serviço
      A novidade para esse Processo são os Prestadores de Serviços, privado e conveniado, e as Instituições de Pesquisa e Ensino concorrendo as vagas previstas no Regimento Eleitoral. Nesse sentido, no segmento, apenas quatro das seis entidades habilitadas compareceram as eleições, o que acarretou duas vacâncias para esse segmento. Ao final da assembleia, a Comissão Eleitoral saiu com o indicativo que as entidades faltosas fossem convocadas publicamente para decidirem qual será titular e suplente.
     Agora, o resultado será publicado em Diário Oficial no prazo de cinco dias úteis, conforme orienta o Regimento Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário