Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

Clima de despedida marca 347ª Reunião Ordinária

 


Emoção. Este foi o sentimento que marcou a realização da 347ª Reunião Ordinária (RO) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife. Última reunião do colegiado biênio 2018-2020, a reunião foi um momento de despedida, mas também de reconhecimento. Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nesses últimos dois anos, reconhecimento pelos desafios superados, reconhecimento por todas as adversidades travadas, sobretudo nesse último ano, onde o CMS-Recife teve que se reinventar para continuar fortalecendo o Controle Social na capital Pernambucana durante a pandemia do novo coronavírus.

Tendo como pauta a socialização do resultado final das Eleições do CMS-Recife para o próximo colegiado do Conselho, a 347ª RO iniciou com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-conselheiro nacional de saúde, Alexandre Magno, vítima da Covid-19 no último dia 24/03. Alexandre era psicólogo, professor, militante dos movimentos de saúde e um grande ativista das lutas de combate à discriminação pela causa LGBT+. Ainda prestando homenagem, a Reunião Ordinária ficará eternizada com o seu nome: '347ª Reunião Ordinária do CMS-Recife - Alexandre Magno'. "Nossa solidariedade ao camarada Alexandre Magno, de inúmeras batalhas pelo bem-querer do povo, pela luta por justiça, pela defesa do SUS, pela sua própria luta. Honrou quem representou, deixou história, fez parte da história, nossa gratidão", se emocionou o conselheiro José Felipe.

Alexandre Magno, presente!


Seguindo com o tema proposto, os(as) conselheiros(as) acompanharam as explanações do coordenador da Comissão Eleitoral que conduziu o Processo que elegeu as 41 entidades que irão compor o colegiado biênio 2021-2023. "Finalizamos um processo que estava instituído desde 2019 com a criação da Comissão Eleitoral e estamos muito felizes com o resultado. Foi tudo muito tranquilo, rápido, sem sérios problemas e com um índice de aceitação muito alto", disse Euclides.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as eleições desse do biênio 2021-2023 aconteceram de forma online. Uma novidade para o colegiado e para os Conselhos de Saúde, as eleições ocorreram em quatro (04) dias para melhorar e deixar o processo mais organizado e transparente. "A eleição foi muito bem feita, a equipe técnica surpreendeu e a comissão eleitoral estava bem alinhada", disse o conselheiro Magdiel Matias.

Para a conselheira Janaína Brandão, o Conselho está de parabéns. "O Conselho sempre está a frente e que, com esse momento de pandemia, teve que se reinventar, e prova disso foi o processo eleitoral", disse. Segundo a conselheira, em comparação com outros 13 conselhos de saúde de capitais do país, o CMS conseguiu ser pioneiro e realizou suas eleições com maestria. "Tenho certeza que Recife é precursor na construção desse momento ímpar de se readaptar a nova realidade e conseguir realizar um processo tão tranquilo como este. Até agora só ouço falas de parabéns", conclui.

Por fim, o colegiado aprovou a elaboração de um documento que orientará como os Conselhos Distritais de Saúde (CDS) e os Conselhos de Unidade devem proceder com suas respectivas eleições.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Eleições 2021-2023: Confira o resultado do Segmento Prestador de Serviço

 


Finalizando as Eleições para escolha do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2021-2023, a Comissão esteve reunida com os representantes das instituições de Prestadores de Serviços na manhã desta sexta-feira, 19.  Conforme esperando, a eleição desse segmento ocorreu de forma tranquila, onde os(as) delegados(as) votaram entre si para compor o colegiado.

A delegada Rejane Toledo, representante da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), falou um pouco da importância em participar da eleição do CMS-Recife. “Fazer parte do Conselho Municipal é estar em luta constante e de resistência. São muitos trabalhos desafiadores, mas, se trabalharmos juntos, só temos a crescer e assim vamos sempre fortalecer o SUS e melhorar o Controle Social”, disse.



A delegada Rejane Marinho, representante do Laboratório Louis Pasteur, ressaltou um pouco do trabalho que a entidade já vem realizando no Conselho. “Estamos no CMS desde 2016 e a cada novo biênio é sempre um aprendizado. Nesse momento de pandemia, vemos que estamos nos adaptando ao novo normal, mas sem deixar de lutar e fortalecer o Controle Social dentro do Recife. É uma luta diária e iremos continuar sempre discutindo pela melhoria do SUS na nossa rede de saúde”, conta.

Retornando a compor o colegiado do CMS-Recife, a Santa Casa de Misericórdia, que representada pelo delegado Hélio Lacerda, registrou seu apreço por retorna ao Conselho. “É um prazer e nos sentimos felizes em retornar ao conselho, porque acreditamos que esse espaço tem um papel muito importante para o município e para as pessoas que necessitam do SUS como um todo”, falou Hélio. “Ficamos lisonjeados de ter sido eleito e pretendemos exercer da melhor forma possível para elevar as contribuições e necessidades dos usuários”, finaliza.  Hélio também elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral e equipe técnica do CMS. “Foi um processo bem limpo, claro, objetivo e trazendo tecnologia na hora da votação de forma tranquila, pacifica e com excelentes resultados”, avalia.


Confira o resultado das instituições eleitas dentro do Segmento Prestador de Serviço:

Titular: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pernambuco

Suplente: Hospital do Câncer de Pernambuco – SPCC

Titular: FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

Suplente: FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz

Titular: Laboratório de Análises Clínicas Louis Pasteur


A Universidade de Pernambuco (UPE) concorria a uma vaga dentro do colegiado, mas não compareceu a eleição e por isso, ocupará a segunda suplência. Vale também ressaltar que ficou uma vacância para suplente para prestador de serviço privado.

Agora, o resultado final será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Município.


quinta-feira, 18 de março de 2021

Eleições 2021-2023: Confira o resultado do Segmento Trabalhador

 


A Comissão Eleitoral, que conduz o Processo de eleição do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2021-2023, esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 18, para dar continuidade às eleições do CMS-Recife. Nesse momento, as instituições que concorriam às vagas disponíveis eram do Segmento Trabalhador.

Como de praxe, o coordenador da Comissão, Euclides Monteiro, fez a fala de abertura e apresentou todos os ritos do processo para todos(as) os(as) delegado(as). “O processo vem sendo muito bem aceito, onde já conseguimos finalizar na terça, 16, o segmento usuário entidades gerais e ontem, quarta, 17, os usuários por RPA”, conta. “Queremos dar continuidade com toda seriedade que o processo necessita”, finaliza.

Diferentemente das eleições anteriores, no segmento Trabalhador havia 12 inscritos para ocupar as 12 vagas disponíveis. Sendo assim, a votação foi para definir qual entidade ficava com a titularidade e qual ficaria com a suplência.



O delegado Evanildo Feitosa, representante do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco (SINFARPE), ressaltou que o CMS tem uma atuação imprescindível no Controle Social do SUS. “É importante para a fiscalização das ações de assistência à saúde principalmente na situação atual de enfrentamento à pandemia de COVID-19”, conta. “Neste biênio um desafio importante é não permitir a perda dos direitos já conquistados e garantir que a luta contra a pandemia aconteça em um terreno pautado pela ciência”, conclui. 

Para Waleska Melo, representante do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE), fazer parte do novo colegiado do CMS-Recife corrobora com a preocupação de sua categoria com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, do Controle Social e da defesa dos usuários. “O Conselho Municipal de Saúde possibilita amplificar a voz dos Cirurgiões-dentistas na sua especificidade, o que se traduz em maior participação no processo de desenvolvimento de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população recifense no que compete à saúde bucal”, conta.

Já o delegado representante do Conselho Regional de Psicologia 2ª Região (CRP-02), Rafael West, parabenizou a condução do processo eleitoral e contou o que espera nesse novo mandato. “Primeiro, quero parabenizar a Comissão Eleitoral do CMS por toda a organização. Nossa expectativa é somar esforços para enfrentar esse momento tão difícil pra todos, especialmente para Saúde Pública da nossa cidade”, disse.


Confira o resultado das instituições eleitas dentro do segmento Trabalhador:

Titular: SEEPE - Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco

Suplente: SINDSEP/PE - Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco

Titular: APEF - Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco

Suplente: SINDSPREV/PE - Sindicado dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco

Titular: SATENPE - Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco

Suplente: SINFARPE - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco

Titular: SINDACS - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Estado de Pernambuco

Suplente: SOEPE – Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco

Titular: Crefito-1 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1ª Região

Suplente: CREF-12 - Conselho Regional de Educação Física 12ª Região

Titular: CRP02 - Conselho Regional de Psicologia 2ª Região

Suplente: SINDSAUDE - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social de Pernambuco




Amanhã (sexta-feira, 19), as eleições finalizam com o segmento Prestador de Serviço em votação também online.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Eleições 2021-2023: Confira o resultado do Segmento Usuário por RPA

 

Continuando o Processo que elegerá o novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2021-2023, a Comissão Eleitoral recebeu nesta quarta-feira, 17, os(as) delegados(as) que representam as Entidades de Usuários das Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Ao todo, 17 organizações participaram da eleição.

Iniciada às 9h30, a eleição ocorreu com a apresentação de todos os presentes e com a explicação de todos os ritos do pleito, onde o coordenador da Comissão Eleitoral, Euclides Monteiro, fez o passo-a-passo de todo o processo.



Para o delegado Hermes José, representante da entidade Troça Carnavalesca Mista Bacalhau do Beco da RPA 4, o processo aconteceu de forma tranquila. “[O Processo foi] excelente. No início achei um pouco difícil, mas com as orientações tudo deu certo. Nós perdemos o medo de fazer a eleição online, por não saber mexer direito nessas tecnologias, mas as instruções passadas foram bem claras e cada um conseguiu realizar a votação muito bem”, avalia.

Já a delegada Mãe Fátima da entidade Afoxé Omó Obá Dê da RPA 6 disse que a renovação do mandato de sua entidade só fortalecerá suas atividades no conselho. “Continuarei comprometida com o SUS e ter sido eleita novamente faz com que tenhamos como dar continuidade ao nosso trabalho”, conta. “Eu sei as necessidades da sociedade por um SUS mais digno para todos e todas. Só quem precisa dele, sente na pele. E por isso quero aprender e contribuir cada vez mais para fortalecer o sistema de saúde”, finaliza.

A representante do Conselho de Moradores do Jiquiá da RPA 5, Edineide Ferreira, contou qual foi sua percepção com o processo adotado pela Comissão. “O processo foi super elaborado e organizado. Parabenizo à todos os envolvidos na organização do Processo Eleitoral e a eleição aconteceu na mais plena transparência e organização. Com uma plataforma fácil para a escolha dos representantes”, disse. Agora, como eleita, Edineide fala da expectativa para o novo mandato. “Esse novo mandato é que teremos dias ainda mais difíceis, pois sabemos que mesmo quando a população estiver 100% vacinada, a volta ao normal será lenta e ainda mais precisaremos estar lutando por uma saúde de qualidade para todos”, avalia. “Os conselheiros para esse mandato precisarão estar muito bem articulados para juntos fazermos um SUS ainda mais forte e igualitário”, finaliza.


Confira o resultado das instituições eleitas dentro do segmento Usuário por RPA:

Titular: RPA 1 - Templo de Umbanda Mestre Cibamba

Suplente: RPA 1 - Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque

Titular: RPA 2 - Somos Todos Iguais

Suplente: RPA 2 - Centro Comunitário Redenção

Titular: RPA 3 - Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio

Suplente: RPA 3 - Associação Progredir Vidas

Titular: RPA 4 - Troça Carnavalesca Mista Bacalhau do Beco

Suplente: RPA 4 - Troça Carnavalesca Bacalhau em Folia

Titular: RPA 5 - Conselho de Moradores do Jiquiá

Suplente: RPA 5 - Clube Carnavalesco Mixto Prato Misterioso

Titular: RPA 6 - Afoxé Omó Obá Dê

Suplente: RPA 6 - Conselho Comunitário de Moradores de Vila das Crianças


As entidades: Clube Carnavalesco Misto Girafa em Folia (RPA 4), Associação Comunitária da Vila Tamandaré (RPA 5), Associação Desportiva e Sócio Cultural Celeiro de Bambas (RPA 5), Associação dos Moradores da Mustardinha (RPA 5) e Clube Carnavalesco Mixto Toureiros de Santo Antônio (RPA 5), não obtiveram votos suficientes para se elegerem, mas compõem a segunda suplência, ou seja, caso alguma das entidades eleitas, por algum motivo, não possam assumir o seu assento, elas automaticamente ocupam a vaga.


Amanhã (quinta-feira, 18), as eleições continuam com o segmento Trabalhador em votação também online.


terça-feira, 16 de março de 2021

Eleições 2021-2023: Confira o resultado do Segmento Usuário - Entidades Gerais

 


Aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, a primeira das quatro (04) eleições para escolha do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife. Nesse momento, os(as) delegados(as) que estavam representando o segmento Usuário através de Entidades Gerais, ou seja, entidades que independem da localização de sua sede, tiveram a oportunidade de pleitear um assento dentro do próximo colegiado do CMS-Recife para o biênio 2021-2023.

Realizada de forma online, através da plataforma GoogleMeet, a Eleição foi iniciada às 9h30 com a apresentação da Comissão Eleitoral que conduz todo o Processo. “[A comissão] vinha no processo há tempos, e quem acompanha as ações do Conselho sabe como se deu o passo a passo até chegar nesse momento", disse Euclides Monteiro, coordenador da Comissão Eleitoral. "Este é o início do processo que será finalizado na sexta-feira com o término das eleições de todos os segmentos", conclui.


Ao todo foram 15 entidades pleiteando as 12 vagas disponíveis dentro do segmento.

A delegada representante do Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti (CEPAS), Elzanira Silva, falou como foi sua experiência em participar do Processo online. “Para mim foi totalmente novo esse processo online onde nos adaptamos com esse novo normal através da plataforma tecnológica e foi uma experiência onde nos reinventamos a cada dia, pois não podemos deixar de participar do Controle Social”, disse Elzanira, que foi uma das mais votadas na eleição juntamente com a AMOTRANS.

Sendo eleita pela primeira vez para compor o CMS-Recife, a entidade Abrale, representada pela delegada Angélica Guedes, contou da sua expectativa sobre o processo. “O controle social é uma maneira pela qual a sociedade civil garante sua participação nas decisões referentes às políticas de saúde, hoje, ser suplente é de grande importância para mim, pois sei que juntos podemos lutar para garantir um SUS de qualidade para todos”, conta. “Agradeço a todos a oportunidade e a confiança que estão me dando, principalmente a todo o apoio da Comissão Eleitoral que fez com que a eleição tenha sido rápida e extremamente organizada”, finaliza.


Confira o resultado das instituições eleitas dentro do Segmento Usuário –Entidades Gerais:

Titular: Amotrans - Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco

Suplente: Pastoral da Saúde Nordeste 2

Titular: CEPAS - Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti

Suplente: Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia

Titular: Fecope - Federação dos Círculos Operários de Pernambuco

Suplente: CEBES - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde

Titular: GESTOS - Soropositividade, Comunicação e Gênero

Suplente: CUT - Central Única dos Trabalhadores

Titular: Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Suplente: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Crédito no Estado de Pernambuco

Titular: ADUSEPS - Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde

Suplente: SPEDAMA - Sociedade Pernambucana Especializada de Defesa dos Animais e do Meio Ambiente


As entidades: Femocohab - Federação das Associações dos Moradores de Núcleos de Cohab e Similares do Estado de Pernambuco, IDESC - Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural e Sociedade Assistencial SARAVIDA, não obtiveram votos suficientes para se elegerem, mas compõem a segunda suplência, ou seja, caso alguma das entidades eleitas, por algum motivo, não possam assumir o seu assento, elas automaticamente ocupam a vaga.


