Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Distritos são convocados para pactuar cronogramas de eleições dos CDS

 

Com o intuito de regularizar os colegiados dos Conselhos Distritais de Saúde, a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife esteve presente na última reunião da Comissão de Articulação, realizada na quarta-feira, 06, para discutir acerca dos cronogramas para realização das eleições dos CDS que estão com os mandatos vencidos.

Contando com a participação dos gerentes Distritais, secretárias-Executivas dos CDS e membros das Comissões Eleitorais, a reunião foi bem produtiva e serviu para pactuar todos os processos eleitorais. “Chamamos os gerentes para conversar e dizer o quanto a participação deles nesses processos é importante”, disse o coordenador do CMS, Oscar Correia. “Eles precisam estar nesses processos para fortalecer o Controle Social no território e também se preparar para a conferência de saúde que está chegando”, conclui.

A proposta é que as inscrições comecem na primeira semana de novembro tendo as eleições ocorrendo a partir de dezembro. No momento, o CMS-Recife irá aguardar que os CDS enviem suas datas para serem validadas pelo plenário no pleno ordinário de outubro.

Para a vice-coordenadora do CMS, Janaína Brandão, essas eleições devem ser tratadas como prioridades. “A pactuação de um cronograma comum para todos os conselhos distritais é o principal objetivo desse encontro. Precisamos dessa articulação para que aconteçam da melhor forma possível”, pondera. “Os gerentes precisam ser o fio condutor nessa construção para que as eleições ocorram em tempo hábil, antes da conferência municipal de saúde”, finaliza.

Atentos as solicitações, os gerentes se comprometeram com a realização das eleições dos CDS e se colocaram disponíveis.  “Estamos juntos, entendemos a importância do que foi colocado e faremos o possível para garantir essas eleições”, disse Lara Hazin, gerente do Distrito Sanitário III.

Por causa dos impactos da pandemia e a resolução 008/2020 do CMS-Recife, as eleições ocorrerão em formato online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário