Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

14ª Conferência de Saúde do Recife começa nesta quinta (28)

     Durante os dias 28 e 29 de Março, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde da capital, realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). Tendo como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, esta Conferência tem como objetivos debater o tema central, eleger os(as) delegados(as) municipais para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde, bem como discutir os eixos temáticos com elaboração de um documento que subsidie os(as) delegados(as) do Recife na construção de propostas para as etapas que antecedem a 16ª Conferência Nacional de Saúde.
     Para este ano, a conferência teve uma nova metodologia, onde a participação dos(as) delegados(as) estaria garantida a partir da representação dos Conselhos de Saúde, seja de Municipal, Distrital e de Unidade, que são espaços legítimos de fomento e discussão das Políticas Públicas de Saúde. "A definição desses atores como participantes da Conferência foi uma decisão coletiva que visa o fortalecimento dos órgãos de controle social no nosso SUS, partindo do princípio de que são eles os representes eleitos e de direito para representar a comunidade ao qual estão inseridos", disse o coordenador da Comissão Organizadora, Cristiano Nascimento. "É uma forma de reforçar a legitimidade desses conselhos, onde reforçamos a efetivação do Controle Social através dos conselheiros e conselheiras", finaliza.
      Porém, mesmo tendo um público bem específico para participação na 14ª Conferência, o CMS-Recife ainda abriu vagas para entidades representativas dos Usuários, Trabalhadores, Gestores/Prestadores de Serviço, Movimentos Sociais e Observadores. “Essa foi uma maneira que a Comissão Organizadora encontrou de ampliar a diversidade representativa durante as discussões na Conferência”, disse Cristiano.
      Ao todo, a conferência terá cerca de 440 participantes que terão a missão de debater propostas nos níveis Regional, Estadual e Nacional que contemplem os eixos temários dessa conferência. São eles: Fortalecimento da Atenção Primária; Desenvolvimento e aperfeiçoamento com acesso regionalizado às ações de Média e Alta Complexidade; Fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica; Desenvolvimento das ações estratégicas de Vigilância em Saúde; Qualificação e inovação dos Processos de Governança e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde; Ampliação dos Investimentos em Saúde; Fortalecimento do Controle Social; e Financiamento do SUS.
    Discutir a política de saúde, ouvir a população, garantir que mais pessoas tenham acesso a um serviço de qualidade e tratar do controle social como prioridade é a função do CMS-Recife.

Serviço:
O quê: 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8)
Quando:  28 e 29 de março, das 8h às 17h
Onde: Auditório Tabocas – Centro de Convenções, Olinda – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário