Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Fiscalização apresenta relatórios em reunião plenária

       Durante a manhã desta quinta-feira, 30, o colegiado do CMS-Recife esteve reunido para realização da 332ª Reunião Ordinária (RO) que teve como pontos de pauta a apresentação do Comitê de Mortalidade Materna do Recife e dos relatórios da Comissão de Fiscalização do Conselho nas visitas as Unidades de Saúde da rede municipal. Chamada para mostrar o balanço do primeiro quadrimestre das ações da Comissão de Fiscalização do Conselho, a coordenadora da Comissão, Janaína Brandão, também fez a leitura dos relatórios das visitas feitas nesses primeiros quatro meses.
      Ao todo, foram apresentados sete (07) relatórios das visitas nos equipamentos de saúde: PAC Praça do Poeta, CAPS Espaço Vida, CAPS Eulâmpio Cordeiro, USF Mangueira I, USF Passarinho Baixo, USF Alto do Maracanã e Upinha Emocy Krause. “Cada relatório traz o relato das nossas visitas às unidades, onde a comissão observa como a política de saúde está sendo aplicada, quais os eventuais problemas encontrados, sejam eles estruturais ou de outra natureza”, explica Janaína.
      Após finalizada a apresentação, os(as) conselheiros(as) debateram a respeito dos relatos apresentados, onde fizeram algumas ponderações e sugestões. Agora, a Comissão encaminhará os relatórios para a Secretaria de Saúde para conhecimento dos problemas presenciados pela comissão nas visitas às Unidades de Saúde.
      O CMS-Recife ainda aprovou a emissão de uma denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), onde reitera o seu posicionamento contrário ao fechamento de duas Residências Terapêuticas, o que, na visão do Conselho, pode ocasionar um grande prejuízo no acompanhamento aos usuários que utilizam esse serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário