Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Roda de Diálogo desmistifica os Comitês de Ética em Pesquisa

         O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, dar continuidade a série de Rodas de Diálogo para debater e trocar experiências sobre temas pertinentes para a Saúde.
         Desta vez, o debate foi sobre os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e contou com a participação da pesquisadora da FioCruz e membro do CEP do Aggeu Magalhães, Janaína Miranda. “[O CEP] É o controle da bioética. É fazer cumprir o que a resolução prediz, principalmente no que se refere ao termo de consentimento livre e esclarecido, pois sem o consentimento estamos ferindo o código de Nuremberg e, por isso, é preciso ter um controle nos projetos. Imagina o que pode acontecer [sem os comitês]?”, questiona Janaína, se referindo aos grandes avanços da biologia molecular.
         Durante a Roda, foi relatada a dificuldade em conseguir a representação do segmento Usuário para compor os Comitês de Ética, uma vez que, os(as) conselheiros(as) julgam que não estão preparados para participar de colegiado muito técnico. Esse é o caso da conselheira Malu Aquino que conseguiu desmistificar sobre o CEP. “Ainda não sei na prática como é o nível de acolhimento e de debate num comitê, mas depois da roda, acredito que posso atuar nesse espaço”, conta.
      Tendo sido coordenadora do CEP por dois mandatos, Janaína evidenciou a importância da participação do usuário nesse órgão. “É um papel fundamental dentro do sistema a participação do usuário, pois traz a vivência. Ele saberá com mais propriedade sobre as vulnerabilidades que a comunidade está passando”, explica.
     O CMS-Recife participa ativamente de 10 Comitês de Ética em Pesquisa e ajuda no desenvolvimento das atividades desses órgãos tão importantes para a aprovação dos projetos. Além do Aggeu Magalhães, o Conselho também participa dos CEP da UPE, UFPE, UNICAP, Getúlio Vargas, Fundaj, entre outros.

Fique por dentro
      Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado independente, multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem por finalidade identificar, definir e analisar as questões éticas implicadas nas pesquisas científicas ou de outras instituições via demanda do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que envolvam indivíduos e/ou coletividades humanas.
     Em sua composição traz membros internos, externos e representantes de usuários de acordo com o que determina a Resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Nota de Condolências


       É com imenso pesar que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife comunica o falecimento do Senhor Ricardo Jorge da Silva, mais conhecido como Ricardo Coração. Ricardo foi conselheiro municipal nos biênios 2010-2011 e 2012-2014, onde desempenhou com afinco suas atividades enquanto defensor do SUS e do Controle Social.
       Ricardo também foi conselheiro distrital do Distrito Sanitário I, território onde morava e se fazia mais presente. Seu sepultamento ocorreu às 16h, no cemitério de Santo Amaro.
      O CMS-Recife deixa sua solidariedade para toda a família e amigos desse companheiro de resistência e perseverança nas lutas pela defesa de uma saúde mais igualitária e justa.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Comitê de Ética em Pesquisa será tema de debate em Roda de Diálogo

      O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, tem o prazer de convidá-los(as) para participar da Roda de Diálogo com o tema “Comitês de Ética em Pesquisa” que se realizará no dia 18 de setembro, às 14h, na sede do CMS-Recife. A Roda de Diálogo tem por objetivo apresentar, de forma mais sucinta e clara, o universo que permeia esses órgãos colegiados criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integralidade e dignidade.
      A Roda de Diálogo é direcionada para Conselheiros(as) de Saúde Municipal, Distrital e de Unidades, mas também é aberta para qualquer pessoa que tenha interesse em entender o papel, a abrangência, como são conduzidos os trabalhos dos Comitês de Ética em Pesquisa.


Serviço:

O quê: Roda de Diálogo "Comitês de Ética em Pesquisa"
Quando: 18 de Setembro de 2019
Horário: 14h
Onde: Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Comunicação promove momento de formação

        Em continuidade com as reunião conjuntas com representantes dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), a Comissão de Comunicação do CMS-Recife esteve reunida na última sexta-feira, 06, para discutir a melhor maneira para o envio das matérias que serão produzidas pelas comissões de comunicação dos CDS para que sejam veiculadas no blog e no Jornal do CMS-Recife.
          Contando com a participação do assessor de Comunicação e Imprensa do CMS-Recife, Carlos Diego Lins, os participantes da reunião puderam acompanhar uma breve apresentação sobre como os textos jornalísticos são escritos. “Nosso intuito foi mostrar que é possível construir materiais informativos mais concisos e cheios de detalhes que ajudem a entender melhor as atividades que são realizadas pelos Conselhos Distritais”, conta Diego Lins. “É também uma forma de trazer os CDS para protagonistas e terem um espaço nos meios de divulgação oficial do CMS-Recife”, conclui.
        Após as explicações, os participantes receberam uma pauta e elaboraram um pequeno texto usando as dicas e instruções dadas por Diego. “Agora, todos sabem como fazer um lead, fazer uma entrevista, construir a história que querem contar”, ressalta o assessor.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sexualidade da pessoa com Deficiência é tema de Roda de Diálogo

       Em 28 de agosto, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, realizou uma Roda de Diálogo que debateu sobre a Sexualidade da Pessoa com Deficiência. Convidada para palestrar, a escritora, historiadora, psicólogo e psicopedagoga, Rilda Velozo, trouxe um pouco da sua vivência enquanto deficiente visual.
        “[Temos que entender] que a sexualidade passa por todo o corpo em todas as fases da vida, afinal, somos seres movidos pelo prazer”, disse. “Precisamos de alguém para que nos ajudem subjetivamente e emocionalmente para que nos tornemos humanos”, conclui.
         Para Rilda, a sexualidade vai além do ato propriamente dito. “É o universo do meu ser histórico, da minha vivência [...] Do ser que ama, que odeia, que deseja. Somos movidos pela busca do prazer”, explica.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Casa Amarela recebe Fórum Aberto de Conselhos de Saúde


          Promovendo um momento de informação, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, juntamente com o Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário III, realizou mais um Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife. Desta vez, o Fórum aconteceu em frente ao Mercado Público de Casa Amarela, contemplando os moradores do DS III.
      Com o propósito de levar o conselho para a rua, o Fórum tem a premissa de desmistificar esse espaço de Controle Social e fazer com que a população entenda como funcionam e de que maneira podem participar das discussões para melhoria da política pública de saúde e, claro, fortalecer o SUS.
       "[Estamos aqui] para dizer que o Conselho de Saúde existe e está disponível para ouvir toda a população, seja ele municipal, distrital ou de unidade. Essa é a grande premissa do fórum: é mostrar para a sociedade que o conselho é um órgão responsável pela propositura e monitoramento das Políticas de Saúde do município e que, juntos, conseguiremos fazer com que tenhamos uma saúde mais estruturada e fortalecida", disse a coordenadora da Comissão de Articulação do CMS-Recife, Daniela Amorim.
      Para a dona do lar, Josefina Silva, conhecer os conselhos de saúde foi muito importante. “Eu moro em Casa Amarela há 25 anos e nunca tinha ouvido falar desses lugares de discussão para melhorar a saúde da gente”, conta. “Ainda bem que eu vim fazer a feira nesse horário, assim eu pude conhecer e saber da importância de um conselho de saúde e saber que eu posso participar deles também”, conclui.