Amanhã (quarta-feira, 17), as eleições continuam com o segmento Usuário por RPA em votação também online.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Conselho aprova PAS 2021 do CMS-Recife

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife aprovou, por unanimidade, a Programação Anual de Saúde (PAS) do Conselho para as ações referentes ao exercício 2021. A aprovação ocorreu durante a 218ª Reunião Extraordinária (RE) na tarde de ontem, quinta-feira, 11.



Convidada para apresentar as metas contidas no documento, a conselheira e gerente de Planejamento da Sesau, Juliana Oriá, fez a explanação dos indicadores que o próximo colegiado do CMS-Recife deverá atingir ao longo do ano.

Elaboração da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, eleições dos Conselhos Distritais de Saúde e Conselhos de Unidade, realização de Fóruns Abertos de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife, realização de capacitações para os(as) conselheiros(as), estão entre as mais de 45 ações previstas. 

 

Comissão Eleitoral

Ainda dentro da pauta da 218ª RE, a Comissão Eleitoral que conduz o Processo Eleitoral do novo colegiado do CMS-Recife para o biênio 2021-2023 apresentou os últimos ajustes para a realização das eleições que acontecem nos dias 16, 17, 18 e 19 de Março.

A grande novidade é a realização das eleições em formato online contemplando os segmentos em dias separados para melhor atender a demanda e fazer um processo mais calmo e transparente possível. Durante as explanações da comissão, o assessor de comunicação do Conselho, Carlos Diego Lins, apresentou como será o formato da cédula de votação.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Eleições do CMS-Recife acontecerão entre os dias 16 e 19 de Março

 

A Comissão Eleitoral que conduz o Processo de escolha do próximo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife biênio 2021-2023 divulga as novas datas para realização do pleito. “As eleições acontecerão em quatro dias, contemplando os segmentos separadamente, e de forma online”, conta o coordenador da Comissão Eleitoral, Euclides Monteiro. Agora, as eleições serão nos dias 16, 17, 18 e 19 de março. “Estamos enviando ofícios para as entidades habilitadas para que elas possam se programar, informando sobre o processo e divulgando essas novas datas”, explica.

Após um período conturbado em decorrência da pandemia da Covid-19, as eleições do CMS-Recife foram suspensas em março de 2020. Porém, após a conclusão de todas as etapas de retomadas das atividades em todos os serviços e setores da sociedade, a Comissão Eleitoral também tratou o retorno das eleições como prioridade para o Conselho. “Inicialmente, tínhamos criado um protocolo, em parceria com a Vigilância Sanitária do Recife, para realizar a eleição presencialmente. Mas, o plenário do Conselho achou melhor realizar de forma online”, conta Sônia Pinto, vice-coordenadora do CMS-Recife e membro da Comissão. A aprovação das datas, horários e o formato das eleições ocorreu durante a 346ª Reunião Ordinária do CMS-Recife realizada em 25 de fevereiro.

A grande novidade será que as eleições ocorrerão online através da plataforma GoogleMeet. Todas as entidades habilitadas serão notificadas sobre as mudanças e terão a oportunidade de fazer a substituição de seus delegados(as). “Entendemos que o processo ficou parado por um período grande de tempo por causa da pandemia, então, estamos dando a oportunidade para que essas entidades repensem seus representantes e façam a troca [caso desejem]”, conta Euclides.

Em reunião realizada na tarde de ontem, quinta-feira, 04, a Comissão aproveitou para debater sobre como será a nova metodologia que será adotada para essas eleições, bem como ajustar artigos no Regimento Eleitoral e definir qual mecanismo será adotado para contabilizar os votos.


Confira o dia de cada eleição:

Dia 16 de Março: Segmento Usuário Entidades Gerais

Dia 17 de Março: Segmento Usuário Por RPA

Dia 18 de Março: Segmento Trabalhador

Dia 19 de Março: Segmento Prestador de Serviço